domingo, 21 de junho de 2009

BLOODLINERS: SAMEDI

Mais uma vez damos continuidade na série Bloodliners. A linhagem a ser analisada será: SAMEDI. Essa linhagem recente (cerca de trezentos anos) pode ser fruto ou dos Nosferatu ou dos Giovanni, mas nenhum deles vai reivindicar este crédito (ou culpa). Os Samedi são identificados pelos pedaços de carne podre que costumam cair de seus corpos. Para vocês terem noção, eles costumam ser apelidados de Múmias. Eles são considerados ótimos aliados ou guarda-costas para quem pode pagar seu preço. Os refúgios mais comuns para esta linhagem são as localidades perto de Cemitérios. Muitos Samedi admitem que trabalhavam como coveiros ou mortuários antes de serem abraçados. Muitas vezes também se encontravam às vias do suicídio.
No jyhad as disciplinas do clã são: Obfuscate, Fortitude e Thanatosis. Esta última resume toda a natureza pútrida e chechelenta dos Samedi. Porém nove deles tem pelo menos um nível de Necromancia. No Vtes, dos onze vampiros desta linhagem, a maioria deles é Independente, sendo dois da Camarilla e apenas um do Sabbat. Vamos ver então os personagens mais ilustres destes leprosos, e depois, suas cartas específicas:

Crypt:

Genina, The Red Poet, 8, aus cel for CHI OBF THN – G3: A representante dos Samedi na RED LIST. Se uma Blood Hunt for bem sucedida contra ela, ela vai pra torpor no lugar de ser queimada. Ela também tem +1 stealth em Diablerie e em ações indiretas. Notem também que ela é grupo 3, podendo fazer parte de qualquer deck Samedi. Pena ela ter fortitude básica.

The Baron , 9, dom FOR NEC OBF THN – G2 : Esse aí provavelmente é o mais conhecido e o mais bem sucedido Samedi. Faz parte de um deck vitorioso pelo mundo e digno de figurar no Hall da Fama do Vtes: O Turbo Barão. Ele tem dois votos, +1 de bleed e durante sua untap, se ele estiver ready, você pode olhar a mão de qualquer mathuselah que controlar um ready Giovanni.

Troglodytia, 10, obf pot AUS FOR NEC THN – G4: Bonito nome né? Além de ter +1 strength, ele ou ela.... faz você poder olhar a mão de quem jogar uma master. Quando se sabe a mão de todos da mesa, fica mais fácil jogar!

Agora as Library cards, começando pelas que exigem Samedi e posteriormente as que exigem Thanatosis:

Library Samedi:

Dirty Contract, Master: Escolha um vampiro de outro mathusela e um Samedi, que poderá entrar em combate com o vampiro escolhido com uma +1 D action. Interessante, mas você não pode escolher nem um Giovanni, nem um Nosferatu, possivelmente pela possível origem do clã.

Little Mountain Cemetery, +1 Stealth Action: O Acting Samedi e todos os Samedis younger da sua uncontroled ganham um sangue do blood bank. Razoável...

Regenerative Blood, Unique Master, 1 pool: O Samedi com essa master previne dois damages por cada blood pago. Muito boa...

Library Thanatosis:

Ashes to Ashes, Combat: No básico ela previne todo o dano de combate. Seu samedi desvira e vai pra torpor. No superior, além disso, ele ainda ganha dois de sangue. Deve ter uma parada muito manera pra fazer com essa carta, mas confesso que ainda não sei qual.

Compress, Combat, 2 blood: Dois agravados no básico e três no superior. Com essa aí eu sei o que fazer hehe.

Creeping Infection, Combat, 1 blood: No básico, é strike de mão e você bota essa carta no oposing minion. Quando seu Samedi anunciar uma ação, pode queimar a Creeping Infection pra fazer com que o minion que estava com ela não possa te bloquear. No superior, seu Samedi ainda tem +1 Bleed contra o mathuselah que controla o minion “infectado”.

Dust to Dust, Combat: No básico é Dodge com optional press. No superior você também tem um optional manuever. Bem boa. Se os seus samedis serão fujões, essa é a carta!

Hag`s Wrinkles, Action Modifier: Só pode ser usada durante uma ação de equipar. Destape esse Samedi se a ação for succesful no básico e a ação ainda tem +1 Stealth se for no superior.

Infection, Combat, 2 blood: No básico ela previne todo dano de combate inflingido em um Ghoul (Nossa!). No superior, jogue essa carta no fim de um round onde seu samedi tenha inflingido algum dano no opposing vampire. O vampiro com essa carta não pode bloquear o seu Samedi. Forte hein...

Putrefaction, Combat, 1 blood: Strike 1 damage. Bote essa carta no opposing minion que vai ter -1 stealth. Ele pode queimar essa carta invés de desvirar no próximo turno. No superior, além disso, ele ainda toma 1 dano quando dá um strike ou faz uma ação, sendo que ele pode escolher não dar strikes. Legal tb.

Putrescent Servitude, Action, 1 blood: Mova qualquer mortal ou ghoul retainer que você controla para este v ampiro ou bote esta carta em um mortal ou ghoul ally. Esse aliado ganhará 1 life e poderá jogar cartas de potencia básica como se fosse um vampiro. No superior você pode pegar qualquer mortal ou ghoul retainer/ally da mesa! Bonito se tu rouba um War Ghoul e dá immortal com ele hein... hahaha! Pera aí... boa idéia hein...

Reanimated Corpse, Ally, X blood, Zombie with 2 life. 2 strength. 2 bleed.: Uma daquelas cartas que sozinhas te dão vontade de montar um deck. O custo é X blood, e quando ela entra em jogo você bota X marcadores de Pathos (zagueiros da Internazionalle ?) no corpse. A cada untap você queima um marcador destes. Quando não houver mais nenhum, o aliado queima. No superior ele já entra com dois marcadores. E essa belezinha ainda pode jogar cartas de combate de fortitude básica!

Rigor Mortis, Combat, 1 blood: Jogue antes do range. No básico, o opposing minion não pode dar additional strikes e você tem um press neste round. E no superior, você ainda pode cancelar um manuever dele por round. Legal né...

Transfusion, Action Modifier, 1 blood: No básico, depois de uma ação bem sucedida, adicione 1 life para um ghoul ou um blood para um ready vampire (blerg). No superior o bicho pega. Jogue ela no fim de um combate onde seu vampiro ainda esteja ready e tenha infligido dano. Bote um transfusion counter no opposing minion. Quando um minion tiver 3 transfusion counters seus.... você toma o controle dele! Demais né? Só que só pode jogar uma no superior por turno.

Withering, Combat: Strike: hand damage e bote esta carta no opposing minion. Ele terá -1 strength até a próxima discard phase do controlador dele. No superior, esse minion também não poderá usar cartas de disciplina. Eita...

Não sei quanto a vocês, mas eu senti falta de uma Path. Bom, seguindo agora com a decklist. Esta é uma composta pela cripta 2 e 3. Como eu disse antes, essa Reanimated Corpse é realmente show. Já vi dois decks aqui no Rio com essa idéia mas não sei se algum deles tinha também Shambling Hordes.

Deck Name: Samedi 2-3 ( Reanimated Hordes )
Created By: Joo
Crypt: (12 cards, Min: 23, Max: 35, Avg: 7,41)
----------------------------------------------
2 Lithrac for thn OBF 5 Samedi
1 George Frederick nec obf FOR THN 6 Samedi
2 Jorge De La Muerte cel for nec OBF THN7 Samedi
2 Reg Driscoll aus for pre OBF THN8 Samedi
2 Genina aus cel for CHI OBF THN8 Samedi
3 Baron dom FOR NEC OBF THN9 Samedi

Library: (90 cards)
-------------------
Master (14 cards)
2 Perfectionist
1 Archon Investigation
4 Vessel
1 Charisma
1 Houngan
1 Regenerative Blood
1 WMRH Talk Radio
1 Wash
1 Villein
1 Fame

Action (2 cards)
2 Conceal

Action Modifier (28 cards)
8 Cloak the Gathering
6 Veil the Legions
3 Lost in Crowds
3 Forgotten Labyrinth
4 Leverage
4 Freak Drive

Reaction (6 cards)
6 On the Qui Vive

Combat (18 cards)
6 Soak
2 Skin of Steel
4 No Trace
2 Superior Mettle
4 Trap

Ally (16 cards)
9 Reanimated Corpse
6 Shambling Hordes
1 Procurer

Equipment (1 cards)
1 Palatial Estate

Event (2 cards)
1 Unmasking, The
1 Narrow Minds

Combo (3 cards)
3 Swallowed by the Night

Basicamente é bleedar com os Reanimated Corpse e se defender e bater com os Shambling. O fato dos Corpses terem tempo de válidade (pathos counters), sinergiza com o requerimento dos Shambling, colaborando para o equilíbrio do universo. As veil the legions e cloak the gathering dão suporte às ações dos aliados. Um deck muito bom e, com alguns testes, pode se tornar ainda mais competitivo. Não sei ao certo se a proporção entre os dois principais aliados deve ser essa ( 9 para 6 ), mas isso aí vocês definem, levando em consideração também seu Metagame.
Pessoal, eu juro que tentei bolar um deck com cripta 3-4, ou então uma outra estratégia, mas não consegui pensar em nada “produtivo”. Cogitei um deck de rush, usando a Transfusion talvez... mas não rolou. As cartas quase sempre tem custo de sangue, o que dificulta um pouco. Mas por favor, se você teve uma idéia que considere boa, ou se já viu alguém pilotando um Samedi “arrumado” comente aqui deixando a listagem, ou pelo menos a idéia, ok? Valeu galera! E desculpe por este post “podre” ; )

5 comentários:

  1. Fala João, eu costumo jogar com um samedi de bleed multiaction com freak drive, forced march, e little mountain cemetery. Já fiz um de rush usando celeridade (withering+compress). flw

    ResponderExcluir
  2. João, há algum tempo eu comentei com você a respeito de um deck baseado na transfusion. Na época, o combo realmente era muito inviável, a mecânica era quase inexistente...enfim, não dava. Agora porém, a coisa mudou de figura: utilizando a/o Troglodytia, pode-se aproveitar o combo enkil cog + house of sorrow + freak drive pra agir no turno dos outros e possivelmente roubar um minion alheio entre as minhas minion phases. Pela falta de tempo, só testei o deck 2 vezes, sendo que em uma delas eu roubei 2 vampiros (funcionou legal o combo), mas tenho que testar MUITA coisa pra definir melhor a proporção das cartas...e, se der certo....quem sabe eu penso em montar !!
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. montei um deck semelhante com o grupo novo e usando as cartas novas de heirs, mais to em duvida em algumas cartas, vo passar a decklist e quem puder me ajudar a ''Acertar'' o deck eu agradeço ^^, ta aew o deck.

    Deck name: Samedi 4-5 (Resident Evil)
    Created by: Arthur
    Crypt:(12 cards, min: 14, max: 36, Avg:7)



    2 Baroque aus for obf NEC THN 7 Samedi
    2 Morlock obf FOR NEC THN 8 Samedi
    2 trogloditia obf pot AUS FOR NEC THN 10 SAMEDI
    2 macoute obf thn FOR NEC 6 Samedi
    2 Tanguiné ani nec pot OBF THN 7 Samedi
    2 abebe nec obf thn 4 Samedi



    Master: (15 cards)


    1 Charisma
    1 Hougan
    4 Vessel
    1 WRMH talk radio
    2 Perfeccionist
    1 Jake Washington
    1 Powerbase: Montreal
    1 The Parthenon
    1 Spontaneous Power
    1 Dreams of the Sphinx
    1 Visit from the Capuchin


    Action: (4 cards)

    4 Pressing Flesh


    Action Modifier: (18 cards)

    4 Cloak the gathering
    6 Veil the legions
    6 Under my Skin
    2 Forgotten Labyrinth



    Reactions: (4 cards)

    4 On the Qui Vive


    Combat: (22 cards)

    6 Soak
    4 Skin of Steel
    4 Spiritual Intervention
    4 Trap
    4 Withering


    Ally: (22 cards)

    10 Shambling Hordes
    10 Reanimated Corpse
    1 Procurer
    1 Carlton Van Wyk (Hunter)



    Equipment: (2 cards)

    1 Palatial Estate
    1 Heart of Nizchetus

    Event: ( 3 cards)

    1 Unmasking
    2 FBI Special Affairs Division

    ResponderExcluir
  4. Sei que jah se passou muito tempo antes do ultimo post, mas eu tava querendo saber sobre esse deck e achei pouquissima coisa sobre este deck, e talvez sirva para outros como eu :)... vi um erro crucial nesta estrategia, Reanimated Corpse eh removida do jogo qd os counters se acabam, entao naum pode chama-los novamente da ash heap e nem servem para pagar o custo dos Shambling :P

    by Pklizar.

    ResponderExcluir