quarta-feira, 1 de abril de 2009

REDLIST: Ricardo Marta, Prince of Lisbon

Bom galera, na segunda edição da nossa série de Redlists, vamos conhecer um jogador de além mar, o príncipe de Lisboa, Ricardo "Gambas"Marta:
Nome e idade por favor?
Ricardo Marta, 31

Onde mora atualmente?
Lisboa, Portugal

Você joga ou já jogou o RPG Vampire: The Mascarade?
Sim, gosto bastante do RPG, já joguei quer como jogador, quer como GM, mas tenho poucos conhecimentos para poder fazer uma boa crónica como GM. No entanto, a minha melhor recordação foi uma aventura que joguei durante alguns anos, como jogador, do RPG Vampire: Dark Ages.

Joga ou já jogou algum outro card game?
Atualmente só jogo V:TES, mas já joguei Magic, Legend of the 5 Rings, Battletech e Dune.

Em que ano começou a jogar Vtes?
1996, no entanto tive um hiato de alguns anos e recomecei em 2000.
Quais seus maiores títulos?
O décimo lugar no ranking mundial limited.

Qual o primeiro deck que você teve?
O meu primeiro deck (em 1996) foi algo que se assemelhava a Toreador, era um deck politico, mas como eu tinha poucas cartas, usava muitas cartas más e inúteis. Mais tarde, quando recomecei a jogar, comecei com o deck pré-construído de !Brujah (tinha dado as minhas cartas todas a um amigo meu e ele depois arranjou-me algumas cartas quando recomecei a jogar).

Qual tipo de deck você prefere?
Depende do estado de espírito, não tenho um estereótipo de deck ou clã de preferência, gosto de decks incomuns, com os quais me divirto a jogar e que ninguém está à espera.

Qual tipo de deck você nunca montaria?
Não gosto de dizer que nunca farei um determinado tipo de deck, um dia poderia ter de engolir estas palavras, estou sempre à procura de novos desafios.

Me diga a característica que mais te atrai no Vtes.
O desafio na criação de decks, pois não existem decks perfeitos e isso obriga-nos a equacionar as potencialidades e fraquezas dos mesmos quando os criamos, muito passa pela criação do deck, o resto é sorte e lábia. Um bom jogador concentra na lábia, o que lhe falta no deck.

Você mudaria alguma coisa no jogo? (cartas lançadas, banidas, regras...)
Sim, não gosto de ler nos fóruns oficiais respostas do género “o espírito com que a carta A foi criada não é esse”. Algumas cartas, clarificações e regras deveriam de ser menos flexíveis, actualmente com a facilidade com que mudam o sentido às mesmas, dão abertura a que existam várias interpretações e muitas vezes acabam por se contradizer. Quem cria as cartas e mecânicas de jogo tem de dar a cara e assumir que está errado, pois ninguém se consegue lembrar de todas as cartas já criadas e perceber se a carta A ou B vai ser demasiado forte. Banir cartas é mau, banir uma carta por um erro de criação é péssimo, quando muito devem criar erratas para evitar que as cartas se tornem inúteis.

Me diga um ponto forte seu como jogador.
Acho que não tenho nenhum, não me considero um bom jogador, ainda hoje aprendo muito quando jogo, mas acho que consigo ler bem uma mesa.

E agora um ponto fraco.
Indeciso, quer no jogo quer na construção de decks, sou capaz de ter cartas suficientes para fazer decks que ganhem em todos os torneios, mas não sou capaz de me centrar no básico.

Qual deck você acha que simboliza melhor sua jornada no Vtes até hoje?
Euro-Brujah. Ou por outras palavras, Brujah com Dominate. Tenho um deck destes que é na prática um toolbox, tem combate, tem votos, tem intercept, tem bleed, tem stealth, já foi a 5 finais, ganhou uma e tenho dois segundos lugares. É um deck muito equilibrado.

Manda um recado pro pessoal do blog e pros novos jogadores.
Qualquer jogador de V:TES, novo ou velho, tem de perceber que nada é impossível. Outra coisa que tem de perceber é que os jogos de V:TES não são o escape para uma semana má, nem devem de servir para descarregar fúria, senão isso afasta jogadores e cria mau ambiente. São vários os novos jogadores que tenho encontrado em torneios e que nos ensinam pelas suas atitudes, porque não tem vícios, porque tem a cabeça mais limpa, jogam mais atentamente, lêem as cartas, coisa que muitas vezes jogadores mais antigos não fazem. Deixo um conselho a todos, não desistam só porque um jogo vos corre mal, não desistam quando o jogo vos parece perdido, com um de pool ganham-se torneios, a prática é a vossa melhor amiga, pratiquem muito, pratiquem o mais que puderem com o vosso deck, só assim poderão obter o melhor rendimento do mesmo. E lembrem-se, na mesa os inimigos e os aliados, mudam a cada jogada.
Muito obrigado caro Gambas! Sábias palavras. Espero que vocês tenham gostado também! Valeu galera!
ps.: Pagaram o ponto do Leandro?

4 comentários:

  1. ótima entrevista. tenho gostado cada vez mais de visitar esse espaço, sempre tem novidades!
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter sido um post do dia 1 de Abril, tudo aqui é verdade. :)

    Sábias palavras do sr Prince.

    ResponderExcluir
  3. hahaha boa Tiago.

    Cleriston, fico muito feliz por estar agradando e repito: sugestões são sempre bem vindas.

    ps.: Próximo redlist será um principe do brasil...

    ResponderExcluir