terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

I AM AN ANARCHIST!!!

Atendendo a inúmeros pedidos (apenas o Dragos se manifestou rsrs...) vamos dar uma olhadinha nos anarchs. Antes de mais nada, eu gostaria de mais uma vez salientar a importância de conhecer os meandros deste jogo para quem quer se tornar um jogador top. Mesmo que você não queira montar decks laibon ou anarch, etc... por estar muito feliz com seu Brujah de Rush ou seu Malk B&S, é sempre bom estar atento às possibilidades. Vai que você começa uma mesa num campeonato e de repente sua presa levanta um Akunanse, ou então um Anarch Convert. Como fica sua estratégia de jogo? Como você vai se comportar nos primeiros turnos? Como em todos os jogos, o elemento surpresa é fortíssimo no Jyhad. E então pense pelo outro lado: e se fosse você levantando o Uchenna por exemplo, como isso afetaria a mesa? Será que seus inimigos saberiam como se comportar? De repente durante os primeiros turnos, enquanto eles não compreendessem seu deck, você obteria vantagens que encaminhariam você ao GW. Bom, chega de blá blá blá. Vamos conhecer um pouquinho os Anarchs. Anarch é uma seita, ou melhor, é a falta de uma. Um vampiro anarch é automaticamente independente. Porém não pense você que pelo simples fato destes vampiros serem anarquistas, que eles são desorganizados e sem força, muito pelo contrário. Existe um título típico que é o Baron ( 2 votos). Este título é vinculado a uma cidade e contesta com um arcebispo ou príncipe da mesma. Existem inúmeras cartas interessantes para anarchs, porém, antes de conhece-las iremos ver as formas mais tradicionais de se transformar um vampiro em anarch:

Ação: Caso você não saiba, todo vampiro NÃO TITULADO, pode se transformar em anarch simplesmente anunciando uma ação +1 stealth que custa 2 de blood. Se for bem sucedido ele vira anarch. A partir daí, enquanto você controlar um ready anarch, seus outros vampiros precisarão pagar apenas 1 blood pela mesma ação.

Go Anarch: Neste caso também é uma ação, mas embutida em uma carta. As vantagens são: Não custa blood e o vampiro destapa no fim da ação.

Galarics Legacy: Esta é uma master trifle que transforma o caboclo em anarch.

Seattle Committee: Outra master. Tape ela durante sua master para fazer o serviço. Show de bola.

Twilight Camp: Master. Ela entra com 4 counters. Quando um vampiro não titulado entra em jogo vindo da sua uncontroled, você pode queimar um counter desses para transforma-lo em anarch. Você também pode queimar um counter dessa carta para adicionar um blood em um anarch seu como uma master fase action.

Anarch Convert: Esse é um meio interessante e ao meu ver, o mais eficiente para anarquisar. Um vampiro anarch, sem disciplinas, de 1 de capacidade e que pertence a qualquer grupo de cripta. Quando ele entra em jogo você pode remove-lo de jogo para transformar qualquer vampiro não titulado seu em anarch e ainda chamar um outro vampiro da cripta ou ganhar 1 de pool.

Legal né? Vocês viram que é fácil se tornar um anarquista. Mas e depois? Fazer oque? Tudo! Uma vez decidido a montar um deck anarch você tem todas as opções para fazer um baralho divertido e competitivo. Porém cuidado. Não é porque você vai montar um baralho anarch que 80% da sua library deva ser voltada para isso. O conselho que eu dou é usar o trait como um plus. Se você começar a entulhar cartas de anarch e esquecer que de repente existem cartas tradicionais melhores, você corre o risco de tornar seu deck fraco e sem volume de jogo.
Uma peculiaridade nas cartas de disciplinas para anarchs é que elas são sempre compostas por 3 disciplinas. Todas no nível básico.
Como existem dezenas de cartas para anarchs, vamos analisar apenas as melhores que não requerem disciplinas:

The Anarch Free Press: Master / 1 pool. Tape para ganhar +1 de intercept ou para dar mais um blood a um anarch que caçou.

Anarch Railroad: Master / 2 pool. Tape para dar +1 de stealth para seu anarch.

Anarch Revolt: Já conhece né?

Body Bag: Equipamento / Haven. O anarch com esse equipamento pode queimar 2 blood para fazer uma ação direta a ele falhar.

Chameleon: Ação / X blood / +1 stealth. Tome o controle de um vampiro de capacidade X que veio para jogo desde a sua última minion fase e ele se torna anarch. Muito interessante.

Club Illusion: Master / 1 pool. Sempre que um anarch bleedar ele pode pagar 1 de blood para ganhar +1 de bleed.

Constant Revolution: Ação Única / +1 stealth. Funciona como uma smiling jack, só que invés de poder pagar o número de contadores em blood, o mathuselah pode pagar descartando cards. Forte também.

Crypt's Sons: Retainer Único / 1 pool / 3 life. Sempre que o anarch for bloqueado ele pode queimar um life do Crypts sons para cancelar o combate e continuar a ação. E esse retainer ainda inflige 1R em cada round de combate. Maneríssima né?

Fee Stake Cards: Ação / +1 stealth. Requer um anarch acima de 4. Tem 6 ao todo, todas filiadas a uma cidade. Se a ação passar o vampiro vira barão e com isso ganha 2 votos e se ele for do clã citado na carta ganha +1 voto para referendos que ele chamar. Qualquer vampiro pode chamar um referendo para queimar esta carta onde títulos non-anarch valem –1 voto.

Groundfighting: Combate. Repõe apenas após o combate. Manuever, press ou pague um blood para cancelar uma carta que restringiria a opção de strike deste anarch (immortal grapple por exemplo...)

Monkey Wrench: Modifier / X blood. +X de bleed. X tem que ser 1, 2 ou 3. Não podem ser jogados mais modifiers para aumentar o bleed nesta ação.

Open War: Ação / +1 stealth. Requer um Barão. Com essa carta em jogo, os anarchs podem entraram em combate com qualquer minion e podem queimar qualquer location com uma ação de 2 pool. Qualquer mathuselah pode usar sua master fase para queimar um pool e botar um counter nela. Quando ela tiver 4 marcadores ela queima e você ganha 4 de pool. Só pode ser jogada uma por game.

Patsy: Votação. Requer um barão e o Edge. Escolha um vampiro titulado. Se o referendo passar você queima o Edge para remover o titulo do vampiro e fazer com que seu controlador queime 2 de pool. Grosseria...

Piper: Master. Tape um anarch untapped que você controla para recrutar um aliado. O anarch escolhido deve se aplicar as exigências do aliado. Isso não é uma ação...

Powerbase: Los Angeles: Master. Tape durante sua discard fase para ganhar outra discard fase. Se a carta descartada nesta nova fase for de anarch ou para transformar um vamp em anarch, você destapa um anarch seu. Pode ser roubada por qualquer anarch.

The Status Perfectus: Ação Única / +1 stealth. Bote essa carta em jogo. Durante sua master fase você pode mover 1 blood entre 2 de seus anarchs. Quando um blocking anarch que você controla termina um combate e o oposing minion continua ready, você pode tapar um untapped anarch e este novo anarch começa um combate com o acting minion. Durante o primeiro round o acting minion não tem strike.

Muita coisa legal né? Bom, paramos por aqui e no próximo posto eu mostro algumas idéias de decks anarch ok? Valeu galera! Keep ousting!

5 comentários:

  1. Velho, excelente comentário. Abrangeu todas as cartas com justiça, inclusive aquelas bem fraquinhas :)

    Também o comentário sobre montar um deck Anarch APENAS com cartas de Anarch é corretíssimo. Como já montei vários decks Anarchs, posso dividir um pouco da minha experiência: vc pode começar a construçào baseado em alguma das cartas de anarch (por exemplo, meu primeiro deck foi baseado em Diversion). Olhei para a Diversion e pensei que rumo poderia tomar com ela, considerando os vampiros e Clãs existentes na época. Tomei como base a Foritide e a Celerity da Diversion e saí procurando minions. Como disciplinas Auxiliares, selecionei Protean e Auspex. Dessa forma, Escolhi Gangreis que tivessem Auspex ou Celerity e Ventrues Antitribu que tivessem Celerity. Sim, parece meio estranho quando se menciona, mas na prática funciona. outro deck também excelente e baseado num deck que já ganhou alguns campeonatos na Europa é o Assamite Anarch Voter, baseado principalmante em Obfuscate. Para não falar no vazio, segue a listagem do deck (minha versão):

    Deck Name: Assamite Anarch Voter
    Created By: Dragos

    Crypt: (12 cards, Min: 4, Max: 25, Avg: 3.75)
    ---------------------------------------------
    1 Amaravati ani chi DOM OBF QUI8 Assamite
    1 Janni cel for obf qui 5 Assamite
    1 Michael diCarlo obf qui CEL 5 Assamite
    1 Kamau Jafari obf QUI 4 Assamite
    1 Layla bint-Nadr qui CEL OBF 5 Assamite
    1 Alu obf 2 Assamite
    4 Anarch Convert 1 Caitiff
    1 Hafsa auscel OBF QUI 6 Assamite
    1 Vardar Vardarian cel pre OBF QUI 6 Assamite

    Library: (89 cards)
    -------------------
    Master (19 cards)
    3 Alamut
    1 Anarch Railroad
    1 Black Throne, The
    2 Blood Doll
    1 Club Illusion
    1 Creepshow Casino
    1 Garibaldi-Meucci Museum
    1 Market Square
    1 Seattle Committee
    1 Twilight Camp
    1 Underworld Hunting Ground
    4 Wash
    1 Yoruba Shrine

    Action (16 cards)
    3 Embrace, The
    1 Fee Stake: Boston
    1 Fee Stake: Corte
    1 Fee Stake: Los Angeles
    1 Fee Stake: New York
    1 Fee Stake: Perth
    1 Fee Stake: Seattle
    2 Khabar: Glory
    5 Web of Knives Recruit

    Action Modifier (27 cards)
    3 Cloak the Gathering
    6 CrimethInc.
    2 Cryptic Rider
    3 Faceless Night
    3 Forgotten Labyrinth
    3 Lost in Crowds
    3 Spying Mission
    3 Veil the Legions
    1 Marked Path

    Political Action (17 cards)
    1 Anarch Salon
    6 Consanguineous Boon
    2 Exclusion Principle
    1 Firebrand
    1 Patsy
    4 Revolutionary Council
    2 Reckless Agitation

    Combat (5 cards)
    5 Gemini`s Mirror

    Equipment (1 cards)
    1 Reliquary: Shango Remains

    Event (1 cards)
    1 Uncoiling, The

    Combo (3 cards)
    3 Swallowed by the Night

    Bom divertimento!

    Abs,

    Dragos

    ResponderExcluir
  2. legal dragos! maneiro o decklist. show de bola!

    ResponderExcluir
  3. Um excelente deck.
    Acho que foi invesão do Ben Peal, ou pelo menos ele ganhou um torneio com o deck.

    Chamou-lhe "Death Star"

    ResponderExcluir
  4. É, este é o Death Star e não ganhou um qualquer torneio, ganhou nada menos que o NAC, campeonato da America do Norte :)...

    ResponderExcluir