sábado, 4 de abril de 2009

GLOSSÁRIO VTES: Combat Rush

A estratégia de Rush, entrar em combate direto com outros minions e espanca-los, não é muito indicada para jogadores iniciantes. Eu indicaria mais para um nível pós-neófito, quando o jogador já tem uma noção maior do jogo. O mathuselah deve ter discernimento e saber em quem atacar. Se por um lado seu objetivo é matar sua presa, por outro, em muitas mesas seu predador será uma grande ameaça e deverá ser controlado. Certas vezes até será necessário atravessar a mesa e “podar” seu próprio crosstable. Poder “doutrinar” a mesa é bem legal, mas nem tudo ocorre como o desejado. Vamos ver o que um deck de rush teme?

- Combat Ends e Prevenção de Dano: Quase sempre um deck tem duas possíveis estratégias de combate: ofensiva e defensiva. Sendo você um deck de rush, presume-se que a sua seja a ofensiva. Cabe a você se precaver contra estratégias defensivas como o Combat Ends e as Prevenções de Dano. Cartas como Majesty, Oubliette e No Trace, terminam o combate como Strike. Seu deck de rush será fraco se não dispuser de cartas como Immortal Grapple, Psyque e Telepathic Tracking. Estas, e algumas outras, impedem ou “anulam” o strike de combat ends. Eu realmente não aconselharia ninguém a fazer um deck de Rush que não tenha cartas contra o fim de combate, a não ser por algumas exceções. Já a prevenção de dano é mais complicada. Não tem muita estratégia contra não, a não ser bater, bater e bater denovo!
- A quem atacar?: Como dito no primeiro parágrafo, nem sempre sua presa será a escolha mais inteligente de ataque. Imagina você tendo como presa um ventrue de voto predando seu cross que é um wall tzimisce. A princípio seu Vp está encaminhado sem precisar de muitos rushes de sua parte. Já seu predador é um setita nervoso lotado de reckless agitations. Em quem atacar? Claro que nas cobrinhas né? Já vi muitos decks de rush sucumbirem em meio à dúvida de quem atacar. Essa decisão nem sempre é fácil como no exemplo que eu dei.
- Cartas de evitar combate: Estas famigeradas são em sua maoiria Masters ( Secure Haven, Secret Passage, etc.) ou reactions (Obedience, Voice of Madness, etc.). Bom, contra essas aí não tem mesmo muuuuito o que fazer. Uma dica que eu dou é botar uma Secure Haven no seu deck de rush. Assim você contesta uma que esteja te atrapalhando e pode agir livremente.

Muitas são as disciplinas que fazem parte do universo Rush, mas as que mais se fazem presente são: Potence e Celerity. As duas juntas ou uma delas combinada com outras lhe trazem uma gama bem grande de possibilidades. Porém um deck de Rush tem algumas cartas que eu acho fundamentais para seu funcionamento efetivo:

- Fame.
- Haven Uncovered.
- Cartas de rush: Ambush, Harass, Bums Rush, Rumble, etc.
- Dragonbound.
- Tension in the Ranks

Esses cinco componentes devem estar presentes, caso seu deck queira realmente ser Tier 1 (fodão). Existe um tipo de deck que se chama Turbo Rush. É geralmente calcado em um vampiro alto e que possua algum mecanismo de untap (freak drive, forced march, etc.) Este deck consiste de um vampiro fazer várias ações de rush no mesmo turno, lembrando que este não pode usar a mesma carta para tal ação. Bom, vamos então a um deck Clássico para ilustrar o que eu disse até agora. Trate-se de um deck de Potence e Celerity grupo 2 e 3 calcado no “casalzinho” mais danado do jyhad: Theo Bell e Beast:

Deck Name: “O Theo ta namorando a Besta! O Theo ta namorando a Besta!”
Created By: Joo Maselli Gouvêa
Crypt: (12 cards, Min: 14, Max: 28, Avg: 5,66)
----------------------------------------------
1 Amelia CEL POT PRE 7 Brujah Antitribu
2 Beast ♥ ani cel OBF POT 7 Nosferatu Antitribu
2 Theo Bell ♥ cel dom pre POT 7 Brujah
1 Gengis aus cel pot 3 Brujah
1 Jacob Bragg cel pot 3 Brujah Antitribu
1 Jeremiah Noble obt pre CEL POT 6 Brujah Antitribu
2 Jimmy Dunn for CEL POT 4 Pander
1 Pug Jackson for pre CEL POT 6 Brujah
1 Richter for pre CEL POT 7 Brujah Antitribu

Library: (90 cards)
-------------------
Master (17 cards)
1 Warzone Hunting Ground
3 Blood Doll
2 Celerity
2 Fame
2 Haven Uncovered
1 Rumor Mill, Tabloid Newspaper, The
1 Secure Haven
1 Tension in the Ranks
3 Vessel
1 WMRH Talk Radio

Action (12 cards)
3 Ambush
4 Bum`s Rush
3 Harass
2 Rumble

Reaction (5 cards)
2 Forced Awakening
2 On the Qui Vive
1 Delaying Tactics

Combat (47 cards)
4 Blur
4 Disarm
2 Flash
7 Immortal Grapple
3 Psyche!
4 Pursuit
2 Sideslip
5 Slam
8 Taste of Vitae
8 Torn Signpost

Ally (1 cards)
1 Gregory Winter

Equipment (3 cards)
3 Leather Jacket

Event (1 cards)
1 Dragonbound

Combo (4 cards)
4 Resist Earth`s Grasp

O deck é puro rush. Bate até dizer chega. Optei por vampiros não muito altos, para não gastar muito pool e poder levantar uns 3 sempre. O deck fará pool, se tudo der certo, graças às Blood Dolls e Vessels. Sem mais delongas, é isso aí pessoal! Deck de rush é bem divertido, mas você precisa jogar bem pra conseguir levar os seus Vps. Valeu? Então toma o Disarm, desce pra torpor, perde os três da Fama e tchau!

10 comentários:

  1. Nem fala, o que eu já apanhei nas mesas dessa vida (ou não-vida, como vc preferir...)
    Ainda não consegui fazer um legal para mim, mas com essas dicas, quem sabe agora...

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito medo de você com um deck de rush tomaz.... querer liberar toda a raiva acumulada de anos... hahaha ;)

    ResponderExcluir
  3. cara aqui onde eu jogo com meus amigos , não tem nenhum deck de rush, mas como eu ainda não tenho deck é uma boa opção, infelizmente ainda sou novo no jogo, e acho que ate ter manha com todas as mecanicas do jogo, eu não montaria um deck desses. Estou ainda na segura fase dos votos e bleeds

    ResponderExcluir
  4. é pedrão. tem q ir de mancinho. mas quando um bom jogador pilota um deck desses bem montado, faz estrago.

    ResponderExcluir
  5. João, gostei do post, só acho que, mesmo que se esteja a falar pra iniciantes se devia falar de 2 pequenos/grandes detalhes: a importancia de uns pontos de stealth para os teus rushes baterem no vampiro certo; e fazer o bom velho truque de mandar o vamp com Fame pra torpor, ir lá tira-lo com outro e voltar a manda-lo pra lá!! Requer 3 acções, mas funciona bastante bem!

    ResponderExcluir
  6. Meu primeiro (e até agora, único ) deck foi um Rush Gangrel G2-G3. Sem muita estratégia: mandar os caras pra torpor com dano agravado, e prevenir dano com fortitude. De preferência, num minion com Fame, pra ficar tirando de torpor e em seguida mandando de novo, como o Mongrel disse.
    Futuramente, se der, sugiro posts sobre os clãs, explicando quais as opções viáveis e tal. De resto, ótimo blog, cara!

    ResponderExcluir
  7. Valeu pela dica Mongrel!

    Cleriston, isso já vem sendo feito. Já fiz com os Laibon e agora iniciei a BLOODLINERS que já analisou os ahrimane e a próxima edição sai nessa quarta. valeu!

    ResponderExcluir
  8. talvez não nessa quarta... hehe mas domingo com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Era raiva no 3° torneio, agora é ódio mesmo :P

    ResponderExcluir
  10. acho q eset deck tem um futuro mas aidan sou amante a moda antiga e acho q o jimmu dunn se faz pormerecer presente rs

    ResponderExcluir