domingo, 15 de março de 2009

REDLIST: Eduardo Kazan

Oi pessoal, neste domingo inicio uma área do nosso blog chamada REDLIST. Bom, trata-se de uma entrevista com alguns ícones do jyhad. E para nossa estreia vocês irão conhecer o Eduardo Kazan. Além de ter sido a pessoa que me ensinou a jogar (só isso bastava né? =P) ele é um dos jogadores mais brilhantes do Brasil. Não só pela perícia no jogo e no table talk, mas também na confecção de decks criativos, diferentes MAS vencedores. Figurinha carimbada no site da white wolf (ficou nos dois Top 10 durante alguns meses). Bom, vamos à entrevista:

Nome e idade por favor?

Eduardo Kazan, 36

Onde mora atualmente?

Niteroi - RJ

Você joga ou já jogou o RPG Vampire: The Mascarade?

Sim, uma ou duas aventuras, e pequenas. Mas nunca fui grande fã de RPG de mesa.

Joga ou já jogou algum outro card game?

Não, nem quero conhecer nenhum outro, antes que eu arrume outro vício

Em que ano começou a jogar Vtes?

1995

Quais seus maiores títulos?

O campeonato brasileiro de 2007 e o 7o lugar no ranking mundial constructed.

Qual o primeiro deck que você teve?

Meu primeiro deck usava todas as disciplinas do set inicial de Jyhad. Não tinhamos o conceito de "deck disso" ou "deck daquilo". O que existia era carta boa e carta ruim. E vampiro bom era vampiro com muita disciplina, pra poder usar as cartas que vinham na mão. Cardano, Anvil e Lucretia eram astros nessa epoca.

Qual tipo de deck você prefere?

O deck que quando a mesa entende o que ele faz já e tarde e o GW é seu.

Qual tipo de deck você nunca montaria?

Bleed & stealth, combate de torn + immortal, wall com armas de toreador, e nenhum tzimisce (se e que se escreve assim)

Me diga a característica que mais te atrai no Vtes.

Table-talk. A negociação que e necessária em toda mesa para manter o balance na medida do possivel. O fato de não haver deck perfeito. O fato de decks antigos continuarem funcionando bem anos depois.

Você mudaria alguma coisa no jogo? (cartas lançadas, banidas, regras...)

Acho que no geral o design team vem trabalhando bem. Os imbued foram um erro grave, que custou ao jogo uma carta que era interessante (memories of mortality) e mais o banimento de uma carta recém-lancada (Edge Explosion). Mas ninguém é perfeito. Foi uma tentativa arrojada, e infelizmente não deu certo. Mas no que diz respeito à progressão do jogo em si, eles têm conseguido inovar com qualidade e acrescentar novas possibilidades criativas ao jogo.

Me diga um ponto forte seu como jogador.

Acredito que seja a capacidade de surpreender com decks perigosos e ao mesmo tempo fora do comum. Até porque esse sempre foi o meu objetivo.

E agora um ponto fraco.

O fator emocional. Eu sempre me deixei levar pela emoção durante os jogos e o nervosismo muitas vezes me impediu de ver a coisa certa a ser feita ou até coisas mais simples como um ponto do edge ou algo assim.

Qual deck você acha que simboliza melhor sua jornada no Vtes até hoje?

O Anson minion tap/golconda pré-anarchs (quando ainda não existia a possibilidade de virar anarch). Um deck que não fazia nenhuma ação durante todo o jogo. Foi o deck que eu mais gostei até hoje.

Manda um recado pro pessoal do blog e pros novos jogadores.

O Jyhad exige atributos sociais. Principalmente pelo fato de ser um jogo multi-player. Exatamente por isso não é raro ver jogadores preferirem jogos 1x1 como Warlord e MTG. Isso pode ser positivo, uma vez que você desenvolve várias habilidades que vao ser úteis na sua vida, como por exemplo o poder de observação, afim de tentar prever os movimentos dos oponentes e o poder de persuasão, quando você tenta convencer alguém de alguma coisa na mesa. Mas por outro lado pode ter efeitos negativos, a maioria deles ligados ao stress. Não é raro ver atitudes enervantes dos jogadores durante os jogos, e você vai ter que aprender a lidar com isso e não se consumir com esses episodios.
Basicamente você tem que vencer a si próprio, para vencer nesse jogo. E falhar nesse ponto pode significar até a perda do gosto pelo jogo em si. Bem aproveitado, esse desafio vai trazer grandes beneficios para a sua vida. Mal aproveitado vai ser apenas mais uma fonte de stress, coisa que eu acredito que nos dias de hoje ninguém esteja precisando...
Sábias palavras querido mestre... Valeu Kazan! Espero que vocês tenham gostado. Até mais pessoal!

3 comentários:

  1. Taí um cara que sempre terá o meu respeito.
    O meu relacionamento com o Kazan sempre foi mínimo (só nos encontravamos em torneios e, olhe lá) mas, em todas as mesas que eu pude vê-lo jogar (inclusive em algumas poucas que estavamos na mesma mesma - que eu ficava tremendo igual a bambu verde) ficou claro o tipo de pessoa que ele é. Um grande entusiasta do jogo (mesmo sem ser príncipe), sempre muito prestativo aos novatos (e aos veteranos tbm)para esclareçer dúvidas e etc.
    Enfim, uma lenda viva do Vtes. Espero um dia chegar a ter metade da visão de jogo que ele tem...

    ResponderExcluir
  2. visão de jogo? pra começar compra um Ray Ban igual o que ele ta usando aí na foto :P

    ResponderExcluir
  3. Espero que volte a jogar torneios um dia, já que algumas das melhores partidas que já joguei foram com ele na mesa. Forte Abraço,

    Fiuza

    ResponderExcluir