sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A ARTE DA GUERRA SANTA - PARTES IV e V

O capítulo quatro do livro é muito curtinho, então nem vou falar nada sobre.

5 – Estratégia do Confronto Direto e Indireto

Sun Tzu disse:

“ As tropas que farás avançar contra o inimigo devem ser como pedras atiradas em ovos. De ti até o inimigo, não deve haver outra diferença senão a do forte ao fraco, do cheio ao vazio. São as operações chamadas “diretas” e “indiretas” que tornam um exército capaz de deter o ataque das forças inimigas e não ser derrotado.”

Pedras atiradas em ovos. Notem como Sun Tzu realmente prioriza o ataque fulminante e sem chance de dar errado. Imaginem um general que tenha ganho as últimas três batalhas como “pedras atiradas em ovos”. Qual será a confiança que o quarto oponente terá? E quão elevada estará a auto-estima de suas tropas? Assim também se constrói uma reputação a ser respeitada no Jyhad.

Atentem também para quando ele fala sobre operações diretas e indiretas. Neste mesmo capítulo ele dá um exemplo de ação indireta que pode nos ajudar a entender melhor as artimanhas do Vtes:

“ O Estado Ch'i tinha uma reputação de covardia e, por esse motivo, seu atual general Sun Tzu, decidiu usar isso para o seu favor. Consequentemente, quando o exército atravessou a fronteira do território inimigo, Sun ordenou que fossem acesas 100.000 fogueiras na primeira noite, 50.000 na segunda e 20.000 na terceira. O general inimigo então, ordenou o ataque de maneira vigorosa dizendo: “Eu sabia que os soldados de Sun eram covardes, seu número já caiu para menos da metade.”

Nem preciso dizer a surpresa que o china aprontou pra ele, né? Vocês teriam outra palavra mais apropriada para o que o Sun Tzu fez, além de BLEFE? Meu amigo, se o Blefe pode vencer batalhas campais, imagine o que não pode fazer em uma mesa de Jyhad. A dissimulação é uma arma fortíssima, que pode ajudar você a persuadir seus alvos na mesa de maneira precisa. Segue aqui um trecho em que o nosso amigo pasteleiro fala sobre persuasão:

“ O especialista, quando está em batalha, procura sua vitória na vantagem estratégica, não a solicita aos seus homens. Portanto, deve ser hábil para selecionar os homens certos e explorar o ganancioso, o tolo, o sábio e o valente...”

Em suma, Sun Tzu nos explica que, quando se trata de persuadir, cada caso é um caso. A celebre frase “se você não fizer X eu vou aí e mando todos teus vampiros pra torpor.” pode não surtir efeito contra certos jogadores, ou em certas ocasiões. Analise friamente como o jogador se comporta e como seu deck está reagindo a mesa e elabore sua lábia da melhor maneira possível. É meu amigo... quem é que se candidata a jogar o Campeonato Chinês de Vtes? Hahaha... valeu gelera! Descartando e... seguiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário