quarta-feira, 29 de abril de 2009

CARDBREED: Sacred Breed

Opa galera! Semana de prova... pouco tempo pra fabricar posts. Então, trago pra vocês uma "aposta" minha pra nova edição Laibon. Um "embrace" no estilo da Third Tradition e da Creation Rites. Vamos ver o texto traduzido:
Requer um ready Magaji ou Kholo. +1 Stealth Action. Bote essa carta em jogo. Ela se torna um vampiro não único com 1 de capacidade e um nível de Abombwe. Você ainda pode procurar na sua Library, ash heap ou mão por uma Master Discipline e botar neste vampiro. Mova até dois bloods deste acting vampire para esta carta. Este novo vampiro não pode agir neste turno e é do mesmo clã do acting vampire.
E aí? Gostaram? É o meu palpite para a próxima edição. Valeu galera!!! Comentem!

domingo, 26 de abril de 2009

O SILÊNCIO QUE PRECEDE O ESPORRO

Quantas vezes vocês já viram um jogador (quem sabe você mesmo) que não tem votos suficientes na mesa ou na mão (bewitching, awe, etc...), chamar uma votação e fechar acordos bisonhos com outro jogador, só pra fazer a votação passar? E aí no descarte do fim do turno vem aquela Bewitching Oration que faria a vontade dele prevalecer nos termos. Bom, se com essa votação ele for matar a presa dele ou permanecer vivo por mais um ou dois turnos, tudo bem. Mas muitas vezes vemos jogadores se precipitando em ações, não só políticas, e se dando mal. Às vezes temos dificuldade em esperar. Mas isso não se reflete só no Vtes não, é um mal que aflige a humanidade como um todo. Temos a impressão que só pelo fato de termos uma carta na mão, que devemos usa-la neste turno sobre pena de morte caso isso não aconteça. Entenda, não estou aqui pregando um Jyhad lento e sem audácia, mas apenas estou alertando de que certas vezes, existem momentos melhor do que: “AGORA”.

O timing, assim como na comédia, é fundamental para o sucesso neste jogo. Não é só em ações políticas isto é verdadeiro. Com um deck de Rush por exemplo: Finalmente vem aquela Haven Uncovered na sua mão. Você sem pensar duas vezes (infelizmente) sapeca ela em cima do principal vampiro da sua presa. Só que alguns segundos depois você nota que um vampiro seu está vazio e o outro tem apenas 1 de sangue que não será o bastante para baixar o vampiro alvo. No turno seguinte sua presa sorrindo faz uma +1 stealth action e queima a Haven. Não teria sido bem melhor esperar um turno para ir com tudo pra cima? Com certeza! E ainda estamos deixando um fator importantíssimo e que me inspirou (junto com O Rappa) a nomear este post: a calma antes da tempestade.

Um turno de hunt ou sem fazer nada em um deck de B&S pode fazer com que sua presa entenda que você está sem cartas boas na mão e ficar mais soltinho.... menos preocupado com você. Mais uma vez o blefe se mostra fortíssimo, possibilitando um turno seguinte matador, literalmente matador. Não se prenda aos exemplos que eu dei aqui. A variante do timing é relevante em qualquer estratégia/deck. Saber o momento certo do golpe é uma das coisas mais importantes em um duelo. Blza? Então... falando nisso... que horas são? o.O

quarta-feira, 22 de abril de 2009

PARÓDIA: RITA LEEOVANNI

Olá galera! Vamos rir um pouquinho? Fiz uma paródia da música Mania de Você da Rita Lee (ovanni)... ve aí se ficou legal:

Meu bem não vou usar disciplina tosca.
Tipo Mytherceria ou aquela da onça.
Só uso o melhor, na caveira vou beijar.
No meu diário vou escrever loucuras.

Te mando pra torpor com necromancia.
O bafo do tanathos deixa a presa macia.
Possuindo você, a minha horda eu vou chamar.
Os shamblinhos vão fazer loucuras.

É muito melhor quando o bloqueio falha.
Queimando o cabelo pra bleedar você!
Muito melhor bater com a mão morta.
Sem poder prevenir e pior pra você!

domingo, 19 de abril de 2009

REDLIST: The Lasombra

Olá pessoal! Hoje nosso entrevistado é muito especial. Não, não é o antedeluviano... é o dono de um dos sites mais importantes de V:tes do mundo: http://www.thelasombra.com/ . Quem não conhece, vale a pena entrar pra ver. Tem vários decklists, artigos, entrevistas... támbém tem vendas, mas atualmente ele não vende mas pro Brasil, graças aos nossos queridos Correios e Receita Federal... fdps... Bom, vamos à entrevista:
Nome e idade por favor?
Jeffrey Thompson, 38
Onde mora atualmente?
Atlanta, Georgia USA
Você joga ou já jogou o RPG Vampire: The Mascarade?
Eu mestrava logo quando foi lançado.. mas não jogo a muito tempo...
Joga ou já jogou algum outro card game?
Eu jogava alguns dos primeiros card games que apareceram, mas atualmente só Vtes.
Em que ano começou a jogar Vtes?
Agosto de 1994
Quais seus maiores títulos?
DragonCon, um torneio onde o prêmio era ter seu rosto como base da arte de um vampiro: Adonai - Salubri Antitribu
Qual o primeiro deck que você teve?
Meu primeiro deck bom foi um Malk B&S
Qual tipo de deck você prefere?
Qual tipo de deck você nunca montaria?
Já montei praticamente todo tipo de deck...
Me diga a característica que mais te atrai no Vte
s.
Competição com bons jogadores
Você mudaria alguma coisa no jogo? (cartas lan
çadas, banidas, regras...)
Não lançaria mais cartas com efeitos pós diablerie ( Blade Clot, Cloak of Blood, Dismemberment of Osiris, Fire on the Mountain, The Hunt Club, Rebirth, Stealing Years, Subdued by the Blood)
Me diga um ponto forte seu como jogador.
Conhecimento sobre outros jogadores e oque os decks deles podem fazer.
E agora um ponto fraco.
Não gosto de ter que explicar tudo pra outros jogadores. Gosto de jogar mesas onde os jogadores saibam o que deve ser feito.
Qual deck você acha que simboliza melhor sua jornada no Vtes até hoje?
Um desses:
Manda um recado pro pessoal do blog e pros novos jogadores.
Bem vindos a um ótimo Jogo! Carpe Noctem!
É isso ai galera! Gostaram? Valeu então!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

OS TRÊS TEMORES

E aí jogador de jyhad... então você é um pós-neofito que já conseguiu seus primeiros GWs e quem sabe até algum torneio já lhe caiu no colo. Obviamente você já tem seu deck preferido e com a ajuda de outros jogadores experientes você acertou ele a seu gosto e confia nele para não fazer feio nos grandes torneios. Nos torneios você vai bem, consegue alguns Vps mas esbarra sempre nos mathuselahs. Mathuselahs são aqueles jogadores que já têm bastante tempo de jogo e que já conquistaram títulos, respeito e principalmente o MEDO de todos os outros. Sempre que você começa alguma mesa com um ou mais deles já se sente derrotado e pensando em como durar mais um ou dois turnos. Mas porquê? Se o seu deck tem sua confiança e você o domina e o pilota de maneira satisfatória? Porque geralmente, meu amigo, os Mathuselahs detêm o poder dos Três Temores. Uma combinação de medos psicológicos que travam a iniciativa de jogadores menos experientes. Esses três temores são: Comunicação, Aparência e Desafio. Vamos explicar melhor isso.

Não Tema a Comunicação: Quem não comunica se trumbica, já dizia o saudoso Chacrinha! É meu caro, analise bem o seu grupo de jogo e veja se eu não estou certo: todos os Mathuselahs têm um table talk (papo de mesa) apurado e convincente. O papo não precisa ser agressivo do tipo “Cara, se você votar contra mim, eu atravesso a mesa e mando todos seus vampiros pra torpor”. Ele ainda pode ser manso e dissimulado como “cara, você faz o que quiser, só que eu, se fosse você...”. Na comunicação também vemos a feitura dos acordos. Quase sempre, quem propõe o acordo, sairá na vantagem ou pelo menos pensa isso. Não se deixe levar por acordos abusivos que obviamente vão te prejudicar ou ainda castrar seu deck por completo. Se você é um Malk B&S, dificilmente aceite um acordo do tipo “você não me bleeda por seis turnos e....”. Entenda, as exceções existem, mas não se deixe manipular por medo. E lembre-se, geralmente quem fala muito, está inseguro ou ainda querendo evitar alguma coisa. Um deck de combate que ladra muito e promete baixar todos os vampiros de alguém, pode estar com a mão cheia de masters e estar blefando, querendo evitar um combate pífio. Ou ainda um de voto pode ameaçar seu predador com 5 Kines pra trás, sendo que ele mesmo só tem um na mão. Se você confia no seu deck, pague pra ver!

Não Tema a Aparência: A pouco tempo, aqui no Rio, existia um deck chato baseado no nosso querido Justicar: Jaroslav. O deck era um wall calcado em melee weapons e Second Traditions. O deck tinha pelo menos 12 Second Traditions e ganhou vários torneios. Dificilmente o Jaroslav saia “quebrado” de um combate. A fortitude dele, além de poupa-lo do Kiss of Rá, também o ajudava contra as pancadas da vida. Então, quando o Jaroslav estava equipado com uma Leather Jacket e uma Sengir Dagger ou Crimson Sentinel, o pavor era tanto que nem mesmo tentávamos agir. Ele ficava lá, paradão, rindo pra gente. Pois não tema a aparência meu amigo! Nenhum deck é perfeito. Por mais que, de repente, seu predador seja um Lasombra de bleed, tenha 4 vampiros ready e você tenha apenas 10 de pool, não perca as esperanças. Mesmo sabendo que o deck do seu predador é cheio de stealth e cheio de bleed, não é certo de ele ter os dois no momento certo. Não entregue seu jogo antes de morrer só porque a mesa “parece” ruim pra você. Ninguém morre de véspera.

Não Tema o Desafio: Este último é uma junção de todos os fatores que fazem um grande jogador. Toda a Fama conquistada por um Mathuselah tem seu lado positivo. Tendemos a achar que só porque o jogador ao nosso lado já conquistou dezenas de mesas, que ele vencerá esta também e que não temos nenhuma chance contra ele. Sério, eu já vi mesas em que bastaria apenas a foto do Mathuselah Famoso em cima do deck e pronto... o GW era dele. Não importa se é o Cain te predando meu amigo. Você só está fora da mesa quando seu pool for zero.

Esse recado é tanto para alertar contra estes medos, mas também para mostrar fatores que podem levar você a ser um grande jogador. Você pode usar esses medos a seu favor e assim se transformar em um mathuselah respeitado e com títulos. Só se lembre de mim quando isso acontecer e vote a meu favor numa blood hunt hehehe... valeu galera! Não se esqueçam: Sorte não é um fator. Esperança não é uma estratégia. Medo não é uma opção...

terça-feira, 14 de abril de 2009

BAZAR

Fala pessoal! Adicionei um link ali embaixo com minhas cartas a venda no Mercado Livre: (http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_43304715).

Entrem lá e de repente tem alguma coisa que vocês precisam. Valeu!

domingo, 12 de abril de 2009

BLOODLINERS: KIASYD

Amigos e amigas desta pós vida maravilhosa chamada JYHAD. Daremos seqüência hoje a nossa intrépida jornada através das linhagens vampíricas. O grupo que analisaremos hoje será os Kiasyd. As origens da estranha linhagem Kiasyd se perderam no decorrer dos séculos, mas sua afeição pelo esplendor e seus curiosos poderes levam alguns Cainitas a suspeitar que suas raízes se encontram no clã Lasombra. A teoria mais difundida atribui sua criação a experiências profanas com o sangue de Fadas e pactos proibidos com demônios. Qualquer que seja a verdade, o resultado é uma das consanguinidades mais estranhas encontrada em vampiros no Mundo das Trevas. Dentro do V:tes os Kiasyd são todos sabbat e todos têm uma fraqueza: Cold Iron Vulnerability. Que diabos é isso??? Bom, devido a sua essência de sangue de fadas (úi!) eles levam dano agravado de armas feitas de Cold Iron (ferro bruto). Realmente né... fadas levando ferro... bom deixa pra lá! Isso não é uma grande desvantagem, visto que existem apenas duas weapons feitas de Cold Iron no Jyhad (Poker e Banshee Ironwail). As disciplinas dos Kiasyd são: Dominate, Mytherceria e Obtenebration. A Mytherceria é uma disciplina interessante, como veremos mais para frente. Vamos dar uma olhada nos vampiros mais relevantes e nas cartas deste clã:

Crypt:

Julia Prima: aus myt DOM OBT, (G2) – Julinha pode bleedar qualquer mathuselah na mesa. Pode parecer bobo mas as vezes serve como uma arma de barganha e/ou chantagem fortíssima. E também, uma vez em cada ação pode queimar um de sangue para ganhar +1 bleed.

Marconius: pot DOM MYT OBT, (G2) - Archbishop of Strasbourg, paga –1 blood para cartas de Mytherceria e tem +1 strength.

Library:

Kiasyd

Chanjelin Ward: Master, R – Ações diretas a este vampiro custam +1 blood. Você pode queimar esta carta para fazer uma ação direta a este vampiro falhar. Cada vampiro só pode ter uma Chanjelin Ward. Parecida com a Secret Passage né...

Covincraft: Reaction, C – Esta reação te dá duas opções. Ou você reduz um bleed contra você em 1 ou ela te da 4 votos durante um referendum.

The Grandest Trick: Action Modifier, 2 blood, R – Muito ruim.. não vou nem comentar.

Riddle Phantastique: Action, 2 blood, R – Essa sim é Show. Bote esta carta em um aliado ou em um vampiro mais novo que não seja malk nem malk antitribu. Ponha X counters nesta carta, onde X é a metade da capacidade desse Kiasyd. O minion com essa carta queima 1 counter dela invés de desvirar durante a untap phase. Só que você não pode jogar esta carta enquanto tiver outra já em jogo.... mas mesmo assim eu acho que é forte e que tem slot pra ela sempre.

Song of Pan: +1 stealth action. Unique, 1 pool, C – Bote esta carta em jogo e desvire o acting kiasyd. Todos seus Kiasyd têm +1 bleed. Durante sua discard phase queime esta carta e de um de dano imprevinivel em todos os seus kiasyds que não bleedaram com sucesso neste turno. Legalzinha também...

Mytherceria

Absorb the Mind: Combat, C – No inferior é um strike ranged de roubar 1 de blood. No superior, além disso, você também rouba uma master discipline do oposing vampire e bota no seu kiasyd. Muito LSD na mente da galera da White Wolf pra bolar essa carta hein... hehehe

Aura Absorption: Reaction/Action Modifier, C – No inferior +1 intercept. No superior +! Stealth.

Basilisk`s Touch: Combat, 2 blood, R – Jogue essa carta antes do Range em um combate com um vampiro mais novo ou um aliado. No inferior, se qualquer dano de hand strike deste kiasyd for inflingido com sucesso, o oposing minion vai pra torpor. No superior, o caboclo ainda queima 1 blood a mais. Chatinha hein....
Darkling Trickery: Combat, R – Manuever ou press no inferior. No superior essa carta reduz todo dano ranged de um strike de uma weapon a zero e o oposing minion toma 1 dano no strike resolution.

Earth Swords: Combat, C – 2R no inferior e 3R no superior.

Fae Contortion: Action Modifier/Combat, C – No inferior ela pode te dar um manuever ou entao cancelar uma grapple card. No superior te da +1 stealth. Eita cartinha boa...

Folderol: Reaction, C – No inferior, reduz um bleed contra você em 1. No superior, além disso, mas pode ser contra um bleed em qualquer mathuselah.

Goblinism: +1 Stealth action, R – No inferior você procura na sua library por uma location ou um equipamento que vira uma locatoin em jogo (ex: Palatial Estate). Mostre para todos os jogadores e bote na sua mão. No superior, além disso, se a carta for um Haven você pode botar já neste acting vampire pagando o custo e obedecendo a todos os requerimentos, claro... não vai querer botar uma Ankara Citadel na sua Julia Prima né...

Pandora`s Whisper: +1 stealth action, C – Não reponha esta carta até sua próxima untap. No inferior você compra 5 cartas e faz todos os outros jogadores comprarem duas. No superior, além disso, mas invés de descartar o excesso você pode botar qualquer número de cartas no topo da sua library.

Redcap Wilder: Retainer - Changeling with 2 life, 2 blood, R – No inferior, vampiros abaixo de 7 pagam 1 de blood para tentar bloquear esse vampiro. No superior, além disso, mas esta carta custa –1 blood. Fraquinha...

Steal the Mind: Action, 1 blood, R – No inferior, bote esta carta em um ready minion. Este acting kiasyd tem +1 intercept contra o minion escolhido. Qualquer minion pode queimar essa carta como uma D action. No superior, além disso, o minion escolhido tem –1 bleed quando bleeda o controlador deste acting kiasyd. Interessante...

Stone Travel: Action Modifier, C – No inferior +1 stealth. No superior, além disso, se a ação mesmo assim for bloqueada esse vampiro pode escolher cancelar o combate resultante. Fortíssima.

Bom, acredito que quando você viu quais são as disciplinas dos Kiasyd, você pensou logo nos lasombra. E por isso, a maioria dos decks Kiasyd que você achar por aí será de B&S. Veremos um destes a seguir:

Deck Name: Kiasyd B&S - G34
Created By: Joo
Crypt: (12 cards, Min: 18, Max: 30, Avg: 6)
-------------------------------------------
2 Dame Hollerton myt DOM OBT 5 Kiasyd
2 Omme Enberbenight cel dom MYT OBT 7 Kiasyd
2 Pherydima obt pot DOM MYT NEC8 Kiasyd
2 Quincy dom myt obt 4 Kiasyd
2 Roderick Phillips March cel obt tha DOM MYT7 Kiasyd
1 Banjoko obt pot DOM 5 Lasombra
1 Ermenegildo pot DOM OBT 5 Lasombra

Library: (90 cards)
-------------------
Master (17 cards)
1 Blood Doll
3 Capitalist
2 Chanjelin Ward
1 Direct Intervention
2 Dominate
1 Dreams of the Sphinx
2 Obtenebration
1 Parthenon, The
1 Secure Haven
3 Vessel

Action (16 cards)
2 Sanguine Instruction
5 Govern the Unaligned
5 Scouting Mission
2 Riddle Phantastique
2 Song of Pan

Action Modifier (32 cards)
7 Threats
4 Command of the Beast
4 Conditioning
3 Seduction
6 Stone Travel
3 Shadow Play
3 Shroud of Night
2 Tenebrous Form

Reaction (8 cards)
3 On the Qui Vive
5 Deflection

Combat (9 cards)
2 Darkling Trickery
2 Earth Swords
5 Oubliette

Combo (8 cards)
4 Aura Absorption
4 Fae Contortion

Eu optei por usar Scouting Mission e Threats pois não temos a Path of Night para reduzir o custo das cartas de Obtenebration, então... mas se você achar que não vai fazer diferença, faça do seu jeito. Lembrete: caso você tenha uma presa ou um predador com Immortal, guarde as Fae Contortion para o combat e use outros stealths.

A seguir veremos um deck meio diferente, um semi-wall bem interessante:

Deck Name: Kiasyd semi-wall
Created By: Joo
Crypt: (12 cards, Min: 19, Max: 36, Avg: 6,75)
----------------------------------------------
2 Quincy dom myt obt 4 Kiasyd
2 Kassiym Malikhair dom for MYT OBT 6 Kiasyd
2 Julia Prima aus myt DOM OBT 7 Kiasyd
4 Marconius pot DOM MYT OBT 9 Kiasyd
1 Guido Lucciano dom obf OBT 5 Lasombra
1 Aurora Van Brande dom for pot OBT 6 Lasombra

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
1 Rumor Mill, Tabloid Newspaper, The
1 KRCG News Radio
1 Pentex Subversion
1 Rack, The
1 Powerbase: Barranquilla
1 Powerbase: Montreal
3 Vessel
2 Blood Doll
2 Special Report
1 WMRH Talk Radio
2 Obtenebration

Action (11 cards)
4 Steal the Mind
2 Graverobbing
3 Bum`s Rush
2 Riddle Phantastique

Action Modifier (2 cards)
2 Stone Travel

Reaction (16 cards)
4 On the Qui Vive
2 Forced Awakening
1 Wake with Evening`s Freshness
5 Deflection
2 Redirection
2 Obedience

Combat (29 cards)
2 Darkling Trickery
6 Earth Swords
2 Basilisk`s Touch
4 Taste of Vitae
4 Entombment
4 Arms of the Abyss
3 Trap
4 Target Vitals

Equipment (5 cards)
1 Palatial Estate
3 Leather Jacket
1 Ivory Bow

Combo (11 cards)
4 Fae Contortion
7 Aura Absorption

A Steal the Mind é muito legal. Acho que o combate é razoável também. Mais uma vez as Combo cards fazem um trabalho importantíssimo. Fea Contortion pra garantir o Entombment, a Aura Absorption pra ajudar num graverobbing ou numa Steal the Mind... enfim, divertido e efetivo. Espero que vocês tenham tido uma boa idéia do clã e que eu tenha ajudado. Até mais a próxima galera! Descartando e seguiu...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

NOVAS PROMOS 2009 - Parte 2

Fala aí pessoal. Foram liberadas mais 4 promos para este ano, são elas:
SchreckNET
Cardtype: ActionClan: Nosferatu+1 stealth. Unique.If this Nosferatu's capacity is 6 or more, he or she untaps. Put this card in play. Whenever a referendum succeeds, you may tap this card to look at any Methuselah's hand.
Inceptor
Cardtype: MasterUnique master.Put this card on a vampire of capacity 1, and put three cards from your hand, ash heap or library on this card, face up but out of play. This vampire may play other copies of these cards as if he or she had the Discipline required (if any) at superior.
Abactor
Cardtype: Action+1 stealth hunt action.Gain 5 blood. After successful resolution, a referendum is called to call a blood hunt on this vampire (independent of the action, just as if he or she had committed diablerie).
Salt of Thoth
Cardtype: ReactionClan: TremereCost: 2 bloodUsable by a tapped Tremere. Cause a (D) action targeting a location you control to fail and put this card on that location. You may burn this card to cause a (D) action targeting this location to fail.
Esse "Abacate" aí é meio doido hein... 0.O
A SchreckNET (pqp que nome hehe...) talvez entrasse no meu deck de Parity Shift, o dificil é arrumar slot... Slot... Schreck.... entendera? ; D
E vocês? O quê acharam? Fui!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

CARDBREED: Midnight Ambush



Fala aí pessoal. Hoje é a estreia de mais um quadro aqui do nosso blog chamado: CARDBREED. Descobri semana passada um site onde vc monta suas cartas de uma maneira bem simples e prática. Muita gente já conhecia mas eu só fui ser apresentado a pouco tempo hehe. Endereço é: http://dnn.vtes.net/ no ícone CreaCartas. Me amarrei em criar cartas e hoje vocês vão conhecer a primeira.
O nome é Midnight Ambush. É uma master que requer Assamita e custa 1 de pool. Escolha até X minions da sua presa, onde X é o número de locations controladas por ele ou ela. Durante esta minion phase a seguir seus ready assamitas podem entrar em combate com o minions escolhidos como uma +1 stealth Action. Sua presa queima 1 de pool para cada minion mandado pra torpor ou queimado desta maneira.
Flavor text: "Nós podíamos ouvir seus gritos... tão alto quanto nossas rizadas..." Yiazid Tamari, Assamite Seraph
O texto em inglês é: Choose up to X minions controled by your prey where X is the number of locations he or she controls. During the next minion phase every ready Assamite you control can enter combat with the chosen minions as a +1 stealth D action. Your prey burns 1 pool for each minion burned or sent to torpor during this minion phase.
"We could hear their screams... so loud as our laughs...Yazid Tamari, Assamite Seraph
E aí? Gostaram? Entrem lá e façam as suas. Me mande por email que se for legal eu posto aqui. Valeu! Até mais pessoal!

sábado, 4 de abril de 2009

GLOSSÁRIO VTES: Combat Rush

A estratégia de Rush, entrar em combate direto com outros minions e espanca-los, não é muito indicada para jogadores iniciantes. Eu indicaria mais para um nível pós-neófito, quando o jogador já tem uma noção maior do jogo. O mathuselah deve ter discernimento e saber em quem atacar. Se por um lado seu objetivo é matar sua presa, por outro, em muitas mesas seu predador será uma grande ameaça e deverá ser controlado. Certas vezes até será necessário atravessar a mesa e “podar” seu próprio crosstable. Poder “doutrinar” a mesa é bem legal, mas nem tudo ocorre como o desejado. Vamos ver o que um deck de rush teme?

- Combat Ends e Prevenção de Dano: Quase sempre um deck tem duas possíveis estratégias de combate: ofensiva e defensiva. Sendo você um deck de rush, presume-se que a sua seja a ofensiva. Cabe a você se precaver contra estratégias defensivas como o Combat Ends e as Prevenções de Dano. Cartas como Majesty, Oubliette e No Trace, terminam o combate como Strike. Seu deck de rush será fraco se não dispuser de cartas como Immortal Grapple, Psyque e Telepathic Tracking. Estas, e algumas outras, impedem ou “anulam” o strike de combat ends. Eu realmente não aconselharia ninguém a fazer um deck de Rush que não tenha cartas contra o fim de combate, a não ser por algumas exceções. Já a prevenção de dano é mais complicada. Não tem muita estratégia contra não, a não ser bater, bater e bater denovo!
- A quem atacar?: Como dito no primeiro parágrafo, nem sempre sua presa será a escolha mais inteligente de ataque. Imagina você tendo como presa um ventrue de voto predando seu cross que é um wall tzimisce. A princípio seu Vp está encaminhado sem precisar de muitos rushes de sua parte. Já seu predador é um setita nervoso lotado de reckless agitations. Em quem atacar? Claro que nas cobrinhas né? Já vi muitos decks de rush sucumbirem em meio à dúvida de quem atacar. Essa decisão nem sempre é fácil como no exemplo que eu dei.
- Cartas de evitar combate: Estas famigeradas são em sua maoiria Masters ( Secure Haven, Secret Passage, etc.) ou reactions (Obedience, Voice of Madness, etc.). Bom, contra essas aí não tem mesmo muuuuito o que fazer. Uma dica que eu dou é botar uma Secure Haven no seu deck de rush. Assim você contesta uma que esteja te atrapalhando e pode agir livremente.

Muitas são as disciplinas que fazem parte do universo Rush, mas as que mais se fazem presente são: Potence e Celerity. As duas juntas ou uma delas combinada com outras lhe trazem uma gama bem grande de possibilidades. Porém um deck de Rush tem algumas cartas que eu acho fundamentais para seu funcionamento efetivo:

- Fame.
- Haven Uncovered.
- Cartas de rush: Ambush, Harass, Bums Rush, Rumble, etc.
- Dragonbound.
- Tension in the Ranks

Esses cinco componentes devem estar presentes, caso seu deck queira realmente ser Tier 1 (fodão). Existe um tipo de deck que se chama Turbo Rush. É geralmente calcado em um vampiro alto e que possua algum mecanismo de untap (freak drive, forced march, etc.) Este deck consiste de um vampiro fazer várias ações de rush no mesmo turno, lembrando que este não pode usar a mesma carta para tal ação. Bom, vamos então a um deck Clássico para ilustrar o que eu disse até agora. Trate-se de um deck de Potence e Celerity grupo 2 e 3 calcado no “casalzinho” mais danado do jyhad: Theo Bell e Beast:

Deck Name: “O Theo ta namorando a Besta! O Theo ta namorando a Besta!”
Created By: Joo Maselli Gouvêa
Crypt: (12 cards, Min: 14, Max: 28, Avg: 5,66)
----------------------------------------------
1 Amelia CEL POT PRE 7 Brujah Antitribu
2 Beast ♥ ani cel OBF POT 7 Nosferatu Antitribu
2 Theo Bell ♥ cel dom pre POT 7 Brujah
1 Gengis aus cel pot 3 Brujah
1 Jacob Bragg cel pot 3 Brujah Antitribu
1 Jeremiah Noble obt pre CEL POT 6 Brujah Antitribu
2 Jimmy Dunn for CEL POT 4 Pander
1 Pug Jackson for pre CEL POT 6 Brujah
1 Richter for pre CEL POT 7 Brujah Antitribu

Library: (90 cards)
-------------------
Master (17 cards)
1 Warzone Hunting Ground
3 Blood Doll
2 Celerity
2 Fame
2 Haven Uncovered
1 Rumor Mill, Tabloid Newspaper, The
1 Secure Haven
1 Tension in the Ranks
3 Vessel
1 WMRH Talk Radio

Action (12 cards)
3 Ambush
4 Bum`s Rush
3 Harass
2 Rumble

Reaction (5 cards)
2 Forced Awakening
2 On the Qui Vive
1 Delaying Tactics

Combat (47 cards)
4 Blur
4 Disarm
2 Flash
7 Immortal Grapple
3 Psyche!
4 Pursuit
2 Sideslip
5 Slam
8 Taste of Vitae
8 Torn Signpost

Ally (1 cards)
1 Gregory Winter

Equipment (3 cards)
3 Leather Jacket

Event (1 cards)
1 Dragonbound

Combo (4 cards)
4 Resist Earth`s Grasp

O deck é puro rush. Bate até dizer chega. Optei por vampiros não muito altos, para não gastar muito pool e poder levantar uns 3 sempre. O deck fará pool, se tudo der certo, graças às Blood Dolls e Vessels. Sem mais delongas, é isso aí pessoal! Deck de rush é bem divertido, mas você precisa jogar bem pra conseguir levar os seus Vps. Valeu? Então toma o Disarm, desce pra torpor, perde os três da Fama e tchau!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

NOVAS PROMOS

Oi pessoal! Estas são as 4 novas promos que vêm por ai. Dá uma olhada:

InceptorCardtype: Master

Unique Master.Put this card on a vampire of capacity 1, and put three cards from your hand, ash heap or library on this card, face up but out of play. This vampire may play other copies of those cards as if he or she had the Discipline required (if any) at superior

The Marrakech CodexCardtype: Master

Unique Master.Tap to look at and reorder the top four cards of your library. Any vampire may steal this card for his controlled as a (D) action.

RubiconCardtype: Action+1 stealth action.

Requires a titled vampire.(D) Burn a younger non-titled vampire who has burned one of your non-Red list vampires since your last turn.

The Fourth CycleCardtype: Event

Requires at least two other Gehenna cards in play.When this card is played, burn all Gehenna cards and conviction cards, and send all vampires with capacity 3 or less in torpor. No Gehenna cards may be played while this card remains in play.

Mais uma carta de "Magic" essa Marrakech Codex... quero pro meu Osebo. Valeu!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

REDLIST: Ricardo Marta, Prince of Lisbon

Bom galera, na segunda edição da nossa série de Redlists, vamos conhecer um jogador de além mar, o príncipe de Lisboa, Ricardo "Gambas"Marta:
Nome e idade por favor?
Ricardo Marta, 31

Onde mora atualmente?
Lisboa, Portugal

Você joga ou já jogou o RPG Vampire: The Mascarade?
Sim, gosto bastante do RPG, já joguei quer como jogador, quer como GM, mas tenho poucos conhecimentos para poder fazer uma boa crónica como GM. No entanto, a minha melhor recordação foi uma aventura que joguei durante alguns anos, como jogador, do RPG Vampire: Dark Ages.

Joga ou já jogou algum outro card game?
Atualmente só jogo V:TES, mas já joguei Magic, Legend of the 5 Rings, Battletech e Dune.

Em que ano começou a jogar Vtes?
1996, no entanto tive um hiato de alguns anos e recomecei em 2000.
Quais seus maiores títulos?
O décimo lugar no ranking mundial limited.

Qual o primeiro deck que você teve?
O meu primeiro deck (em 1996) foi algo que se assemelhava a Toreador, era um deck politico, mas como eu tinha poucas cartas, usava muitas cartas más e inúteis. Mais tarde, quando recomecei a jogar, comecei com o deck pré-construído de !Brujah (tinha dado as minhas cartas todas a um amigo meu e ele depois arranjou-me algumas cartas quando recomecei a jogar).

Qual tipo de deck você prefere?
Depende do estado de espírito, não tenho um estereótipo de deck ou clã de preferência, gosto de decks incomuns, com os quais me divirto a jogar e que ninguém está à espera.

Qual tipo de deck você nunca montaria?
Não gosto de dizer que nunca farei um determinado tipo de deck, um dia poderia ter de engolir estas palavras, estou sempre à procura de novos desafios.

Me diga a característica que mais te atrai no Vtes.
O desafio na criação de decks, pois não existem decks perfeitos e isso obriga-nos a equacionar as potencialidades e fraquezas dos mesmos quando os criamos, muito passa pela criação do deck, o resto é sorte e lábia. Um bom jogador concentra na lábia, o que lhe falta no deck.

Você mudaria alguma coisa no jogo? (cartas lançadas, banidas, regras...)
Sim, não gosto de ler nos fóruns oficiais respostas do género “o espírito com que a carta A foi criada não é esse”. Algumas cartas, clarificações e regras deveriam de ser menos flexíveis, actualmente com a facilidade com que mudam o sentido às mesmas, dão abertura a que existam várias interpretações e muitas vezes acabam por se contradizer. Quem cria as cartas e mecânicas de jogo tem de dar a cara e assumir que está errado, pois ninguém se consegue lembrar de todas as cartas já criadas e perceber se a carta A ou B vai ser demasiado forte. Banir cartas é mau, banir uma carta por um erro de criação é péssimo, quando muito devem criar erratas para evitar que as cartas se tornem inúteis.

Me diga um ponto forte seu como jogador.
Acho que não tenho nenhum, não me considero um bom jogador, ainda hoje aprendo muito quando jogo, mas acho que consigo ler bem uma mesa.

E agora um ponto fraco.
Indeciso, quer no jogo quer na construção de decks, sou capaz de ter cartas suficientes para fazer decks que ganhem em todos os torneios, mas não sou capaz de me centrar no básico.

Qual deck você acha que simboliza melhor sua jornada no Vtes até hoje?
Euro-Brujah. Ou por outras palavras, Brujah com Dominate. Tenho um deck destes que é na prática um toolbox, tem combate, tem votos, tem intercept, tem bleed, tem stealth, já foi a 5 finais, ganhou uma e tenho dois segundos lugares. É um deck muito equilibrado.

Manda um recado pro pessoal do blog e pros novos jogadores.
Qualquer jogador de V:TES, novo ou velho, tem de perceber que nada é impossível. Outra coisa que tem de perceber é que os jogos de V:TES não são o escape para uma semana má, nem devem de servir para descarregar fúria, senão isso afasta jogadores e cria mau ambiente. São vários os novos jogadores que tenho encontrado em torneios e que nos ensinam pelas suas atitudes, porque não tem vícios, porque tem a cabeça mais limpa, jogam mais atentamente, lêem as cartas, coisa que muitas vezes jogadores mais antigos não fazem. Deixo um conselho a todos, não desistam só porque um jogo vos corre mal, não desistam quando o jogo vos parece perdido, com um de pool ganham-se torneios, a prática é a vossa melhor amiga, pratiquem muito, pratiquem o mais que puderem com o vosso deck, só assim poderão obter o melhor rendimento do mesmo. E lembrem-se, na mesa os inimigos e os aliados, mudam a cada jogada.
Muito obrigado caro Gambas! Sábias palavras. Espero que vocês tenham gostado também! Valeu galera!
ps.: Pagaram o ponto do Leandro?