segunda-feira, 2 de março de 2009

CONHECENDO O METAGAME

Querem saber como eu venci meu primeiro torneio? Não importa a resposta, vou contar do mesmo jeito. Eu era um jogador que estava começando a entender melhor as coisas. Não era nem neófito nem veterano e nunca tinha vencido nenhum torneio. Já tinha chegado a finais mais o título que é bom, nada! Durante o torneio anterior o número de decks de bleed e stealth tinha sido enorme e todos estavam comentando: “torneio que vem eu venho de rush” ou então “próximo torneio vou trazer meu wall e quero ver me bleedarem...”. Fui para casa pensando nisso. Na véspera do torneio seguinte eu estava em casa tentando escolher um deck pra jogar, não tinha muito é verdade, mas ainda assim estava em dúvida. Foi quando eu pensei e lembrei daquele papo todo do pessoal ir com deck de combate e resolvi arriscar. Escolhi o meu deck que nos amistosos, se dava melhor nos combates corpo-a-corpo. Esse deck era um Long Range Lock de animalismo. O mecanismo era fácil: Terror Frenzy no básico + Carrion Crows + Aid from bats. Tinha ainda alguma coisa de protean. Eram cerca de 12 de cada das três cartas supracitadas. O deck pra mim na época era Tier 2 mas dane-se. Resultado. Num campeonato de mais ou menos 18 pessoas, apenas 2 eram de bleed. Tinham 4 Toreadores de armas que choraram muito em cada Terror Frenzy jogada. Na final inclusive tinham dois destes. Fiquei muito feliz, não só pelo título mas também porque percebi que eu tinha analisado bem o metagame. Falando nisso, você sabe oque é METAGAME?
Metagame seria o conjunto de decks ou de estilos de deck que são mais usados no seu grupo de jogo. É uma análise simples que você pode fazer e ainda assim, uma variante importantíssima dentro do Jyhad. Foi basicamente oque eu fiz no parágrafo acima. Mas como se comportar com relação ao seu metagame? Não é necessário ter 10 decks diferentes para se adequar aos outros jogadores. De repente você sabe que o metagame está cheio de B&S mas ainda assim está afim de jogar com seu setita de voto que não tem bounce (passar bleed). Hora, simples, adeqüe seu decklist! Isso mesmo caro amigo, não existe decklist perfeito. Além de cartas novas que podem se encaixar melhor do que as já usadas, seu deck deve ser mutante e evoluir quando necessário. Analisando o caso do Setita de voto contra os bleeds, você poderia trocar algumas Reckless Agitation por Consanguineos Boon ou outras cartas que te tragam pool como Minion Tap, Grooming the Protege, Enchanted Kindred ou até mesmo uma Protected Resources.
Bem, para usar o metagame a seu favor, você pode analisar os últimos campeonatos. Faz uma planilha no Excel hehe... com o nome dos jogadores e os decks que eles usaram nos ultimos 3 ou 5 campeonatos. Lembre que no geral e com relação à defesa que será construida, o estilo do deck em si é oque importa. Tanto faz se é um rush de Brujah ou de Osebo. Se é um B&S de Malkavian ou de Lasombra, oque interessa é oque ele faz e como ele pretende te tirar da mesa.
Vamos nos basear denovo na ideia do Setita para mostrar um deck se transformando para dois metagames.

Deck Name: Setita Vote - Anti B&S
Created By: Joo Maselli Gouvêa
Crypt: (12 cards, Min: 22, Max: 36, Avg: 7,5)
---------------------------------------------
1 Renenet ser OBF PRE 5 Followers of Set
1 Ankh-sen-Sutekh obf PRE SER 6 Followers of Set
1 Ogwon for OBF PRE SER 7 Followers of Set
1 Cagliostro nec pot OBF PRE SER8 Followers of Set
3 Neferu dom nec OBF PRE SER THA9 Followers of Set
3 Arnulf Jormungandrsson aus cel OBF PRE SER8 Followers of Set
1 Shemti vic OBF POT PRE SER9 Followers of Set
1 Sisocharis cel obf pre 4 Followers of Set

Library: (90 cards)
-------------------
Master (15 cards)
1 Protected Resources
6 Minion Tap
2 Ferraille
1 The Barrens
1 Dreams of the Sphinx
1 Khobar Towers, Al-Khubar
1 Opium Den
1 Crocodile Temple, The
1 Archon Investigation

Action (8 cards)
4 Enchant Kindred
3 Temptation
1 Form of Corruption

Action Modifier (40 cards)
6 Awe
7 Bewitching Oration
9 Voter Captivation
4 Forgotten Labyrinth
2 Lost in Crowds
2 Faceless Night
2 Cloak the Gathering
2 Spying Mission
2 Veil the Legions
4 Truth of a Thousand Lies

Political Action (15 cards)
5 Consanguineous Boon
4 Reckless Agitation
4 Kine Resources Contested
2 Free States Rant

Reaction (4 cards)
4 Eluding the Arms of Morpheus

Combat (5 cards)
5 Majesty

Combo (2 cards)
2 Swallowed by the Night

Ally (1 card)
1 Carlton Van Wyk (Hunter)

Podemos ver nesse decklist poucas cartas de combate. O Calrton Van Wyk tem +1 intercept somado com a Crocodile Temple podem ajudar, principalmente contra decks de bleed com muito custo em blood, como o lasombra. Temos os Enchant Kindred pra fazer um tiquinho de bloat. A fábrica de pool mesmo são os 6 Minion Tap. Interessante também é uma peça da Cripta. O especial do Arnulf Jormungandrsson é show. Uma vez que ele tenha tentado bloquear uma ação, o acting minion não pode jogar modifiers de Dementation, Dominate, Presence nem Quimerismo.Show né? Conditioning é o caral... Bom, veremos agora como o deck se vira contra os Rushes, como ele evolui...

Deck Name: Setita Vote - Anti Rush
Created By: Joo Maselli Gouvêa
Crypt: (12 cards, Min: 18, Max: 36, Avg: 6,91)
----------------------------------------------
1 Renenet ser OBF PRE 5 Followers of Set
1 Ankh-sen-Sutekh obf PRE SER 6 Followers of Set
1 Ogwon for OBF PRE SER 7 Followers of Set
1 Cagliostro nec pot OBF PRE SER8 Followers of Set
3 Neferu dom nec OBF PRE SER THA9 Followers of Set
1 Arnulf Jormungandrsson aus cel OBF PRE SER8 Followers of Set
1 Shemti vic OBF POT PRE SER9 Followers of Set
1 Sisocharis cel obf pre 4 Followers of Set
1 Marla Kenyon ser PRE 4 Followers of Set
1 Zhenga obf pre SER 5 Followers of Set

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
3 Minion Tap
2 Ferraille
1 Dreams of the Sphinx
1 Opium Den
4 Vessel
1 Secure Haven
1 Temple Hunting Ground
2 Secret Passage
1 Wash

Action (4 cards)
3 Temptation
1 Form of Corruption

Action Modifier (35 cards)
6 Awe
7 Bewitching Oration
8 Voter Captivation
4 Forgotten Labyrinth
2 Lost in Crowds
2 Cloak the Gathering
2 Spying Mission
4 Truth of a Thousand Lies

Political Action (15 cards)
3 Consanguineous Boon
5 Reckless Agitation
4 Kine Resources Contested
3 Free States Rant

Reaction (2 cards)
2 On the Qui Vive

Combat (12 cards)
6 Majesty
2 Unholy Penance
2 Staredown
2 Disengage

Combo (6 cards)
3 Swallowed by the Night
3 Form of the Serpent

Mudou bem. Nas masters sairam 3 Minion Tap e entraram 4 Vessel. Entraram Secure Haven e Secret Passage. Entrou o Hunting Ground também pra dar uma ajuda nos espancados. Redusi também o número de Consanguineous Boon. Aumentaram as cartas de combate, inclusive entraram 2 Disengage. Na cripta sairam dois Arnulf e entraram 2 vampiros mais baixos. Achei que o deck ficou bem protegido, inclusive contra Immortal Grapple, já que temos 6 manuevers nas combo cards.
Bom e aí? Entendeu oque é metagame, como ele pode te afetar e como você pode tirar proveito dele? Um bom exercício é fazer exatamente oque eu fiz aqui com os seus decks. Pensar em saídas e mudanças que poderiam ser feitas para molda-lo ao ambiente do seu grupo de jogo. Beleza? Até a próxima galera!! Descartando e seguiu!!!

Um comentário:

  1. po joao esse esquema de adaptar o seu deck pronto ao momento do jogo e metagame do torneio eh fundamental para se construir realmente um bom jogador!muito foda sua atrencaum a este ponto!rs

    ResponderExcluir