domingo, 7 de junho de 2009

GLOSSÁRIO VTES: Vote

Tudo certo pessoal? Terminaremos hoje nossa série de Glossários relacionada a estratégias de decks, dedicada aos iniciantes no jogo. As edições foram: Rush, Bleed&Stealth, Wall e hoje será Vote. Claro que existem decks que fazem mais de uma coisa, porém, sabendo bem como cada uma funciona, você será capaz de administrar mais de uma em um mesmo deck. Este é um post muito importante, porque para mim, o Jyhad não é nada menos do que um jogo de política. Calma, a gente não vai falar do futuro dos Estados Unidos com o Obama, das políticas de juros do governo Lula ou nem mesmo daquele lunático ditador da Coréia do Norte, a não ser que algum Lasombra esteja manipulando ele né... Iremos mesmo é falar da essência do Vtes.

Adoro ver a reação de cada jogador na mesa quando alguém joga uma Kine ou uma Reins of Power ( minha preferida ). O entre-olhar, os suspiros e consequentes alianças que uma simples carta pode gerar são muito interessantes. Talvez seja por isso que metade dos meus decks seja de voto e que ¾ tenham pelo menos alguma political action. Talvez também pelo fato de que, em sua maioria, elas não tenham nenhum requerimento e tenham sempre +1 stealth. Falando em política, este é o meio vampírico de exercer a Democracia hehe. Um kine, por exemplo, pode ser chamado pela Arika ou pelo Navar McLaren, que terá o mesmo efeito.

Um amigo canadense uma vez me disse que, quando se trata de votação, nós devemos nos ater a três perguntas: Como? Quem? Qual?

Como?

“Virando o vampiro, botando a carta na mesa e dizendo CHAMANDO UM KINE!” Não é isso seu engraçadinho... o que está sendo perguntado aqui é como fazer a votação passar a seu gosto. Existem clãs que são vistos com mais frequência figurando em decks de voto como Ventrue, Toreador, Setitas e, mais recentemente os Brujah. E você conseguiu identificar o porque? Coincidentemente (UMA OVA!) estes 4 possuem a disciplina Presence. Três cartas desta disciplina tornam a montagem de um deck de votação muito mais simples e fácil: Bewitching Oration, Awe e Voter Captivation. As duas primeiras te dão votos de monte e a terceira é a cereja do bolo como vocês já devem saber. No básico você pode passar X de blood do blood bank pro vampiro votante, onde X é o número de votos pelo qual a votação passou. No superior, dois destes bloods podem ir direto pro seu pool. Mas é claro que existe vida pros decks de voto sem Presence. Eu mesmo tenho um de Nosferatu/Malkavian que é muito forte. Mas então.... como eu consigo voto com esse deck?? Bom, existem outras cartas que dão votos como Old Friends e Legendary Vampire. Existe também cartas que restringem a votação como Closed Session e Private Audience, e ainda, as que tiram o voto dos outros como Scalpel Tongue (Escalpela Trouxa) e Demonstration. Mas no caso do meu deck, a fonte maior de votos são os vampiros, e isso nos leva para a próxima pergunta.

Quem?

Tomando como exemplo meu deck novamente, dos doze vampiros, quatro são Justicar (três votos), seis são príncipes (dois votos) e apenas dois não apitam em nada. É claro que seu deck pode ser baseado apenas em presence e não ter quase ninguém titulado, como geralmente funciona um deck setita. Porém, se sua cripta tiver um grande poder de voto, isso, além de te proporcionar mais tranquilidade nos referendos, também liberará alguns slots na sua Library. É bem simples: um deck Ventrue com muitos vampiros titulados, precisará de menos Bewitchings do que um deck com menos. A questão é que os vampiros titulados geralmente são altos e podem tornar um deck pesado. Cabe a você balancear a sua cripta, procurar vampiros titulados não tão “caros” ou então se utilizar disto para seu desfrute (sem viadagem). E assim chegamos a última pergunta.

O que?

Você conhece o RAP do Referendo? Não, até onde eu sei o MV Bill não faz showmícios, até onde eu sei... Bom, RAP é uma sigla (dããã) que é formada pelas iniciais de três cartas que não devem faltar em um deck de votação com vampiros altos. São elas: Reins of Power, Ancient Influence e Political Stranglehold. Esta tríade tem em comum o fato de não poderem ser jogadas mais de uma vez em um jogo, por afetarem a mesa toda e por ter efeitos relativos à capacidade dos vampiros. O post ficaria gigante se eu fosse explicar cada uma aqui, portanto é só clickar em cima do nome pra saber oque elas fazem (em inglês). Bom, mas o mundo é repleto de outras maravilhosas votações bastante usadas como as famosas Kine Resources Contested (ou só Kine), Consanguineos Boom, Conservative Agitation, etc. Algumas delas tem efeitos parecidos e cabe a você decidir qual usar. Por exemplo, se o seu deck é composto por vampiros de clãs diferentes, você não vai usar Consanguineos Boom né? Diversity seria mais indicada. Os exemplos são infinitos (mas o post não).

Respondidas as perguntas, veremos uma decklist de um Ventrue G 4-5 que é uma máquina de votar:

Deck Name: Ventrue Vote G4-5 ( Mc Mariana e o RAP do Referendo)
Created By: Joo
Crypt: (12 cards, Min: 18, Max: 40, Avg: 7,33)
----------------------------------------------
1 Emily Carson for pre DOM 5 Ventrue
1 Graham Gottesman obf pre tha DOM FOR7 Ventrue
1 Gustav Breidenstein aus cel pot DOM FOR PRE10 Ventrue
1 Jack Tredegar pre 2 Ventrue
1 Johannes Castelein DEM DOM FOR PRE 9 Ventrue
1 Lodin (Olaf Holte) aus pro DOM FOR PRE8 Ventrue
3 Mary Anne Blaire ani pot AUS DOM FOR PRE10 Ventrue
1 Mustafa cel dom FOR PRE 6 Ventrue
1 Victor Donaldson for pre DOM 6 Ventrue
1 Victor Pelletier cel dom for PRE 5 Ventrue

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
1 Creepshow Casino
1 Dreams of the Sphinx
4 Minion Tap
1 Monastery of Shadows
1 Papillon
1 Pentex Subversion
1 Presence
1 Temptation of Greater Power
1 Ventrue Headquarters
4 Vessel

Action (4 cards)
4 Govern the Unaligned

Action Modifier (30 cards)
4 Awe
4 Bewitching Oration
3 Conditioning
2 Kiss of Ra, The
2 Perfect Paragon
10 Voter Captivation
1 Daring the Dawn
4 Freak Drive

Political Action (13 cards)
1 Ancient Influence
1 Reinforcements
5 Kine Resources Contested
2 Neonate Breach
2 Parity Shift
1 Political Stranglehold
1 Reins of Power

Reaction (19 cards)
6 Deflection
3 On the Qui Vive
3 Wake with Evening`s Freshness
3 Second Tradition: Domain, The
4 Obedience

Combat (8 cards)
4 Majesty
2 Superior Mettle
2 Skin of Steel

Não tem muito o que explicar. Atentem para o número de cartas que dão voto. Apesar de termos 13 votações, temos apenas 4 Bewitching e 4 Awe, em função dos vampiros titulados. Uma última dica: Nunca façam um deck político com baixo poder de voto. Ficar barganhando votos na mesa em toda votação que você chama é horrível e possivelmente você acabará saindo na pior. Faltou dizer também que esse deck, assim como o de Rush, é indicado para jogadores já com uma noção legal de jogo.

Blza pessoal? Espero que esta série tenha ajudado os iniciantes e, quem sabe, uma refrescada na cabeça de quem já joga a mais tempo. Então valeu, até mais e exerçam seu direito de votar!

9 comentários:

  1. João, muito legal o post. Gostei muito e tirou algumas duvidas hehe...

    ResponderExcluir
  2. Já vi que dia 21 vai ter muito neguinho votando como se não houvesse amanhã.(inclusive o bobão aqui...)

    ResponderExcluir
  3. Sei não, acho q vai ser um mixto de bleed & stealth e de rush. O Joo provavelmente vai de Assamita de Alamut, né Joo. Ou vai de Massassi ?! Xiiii....
    Agora Joo, já o glossário acabou, pq você não cria uma parte dedicada aos clans do Sabbat e/ou dos Independentes ?!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Então vou mudar o meu deck tbm, vou de Blood Brothers....

    Ps: Eu contei 35492 "Joo", mas devem ter outros escondidos na msg do Thiago.. ahuahauhau

    ResponderExcluir
  5. prova con dei filip al poste di wwf

    ResponderExcluir
  6. valeu pelos coments galera, até mesmo esse anônimo que eu nao entendi nada rsrs.

    voces estao por fora, vou jogar o carioca com o TURBO KOKO REVISITED....

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que ele disse que "acordou" um minion com "Filip", que consegiu bloquer a ação, mas no combate o acting minion (que tinha potencia) jogou um Torn e ele (o reacting minion) disse: What ? what focker... ou qq coisa assim :P

    ResponderExcluir
  8. Claro...acordando com o Filipi e bloqueando com o David né isso !!!!

    ResponderExcluir