domingo, 26 de abril de 2009

O SILÊNCIO QUE PRECEDE O ESPORRO

Quantas vezes vocês já viram um jogador (quem sabe você mesmo) que não tem votos suficientes na mesa ou na mão (bewitching, awe, etc...), chamar uma votação e fechar acordos bisonhos com outro jogador, só pra fazer a votação passar? E aí no descarte do fim do turno vem aquela Bewitching Oration que faria a vontade dele prevalecer nos termos. Bom, se com essa votação ele for matar a presa dele ou permanecer vivo por mais um ou dois turnos, tudo bem. Mas muitas vezes vemos jogadores se precipitando em ações, não só políticas, e se dando mal. Às vezes temos dificuldade em esperar. Mas isso não se reflete só no Vtes não, é um mal que aflige a humanidade como um todo. Temos a impressão que só pelo fato de termos uma carta na mão, que devemos usa-la neste turno sobre pena de morte caso isso não aconteça. Entenda, não estou aqui pregando um Jyhad lento e sem audácia, mas apenas estou alertando de que certas vezes, existem momentos melhor do que: “AGORA”.

O timing, assim como na comédia, é fundamental para o sucesso neste jogo. Não é só em ações políticas isto é verdadeiro. Com um deck de Rush por exemplo: Finalmente vem aquela Haven Uncovered na sua mão. Você sem pensar duas vezes (infelizmente) sapeca ela em cima do principal vampiro da sua presa. Só que alguns segundos depois você nota que um vampiro seu está vazio e o outro tem apenas 1 de sangue que não será o bastante para baixar o vampiro alvo. No turno seguinte sua presa sorrindo faz uma +1 stealth action e queima a Haven. Não teria sido bem melhor esperar um turno para ir com tudo pra cima? Com certeza! E ainda estamos deixando um fator importantíssimo e que me inspirou (junto com O Rappa) a nomear este post: a calma antes da tempestade.

Um turno de hunt ou sem fazer nada em um deck de B&S pode fazer com que sua presa entenda que você está sem cartas boas na mão e ficar mais soltinho.... menos preocupado com você. Mais uma vez o blefe se mostra fortíssimo, possibilitando um turno seguinte matador, literalmente matador. Não se prenda aos exemplos que eu dei aqui. A variante do timing é relevante em qualquer estratégia/deck. Saber o momento certo do golpe é uma das coisas mais importantes em um duelo. Blza? Então... falando nisso... que horas são? o.O

4 comentários:

  1. Bom post João! Reparei agora que tens uma banda metal, ainda por cima és baixista! Bom som, já agora. Eu tambem sou baixista, podes ir ver a www.myspace.com/havendenied.

    ResponderExcluir
  2. legal! hehe sou vocal tb. o nome da banda é uma música da banda Demons & Wizards... se for uma influência eu já gostei hehe

    ResponderExcluir
  3. É, esse fator é importante mesmo... eu que por ora só jogo de rush, muitas vezes tenho que ver onde é mais vantajoso jogar aquela taunt the caged beast, e algumas vezes quebro a cara. Mas no VTES, assim como na vida, só se aprende apanhando, né não?

    ResponderExcluir
  4. é isso aí. com tempo vc saca direitinho isso Cleriston.

    ResponderExcluir