quarta-feira, 13 de maio de 2009

GLOSSÁRIO VTES: Wall

Conversaremos hoje sobre um dos tipos mais complicados de deck para se pilotar: O Wall. Esse tipo de deck é baseado em intercept. Mas não é um ou outro Leg Work perdido na library não... é realmente focado em parar, embarreirar, anular, impedir e bloquear as ações que lhe pareçam inconvenientes e, na maioria das vezes, prejudicar os inimigos no combate. Mas existe uma dificuldade. Você precisa ter um discernimento afiado para analisar e escolher certo o que bloquear. Não só pela provavel falta de intercept para bloquear TUDO, mas também pelo fato de entender que em certos momentos a mesa deve fluir, seja para aliviar o table hate, seja para que a mesa não penda demais para um lado que não seja favorável para você.

Mas não é só isso. Outro problema que encontramos em decks deste tipo, é que por diversas vezes o deck não tem um sistema efetivo de ousting (matar a presa). O deck fica lá, paradão, destruindo toda e qualquer chance do predador mata-lo, porém enquanto isso a presa dele roda a mesa e chega com 30 de pool para o confronto final. E por isso, um bom deck wall deve ter em sua confecção um espaço destinado a ISCAS.

Iscas são cartas que chamarão a atenção da mesa para sua área de jogo. Cartas que terminam seus textos geralmente com a famosa frase: “This card may be burned (stealed) by any other minion as a (D) action.”. Cartas que lhe trazem grande vantagem, mas que podem ser roubadas ou queimadas com uma D action que, a princípio, você será capaz de interceptar. Alguns exemplos de boas iscas são:

- Powerbases
- Pentex Subversion
- Path of Lilith
- The Rack
- Smiling Jack, The Anarch
- Ações que ficam na mesa (Revelations, Army of Rats, Constant Revolution, etc.)

Cartas assim fazem com que a tonelada de intercept em sua library faça sentido. Atrai, principalmente, sua presa para cima de você. Outra coisa que ajuda você a por pressão na sua presa é poder bloquear qualquer ação dela, inclusive os bleeds no seu cross. Que eu me lembre, existem apenas duas maneiras disto acontecer. Ou você monta um deck com a Anneke que pode bloquear qualquer ação da mesa, ou então poe no seu wall uma dessas duas cartas: Eagle’s Sight e Falcon’s Eye, que fazem a mesma coisa. O problema é que a primeira é de Auspex e a segunda de Spiritus. E é aqui que começamos a ver as disciplinas e os clãs que povoam as decklists wall.

Pelas disciplinas começamos com a óbvia Auspex. É de longe a disciplina com mais cartas dedicadas ao intercept, incluindo a amada Telepathic Misdirection para passar os bleeds e a Eagle’s Sight já citada. Sabendo disto, filtramos os clãs que possuem Auspex:

Toreadores: Como as disciplinas do clã não prejudicam tanto no combate (celerity entra como coadjuvante), esse tipo de deck usa geralmente o combinho Concealed Weapon + .44 Magnum ou outra arma equivalente.

Tremeres: Esse clã já possui uma forma de agressão. Thaumaturgia é uma das disciplinas mais temidas no combate.

Osebo: Potencia, Celerity e Auspex. Não tem muito o que falar né...

Salubri Antitribu: Wall conhecido também. Geralmente calcado em melee weapons, aproveitando o efeito da Sword of the Righteous. Legal que o clã tem fortitude, não toma Kiss of Ra.

Ventrue Antitribu: Também não toma kiss of rá, mas em compensação nenhuma disciplina agressiva. Mas agora com Target Vitals né... nunca se sabe.

Malkavian: Assim como os Ventrue acima, não são walls muito comuns. Com a ajuda das Disguised Weapon, pode ser bem efetivo no combate, sem esquecer da Coma.

Tzimisce: Talvez o wall mais temido, esses escultores da carne realmente fazem estrago com seus danos agravados de Vicissitude. Pro fim do post eu mostrarei um decklist desse.

Mas não é só de Auspex que os walls são feitos. Animalismo também pode proporcionar grande quantidade de intercept. Além de cartas como Cat’s Guidance, Sense the Savage Way e Instinctive Reaction, temos também o auxílio dos retainers Raven Spy e Raptor. Ahrimane é um bom exemplo de deck wall que utiliza animalismo, combinado com as cartas de Spiritus. Gangrel também figura nesse campo, ainda mais agora com o lançamento da Steadfastness. Bom, vocês podem não ter se ligado, mas existe um clã que engloba essas duas principais disciplinas. Os Tzimisce. Vamos ver um exemplo de decklist desse tão temido wall.

Deck Name: Tzimisce Flesh Wall
Created By: Joo
Crypt: (12 cards, Min: 21, Max: 37, Avg: 7,25)
----------------------------------------------
2 Caliban ANI AUS VIC 6 Tzimisce
1 Corine Marcon ani AUS VIC 6 Tzimisce
1 Devin Bisley vic ANI AUS 5 Tzimisce
1 John Paleologus pot ANI AUS CEL VIC9 Tzimisce
1 Kazimir Savostin ani pot AUS VIC 7 Tzimisce
1 Lambach pre ANI AUS DOM VIC10 Tzimisce
1 Little Tailor of Prague dem ANI AUS VIC 8 Tzimisce
1 Lolita Houston aus VIC 4 Tzimisce
1 Meshenka ANI AUS VIC 8 Tzimisce
1 Stravinsky pot ANI AUS VIC 9 Tzimisce
1 Velya for ANI AUS PRE VIC9 Tzimisce

Library: (90 cards)
-------------------
Master (18 cards)
1 Direct Intervention
1 Fame
1 Library Hunting Ground
1 Path of Lilith, The
2 Path of Metamorphosis, The
1 Pentex Subversion
1 Powerbase: Montreal
1 Rack, The
3 Rotschreck
3 Smiling Jack, The Anarch
3 Vessel

Action (3 cards)
1 Army of Rats
2 Nose of the Hound

Reaction (34 cards)
3 Cats` Guidance
6 Eagle`s Sight
4 Enhanced Senses
2 Eyes of Argus
1 My Enemy`s Enemy
2 On the Qui Vive
3 Precognition
3 Read the Winds
2 Sense the Savage Way
3 Spirit`s Touch
5 Telepathic Misdirection

Combat (30 cards)
2 Breath of the Dragon
1 Canine Horde
4 Carrion Crows
7 Chiropteran Marauder
4 Horrid Form
2 Inner Essence
4 Starvation of Marena
4 Taste of Vitae
2 Telepathic Tracking

Equipment (4 cards)
1 Bowl of Convergence
1 Femur of Toomler
2 Leather Jacket

Event (1 cards)
1 Dragonbound

O deck é focado no Smiling Jack para um oust mais efetivo. A cripta que eu escolhi pode gerar alguma divergência. O grande número de masters se dá em função de que as vezes (quase sempre) o deck wall tem uma troca de cartas precária e ter sempre uma master na mão pra jogar é um alívio ( a promo Marrakech Codex será de muito bom grado). Vocês podem notar a imensa VARIEDADE de intercepts. Auspex + Animalism realmente é show. Mas é aquele negócio, não espere fazer amigos jogando com esse deck. A palavra mais dita quando se pilota um desses é: NÃO.

Outro tipo de wall é o wall de mesa. São decks baseados em conseguir os intercepts necessários com locations (KRCG News Radio, Rummors Mill, etc), retainers (mr. Wintrop) e equipamentos (sport bike, bloodstone, etc.). Porém não são muito efetivos contra decks swarm (baseados em muitos vampiros).

Se você está interessado em montar um desses, eu aconselho a não focar o seu deck em apenas um vampiro. Tudo bem se você basear em um vampiro mas levantar alguns ajudantes, mas um deck wall com apenas um minion fica muito vulnerável a cartas como Elder Impersonation, Pentex Subversion, Seduction, etc.

Bom, é isso, são muitas as possibilidades quando se pensa em um deck wall. Tomara que eu tenha aguçado a vontade de vocês. Mandem pedidos e idéias para posts minha gente. Comecei num trabalho novo hoje e meu tempo livre para imaginar matérias será reduzido hehe... valeu bloggers!!!

6 comentários:

  1. João, você esqueceu dos Ravnos, que além do ANI, tem o quimerismo, que tem umas 3 ou 4 cartas que tem um efeito parecido com o intercept, ou melhor, reduzir stealth.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. é, o ravnos nunca me veio a mente, mas acredito ser por que nunca vi um wall de ravnos jogando hehehe. acho que existem coisas bem melhores do que bloquear com um deck ravnos mas... realmente me fugiu essa idéia. valeu thithi!

    ResponderExcluir
  3. o deck do exemplo bloqueia muito mais do q bate
    e tem muita master, sem falar q umas delas são bem difíceis d achar (vulgo smiling jack),
    devia ter mais army of rats e ter umas fiendish tounge tmbm, são cartas mais faceis d achar caso algum iniciante queira fazer um deck como esse.
    na cripta deveria ter o anton e seu +1 intercept embutido

    Anton cel obf vic ANI AUS 8 Tzimisce

    ResponderExcluir
  4. Acredito que um deck de Akunanse poderia entrar na categoria de um deck Wall de animalismo e abombwe com um suporte de mesa...ficaria interessante pois tem fortitude e não toma Kiss, alem de aguentar pancadas e uma boa library de combate combinando as disciplinas supracitadas.
    Oque você acha João?

    ResponderExcluir
  5. pedro - bom, como eu já disse antes, são apenas idéias minhas. é como eu imaginei um deck com o qual eu gostaria de jogar. mas é claro que cada um tem as suas preferencias. eu por exemplo acho que o anton nunca entraria num wall tzi pois é um vampiro de capacidade 8 com vic básica. com relação as cartas dificeis é realmente uma opção minha botar a decklist ideal pra mim. valeu pelo comentário

    Gabriel - realmente, o Akunanse é bom sim. Mas como não me aprofundei muito nos decks de animalismo, deixei ele de fora. valeu!!

    ResponderExcluir
  6. só 2 breath of the dragon???
    coloca 12 e 12 maneuver e ve q q da...

    ResponderExcluir