quarta-feira, 11 de março de 2009

GLOSSÁRIO VTES: Bleed&Stealth

Baseado na última enquete eu vou começar uma série chamada Glossário Vtes, dedicada aos novos jogadores, explicando as estratégias básicas de nosso jogo preferido. A estratégia de Bleed e Stealth é bem simples e indicada para jogadores iniciantes. Você não tem muito que pensar, é bleedar e tentar passar por cima dos minions da sua presa. Não tem que se preocupar com bloqueio nem em conseguir votos. É instinto assassino puro. Curtiu a idéia? Mas não se esqueça que junto com os prós, vêm os contras. O jogador que pilota um B&S deve prestar atenção nas seguintes situações:

- Bounce: Imagina você dando aquele bleedão de 7 lindo, perfeito. Sua presa não teve intercept e o bleed passou fácil apenas com +1 Stealth. Tudo bonito mas... seu bleed foi passando a diante para seu crosstable. Você não só não bleedou sua presa, como tirou pool da presa dela! Realmente um desastre...
- Archon Investigation: Eu acredito que nenhum B&S deva temer esta carta mas sim respeita-la. Se o seu deck é baseado em vampiros baixos/médios como 90% dos B&S, é um risco que você deve correr.
- Decks de Rush: É, pegar um deck de rush como presa geralmente não causa tantos problemas se o seu deck for realmente poderoso e bleedar forte. Mas se pegar como predador... É bom que você tenha um sistema de defesa eficiente ou então evite os combates com cartas como Secure Haven ou Secret Passage. Por outro lado você pode ter um sistema de combate agressivo. Cartas como Coma e Entombemt costumam gerar um certo desânimo nos oposing minions.
- Decks Wall: Esses sim são presas indigestas. Você precisará ter bastante stealth na mão para atravessar essas muralhas. São geralmente decks Tzimisce, Tremere e Toreador (utilizando Auspex), que terão muitas e muitas cartas de intercept.
- Hand Jam ou Mão Travada: É meu amigo, se você pegar uma presa experiente esse poderá ser um grande problema. A sequencia ideal para um deck de B&S é: Ação de bleed + uma ou duas cartas de steath + Modificador aumentando o Bleed. Mas se sua presa não tiver cartas de intercept e escolher simplesmente nem tentar te bloquear, sua mão logo logo ficará repleta de cartas de stealth e isso geralmente não é bom. Em um ou dois turnos você vai começar a dar bleeds de um apenas. Por isso é legal você ter no seu deck cartas como Dreams of the Sphynx, The Barrens, Visit from the Capuchin, etc.
- Table Hate ou Ódio da Mesa: Isso é interessante. A partir do segundo Bleed alto que você da na sua presa, todos os outros jogadores da mesa já começam a te olhar torto e resmungar. Após o quarto todos já estarão conspirando e bolando formas de te parar. É natural que um B&S cause um desconforto grande numa mesa de jogo e você deve estar pronto para isso. De repente você pode ir um pouco mais devagar ou então amarrar acordos de “turnos sem bleed” após seu primeiro VP. Isso costuma funcionar mas só faça isso se achar que realmente os outros possam te prejudicar. E não fique chateado se o pessoal juntar em você tá? Afinal, você está jogando de B&S seu escroto sem graça!!! Hahaha ; )

Para montar seu B&S você tem que pensar na disciplina que te dá o increase de Bleed e na disciplina que vai te dar o Stealth. Para o bleed as mais usadas são Dominate, Dementation e Presence. Para o Stealth temos a óbvia Obfuscate e também a Obtenebration, Necromany, etc. Sabendo disso, vamos ver os clãs preferidos:

Malkavian (Jyhad Edition): Auspex, Dominate, Obfuscate
Malkavian e Malkavian Antitribu : Auspex, Dementation E Obfuscate
Followers of Set: Obfuscate, Presence E Serpentis
Lasombra: Dominate, Obtenebration E Potence
Giovanni: Dominate, Necromancy E Potence

É claro que você não precisa seguir a risca essa regra dos clãs. Por exemplo, no Malk 94’ encontraremos o Laurent de Valois, um bom e legítimo Nosferatu. Falaremos então deste tão temido deck e símbolo de B&S:

Malkavian 94’(Jyhad Edition): Auspex, Dominate, Obfuscate

Bom, o primeiro deck de B&S a fazer sucesso foi o Malk 94’. Na primeira edição do jogo não tinhamos a disciplina Dementation e o clã Malkavian era composto de Auspex, Dominate e Obfuscate. Conversando com jogadores jurássicos eu fiquei sabendo que o deck realmente fazia estrago e todos queriam ter um. Mas isso não ficou pra trás não. O Malk 94’ faz sucesso até hoje, ainda mais com cartas como No Trace sendo lançadas. O deck é composto de vampiros baixos e médios (capacidade máxima: 7). Este deck serve de parâmetro para todos os B&S que vieram posteriormente. Como ponto fraco principal, o Malk 94’ terá a mesa toda contra ele. Todos os B&S são odiados mas o Malk 94’ é ainda mais, pois ele existe desde o início. Assim que você levantar o Ozmo ou a Didi Mayers você vai entender oque eu estou falando...

Deck Name: Malk 09'
Created By: Joo Maselli Gouvêa
Crypt: (12 cards, Min: 12, Max: 26, Avg: 4,83)
----------------------------------------------
1 Count Ormonde dom pre ser OBF 5 Followers of Set
2 Didi Meyers aus cel obf DOM 5 Malkavian
1 Dimple obf 2 Nosferatu
1 Gilbert Duane AUS DOM OBF 7 Malkavian
1 Laurent de Valois ani dom obf 4 Nosferatu
1 Mariel aus tha DOM OBF 7 Malkavian
1 Normal obf 2 Malkavian
1 Ozmo dom obf AUS 6 Malkavian
1 Reverend Blackwood obf DOM THA 6 Tremere Antitribu
1 Roland Bishop aus dom obf 4 Malkavian
1 Zebulon aus dom pro OBF 5 Malkavian

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
1 Antediluvian Awakening
1 Asylum Hunting Ground
1 Barrens, The
4 Dominate
1 Dreams of the Sphinx
1 Jake Washington (Hunter)
2 Obfuscate
2 Secure Haven
2 Vessel
1 Visit from the Capuchin

Action (12 cards)
8 Govern the Unaligned
4 Scouting Mission

Action Modifier (40 cards)
2 Bonding
3 Cloak the Gathering
4 Command of the Beast
6 Conditioning
2 Domain of Evernight
3 Elder Impersonation
3 Faceless Night
4 Foreshadowing Destruction
1 Forgotten Labyrinth
3 Lost in Crowds
3 Spying Mission
4 Threats
2 Veil the Legions

Reaction (9 cards)
4 Deflection
3 On the Qui Vive
2 Redirection

Combat (6 cards)
3 Gemini`s Mirror
3 No Trace

Ally (4 cards)
1 Carlton Van Wyk (Hunter)
1 Muddled Vampire Hunter
2 Procurer

Combo (3 cards)
3 Swallowed by the Night

De acordo com seu metagame você vai perceber que de repente precisa de menos stealth, mais cartas de combate, etc. Mas a idéia geral é essa. O deck gasta blood e os vampiros não são altos, por isso os Procuer e o Jack Washington. Os outros aliados servem para prevenir contra rush e coisas do tipo.
Bom, é isso. Monte este deck e comece bem no Vtes. É um deck meio chato e sem graça, mas válido para os iniciantes ganharem suas primieras mesas e se empolgarem. Mas lembrem-se neófitos, o Jyhad não é feito apenas de decks assim. O verdadeiro top player deve explorar ao máximo as possibilidades do jogo e assim inovar cada vez mais em seus decks e estratégias. Valeu!!!

5 comentários:

  1. Até pareçe que eu tenho condições de discordar com o João (ou Joo, como vc preferir) mas para um Malk de Bleed eu colocaria pelo menos 5 spyning mission, justamente para evitar um Bounce (ou pelo menos diminuir o estrago - vale lembrar que o paralelo do Sula/08 eu tive a sorte de ter em todas as mesas um malk 94 de cross que bleedava como se não houvesse amanhã, e realmente, não houve, mas foi para mim), tbm acho que uma Narrow Minds vai bem...

    ResponderExcluir
  2. Tomaz, em primeiro lugar:
    Discordar? você está apenas dando sua opnião :P
    como eu já disse algumas vezes, esses decks são apenas idéias.
    segundo: Cara, em termos de pilotagem de b&s você sabe mil vezes mais do que eu ;)

    ResponderExcluir
  3. Caraca, agora até me senti como um jogador veterano... vou sair danto "pitaco" em tudo que é deck... huahauhauah

    ResponderExcluir
  4. bom... "iniciante" você não é né... hehehe

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu acho que o ponto fraco do Malk 94 era a falta de uma boa defesa. Com a "No Trace" (combat end de obf)acho que muda muita coisa. Pra mim os melhores decks de Bleed stealth são o Lasombra e o Giovanni... animais! hehehe

    ResponderExcluir