segunda-feira, 26 de abril de 2010

[PLAYER'S GUIDE] Estratégias

Olá pessoal! Obrigado pelos comentários do post anterior. É isso aí! Quero conhecer quem lê o meu blog po, afinal, vai que eu preciso de um transplante de fígado ou de um dinheiro emprestado! Bom, hoje vou falar sobre alguns parágrafos muito interessantes do Players Guide. Está no capítulo sobre estratégia e é um trecho denominado pelo autor de Dirty Tricks and Psychological Warfare, algo como Truques Sujos e Guerra Psicológica. Ficou com água na boca? Vamos ver então:

Capítulo 2 – The Eternal Strategy – Págs 75, 76 e 77

“ Agora, você e eu sabemos que isto é apenas um jogo (hã?) e você nunca irá se apoiar em uma série de perversos e sórdidos truques para ganhar uma mesa (hã?!?!?!). Mas como você poderá ter de se defender deste tipo de coisa no futuro (ah sim.. a doce e suculenta ironia), você deve estar atento e saber identifica-los, combate-los e tirar total proveito deles.

No Magic, isso pode tomar a forma de dar uns espirros quando alguém utiliza a Chaos Orb (hahahaha) ou botar algumas cartas juntas antes de embaralhar o deck para que elas tenham mais chances de vir juntas (já vi muita gente fazendo isso no Vtes). No Jyhad, as táticas se aproximam muito das mesmas utilizadas pelos vampiros para se dar bem no Mundo das Trevas:

Blefar
– Seu predador terminou o turno com um Primogen e um Justicar e você não tem nada mais do que a Dollface e Igo the Hungry para bloquea-los no próximo turno. Você joga a master, repõe e um maquiavélico sorriso aparece em seus lábios. Você subitamente dá uma olhada no arsenal dele e seu sorriso aumenta consideravelmente. Você vai para a sua fase de influência e se recosta na cadeira ansioso para que o turno dele comece.

Claro, você não comprou nada mais do que uma Praxis Seizure: Seattle, mas seu predador não sabe disso. Talvez, e só talvez, isso seja o bastante para evitar que ele comprometa todas suas forças, até que você traga seu Gangrel Justicar (como o jogo mudou...) para a mesa.

Blefar é também muito importante para lidar com sua presa. Aquele mesmo sorriso pode aparecer quando você compra uma carta e imediatamente bleeda com a Dollface. Sua presa que estava guardando seu único block para seu Ventrue com Laptop Computer (Heart of the City vai...), agora o desperdiça contra a Dollface. Agora seu Ventrue pode agir sem ser molestado, e você termina com o Edge, uma presa enfraquecida e uma Dollface surrada – um sacrifício bem pago.

Prestações – Este é o sistema de débitos e créditos utilizado entre os Cainitas e a principal maneira deles irem a forra uns com os outros. Se você faz um favor a alguém, você não precisa força-lo a pagar tudo de uma vez. Ao contrário, você fica o lembrando sobre o favor por todo o jogo, fazendo com que ele pague por muitas e muitas vezes em pequenos favores ao invés de um grande favorzão.

Isso quer dizer que você corre um risco de nunca ser pago completamente – talvez seu devedor não tenha chance de quitar a dívida antes de sair do jogo. Ainda assim o risco vale a pena e talvez você consiga que esse jogador lembre deste favor na próxima mesa (nossa, Richard Garfield falando isso?).

Politicagem – Diplomacia não se restringe à hora de uma votação. Todos que já jogaram um jogo de guerra multiplayer sabem que um jogador sempre tentará focar a atenção dos outros no jogador que ele considera mais ameaçador aos seus planos. Seja esse jogador (o diplomata, não a ameaça)! Aponte todas as miras para bem longe de você. Talvez alguém que tenha mais pool, mais mininos ou vampiros maiores que os seus. Talvez ele só tenha influenciado um vampiro com 6 pool. Alerte a todos que ele provavelmente irá levantar um monstro no próximo turno e desbalancear toda a mesa.

Essa é uma tática muito fácil de ser desmascarada, então fique atento para ser capaz de convencer a todos de sua própria miséria ao mesmo tempo. Não chame a atenção de todos para os três primogênitos da sua presa quando você mesmo tem dois príncipes. Pelo contrário, lembre a todos que ele tem o Edge e que precisará se fortalecer para ter a supremacia da mesa.

Tudo isso nos leva para a última estratégia clássica entre os vampiros:

Choramingar e Implorar - “Vocês estão todos contra mim!” “Vou ser seu melhor amigo se você não me atacar.” “Eu nunca venço...” “Em mim?!?!?” “Isso não é justo!” Hey, talvez ninguém queira jogar com você de novo, mas você terá levado a mesa.”

Hahahaha... a tática do Chororô tem um ilustre adepto aqui nas mesas do Rio. Comenta aí dizendo quem é Thiago! Hahaha

É isso aí galera! Escolha sua estratégia e seja feliz! No início de Maio teremos mais uma edição do Big Jyhad Bob. Será a estréia do meu mais novo e polêmico shield! Postarei a foto aqui!Descartando e... seguiu!

8 comentários:

  1. hehehehe, faltou a estratégia de choramingar que o juiz tá favorecendo o amigo q tá na mesa e armar barraco dizendo que não é lógico seu predador querer te tirar da mesa e que ele tá de antijogo ;/(até parece). E vamos todos ao Jyhad no Bob's, quem quizer conferir fiz um flyer meio furreco p torneio. Tá lá no meu LiveSpace

    ResponderExcluir
  2. muito bom, preciso desse livro!!! alguma idéia de como posso obter um?

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha... a tática do Chororô tem um ilustre adepto aqui nas mesas do Rio. Comenta aí dizendo quem é Thiago! Hahaha

    Minha nossa, então esse nome também no Rio é motivo de choradeira, aqui em Campina Grande tem um Tiago que chora mais que minha irmã quando mestruada, hahahahaha.

    Alisson - Ravnos
    Prince of Campina Grande

    ResponderExcluir
  4. Alisson, você se enganou. Aqui do Rio eu não sou o mais chorão, de longe. Ninguém aqui no pode abrir a boca pra dizer que não chora, que nunca chorou, mas tem uma galera que se supera, vulgo Rafael Ramos, Felipe Iorio (salve salve vcs dois), Cirleno é outro que chora também, mas o Cirleno chora ameaçando os outros. O sómaisumSilva então, cruzes...e no lackey temos o Caetano, o campeão disparado em choradeira, robalheira, sem mencionar os decks né isso. É bom que eu dou nome aos bois hehe...
    E tomara que dê muita merda, como diz o Dávila.

    ResponderExcluir
  5. Caraca, esse do chororô parece até botafoguense, kkkk. Tem um cara aqui em JF que só joga assim. Eu prefiro a manipulação pelas palavras e gestos, normalmnte, eu primeiro ameaço e cumpro a ameaça, depois blefar fica mais fácil. ehehe

    ResponderExcluir
  6. Chorar, todo mundo chora. Mas antes reclamar de uma jogada nada a ver pro play 2 win do que aceitar ser encaixotado como já fui várias vezes por esse Brasil a fora. Mas Jyhad é isso ne, aqueles que não possuem capacidade de jogar sozinhos ficam dependendo dos parceiros de guilda, ou seja lá do que chamem esse tipo de união de forças, o bom disso tudo que as vezes nem se unindo eles são páreos pra determinados decks, isso que torna o Jyhad o cardgame mais complexo do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Ei, vi uma calúnia contra mim aí.

    O meu chororô está mais para blefe do que para choradeira. Tipo... putz, minha mão tá fraca demais!

    ResponderExcluir