sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A ARTE DA GUERRA SANTA - PARTE II

Darei continuação hoje a comparação feita entre o jyhad e os ensinamentos de Sun Tzu em A Arte da Guerra. O segundo capítulo é bem curto, portanto assim também será o post.

2 – Operação de Guerra

Sun Tzu disse:

“ Evite as batalhas duradouras, busque a vitória rápida. Se a vitória custa a chegar, suas armas se desgastarão e as tropas ficarão desmoralizadas, e o entusiasmo tende a enfraquecer.”

Tentando relacionar isto ao Vtes, pensei primeiramente em ganhar o jogo rápido. Porém não é bem assim. Existem decks que realmente necessitam de vários turnos para se impor na mesa. Só com um tempinho de reflexão que eu consegui decifrar o que o nosso amigo china falaria com relação ao jogo sobre este capítulo.

Obviamente existem jogadores que demoram mais para jogar do que outros, certo? Alguns inclusive são conhecidos e zuados por isto. Claro que em certas situações, em momentos decisivos de um jogo, tempo é algo precioso e até mesmo os melhores jogadores precisam de alguns minutinhos a mais para articular em sua mente o caminho da vitória.

Porém, já vi várias vezes jogadores que demoram demais para jogar, mesmo nos turnos iniciais. E notei que quase sempre o motivo é o mesmo: Desconcentração. Sim, a maioria dos jogadores lentos, logo após descartar e dizer “Vai...”, entra em coma profundo. Sim, hehe... literalmente apagam, principalmente se a sua presa não estiver muito preocupada com ele. Começam a acordar quando se inicia o turno do seu predador e recebem um cutucão e emitem a celebre frase “Ah! Sou eu?!”.

Sun Tzu nos disse que um exército vagaroso e lento desmoraliza e desestimula as tropas. No jyhad é um pouco diferente. Quando a mesa percebe que um dos jogadores parece não estar em jogo e demonstra um alto grau de fraqueza demorando demais para tomar decisões, ela reage agressivamente. É como uma leoa na savana. Ela buscará sempre o antílope mais lerdo e bisonho.

Uma dica que eu dou é estar sempre ligado no jogo. Acompanhe cada turno, até chegar no seu. De vez em quando, em uma mesa de 5 pessoas, levante e vá até os seus crosstables. Verifique os seus vampiros e como está o seu jogo. E o mais importante: comece a pensar no seu próximo turno, a partir do descarte do anterior. Assim, logo que ele começar, você já terá idealizado ele em mente e passará confiança, demonstrando ser um antílope rápido e longe de ser abatido.

Neste mesmo capítulo Sun Tzu também ensina:

“ A arte de melhor utilizar o tempo é estar um passo a frente de seu adversário e vale mais do que a superioridade numérica.”

Somente totalmente ligado no jogo, você será capaz de antever acontecimentos prováveis em uma mesa e levar vantagem com isso. Conhecer a maior quantidade de cartas e decks possível também auxilia a estar a frente de seus adversários. Era verdade no passado, é em nossos tempos e será no porvir... Descartando (que que eu vou fazer no próximo turno??) e... seguiu!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DECK DO MÊS: Serpentine Offerings

Fala ai galera! No finzinho de Agosto eu me lembrei de que existe uma coisa chamada Deck do Mês aqui no blog rsrs... E mesmo hoje, dia do meu aniversário, postarei aqui um deck de Bleed & Stealth setita com muito serpentis. Um deck fácil de pilotar. Pode ser uma idéia meio boba... batida... mas o deck é forte e acho legal demonstrar que também tenho um lado “que se foda o mundo, eu quero o meu GW!” rsrs.... Segue a listagem:

Deck Name: Serpentine Offering
Created By: Joo
Description: Bleedar e jogar Enticement.

Crypt: (12 cards, Min: 17, Max: 28, Avg: 5,75)
----------------------------------------------
1 Ahmose Chambers obf ser 3 Followers of Set
1 Amenophobis dom pre OBF SER 7 Followers of Set
2 Ankh-sen-Sutekh obf PRE SER 6 Followers of Set
1 Bupe Kuila pre OBF POT SER 7 Followers of Set
2 Ogwon for OBF PRE SER 7 Followers of Set
1 Renenet ser OBF PRE 5 Followers of Set
1 Seren Sukardi pre OBF SER THA 7 Followers of Set
1 Sisocharis cel obf pre 4 Followers of Set
2 Zhenga obf pre SER 5 Followers of Set

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
2 Blood Doll
1 Dreams of the Sphinx
1 Obfuscate
1 Opium Den
2 Presence
1 Storage Annex
1 Temple Hunting Ground
4 Vessel
1 Wash
1 Archon Investigation
1 Secure Haven

Action (24 cards)
8 Enticement
1 Form of Corruption
5 Legal Manipulations
5 Social Charm
5 Temptation

Action Modifier (30 cards)
2 Cloak the Gathering
2 Domain of Evernight
2 Elder Impersonation
2 Faceless Night
4 Forgotten Labyrinth
4 Lost in Crowds
3 Sleep Unseen
3 Spying Mission
4 True Love`s Face
4 Truth of a Thousand Lies

Combat (10 cards)
4 Gemini`s Mirror
6 Majesty

Ally (2 cards)
2 Procurer

Equipment (1 cards)
1 Mokole Blood

Event (2 cards)
1 Bitter and Sweet Story, The
1 Narrow Minds

Combo (5 cards)
2 Form of the Serpent
3 Swallowed by the Night

Bom, primeiramente: Sem Reactions. É pra frente que se ganha GW. Pode ser até que vocês pensem diferente ou, jogando com o deck, isso venha a mudar mas... A estratégia é simples. Bleedar com presence e depois jogar aquele Enticement prejudicando muito sua presa. Cinco Temptations pra dar aquele tempero todo especial no Table Control. Mokolé Blood é uma carta feita para esse deck. Não botei nenhuma Path of Typhon. Acho que não vai precisar. Até mesmo pelo fato de não ter nenhuma Wake para bloquear a ação de queima-la. Tem dois Procurer e o Hunting Ground pra isso.

Narrow Minds cumpre seu papel de maneira perfeita em um B&S sem bounce. Optei pela cripta 4 e 5. Vampiros não muito altos. Três Master Discipline para dar uma consertada, já que o deck pode abrir mão de alguns slots de masters. Galera, é isso aí. Gostaram? Ainda essa semana mais ensinamentos de Sun Tzu. Valeu! Descartando e... seguiu!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A ARTE DA GUERRA SANTA - PARTE I

Fala pessoal! Tô sumido né? Pois é... mas retomarei a atividade aqui no blog. Talvez todos vocês já ouviram falar e com certeza muitos já leram o livro A Arte da Guerra de Sun Tzu, certo? Bom, pra quem não sabe, esse livro é um tratado de 500 a.C., onde esse tal de Sun Tzu (não confundam com Shang Tsung) explica passo a passo como ser bem sucedido em batalhas diversas. Estes ensinamentos ajudaram generais como Napoleão e hoje em dia servem de parâmetro para gerentes e líderes de grandes empresas. Afinal, o mercado mundial pode ser facilmente comparado a um imenso campo de batalha não é mesmo?

Além do mundo corporativo, outro setor que muitas vezes sofre analogia com a guerra é o esporte. E porque não os jogos e cardgames? Foi aí que eu tive a idéia de traçar paralelos entre os ensinamentos de Sun Tzu e o nosso querido Vtes. Este tratado possui 13 capítulos e hoje falaremos do primeiro:

1 – Análise e Planos

Sun Tzu disse:

A arte da guerra é questão vital para o Estado. É o âmbito onde a vida e a morte são fundamentadas, um caminho que leva a aniquilação ou determina a sobrevivência. Deve ser examinada com cuidado e nunca negligenciada.”

Forte hein? Neste capítulo, nosso amigo china nos diz que devemos sempre atentar para cinco fatores decisivos. Eles se relacionam com os tempos antigos e os campos de batalha. Tentarei conecta-los com o Vtes:

Primeiro - Tao (caminho)
Várias mentes com um único ideal, o caminho que faz o pensamento do povo estar em completa harmonia com o de seus governantes, levando-o a segui-los para viver ou para morrer, sem temer nenhum dos riscos.

Podemos avaliar este quesito como construir um deck de acordo com o que você pretende fazer com ele. Em outras palavras: foco. Tenha sempre em mente a estratégia a ser seguida na confecção de sua decklist. Não há nada pior do que precisar daquela última Conditioning para levar a mesa e comprar uma Graverobbing perdida no seu B&S. Ou então, com um deck de voto, se ver perdido na mesa atrás de votos, porque lhe faltam Bewitchings ou vampiros titulados. Afinal, é um deck que você montou, e deve lhe servir plenamente.

Segundo – Clima
É a sombra e a luz, o calor e o frio, o tempo e a sucessão das estações. Aceitar ou desafiar essas condições determinará a vitória militar.

O clima da mesa. Muitas vezes está pesado, com jogadores emburrados e sisudos. Outras está ameno e cheio de brincadeiras. Pode estar carregado apenas para um jogador talvez, e cabe a você assimilar estas informações e jogar com elas. Falar uma piadinha com relação ao seu predador, que teve seu Theo Bell mandado para torpor por um Rotschreck crosstable, mas tem ainda a Besta e o Jimmy Dunn em pés e irados, pode não ser uma boa idéia.

Terceiro – Terra
Refere-se as distancias; dificuldades de travessia; condições do terreno para a disposição das tropas. A análise da situação da terra define oportunidades de vida e morte.

Este terceiro fator exprime a sabedoria de reconhecer que o momento não lhe é favorável e aguardar um hora melhor de atacar. Se a sua presa é um terreno rochoso e cheio de vales, aguarde um ou dois turnos, até que a soberba lhe prejudique e o faça desguarnecer suas defesas. Um campo plano e verdejante é o cenário perfeito para um banho de sangue sem muitas baixas.

Quarto – Líder
A virtude da sabedoria, integridade, disciplina, coragem e humanidade.

Bom não tem muito que falar sobre esta. Resume claramente como alguém deve se portar para conseguir seus objetivos e ser um líder vitorioso.


Quinto – Métodos
Impõem eficiência, controle de gastos e tropas, uma cadeira de comando adequada e suporte logístico.

Criando uma ponte com o primeiro quesito, não adianta termos um ótimo deck sem saber jogar com ele. Cada estilo de deck tem sua estratégia mais consagrada. Montar um Malk B&S com 10 Governs e 10 Conditionings e ter medo de bleedar acima de quatro antevendo uma Archon é inadmissível. Ou ainda, jogar com um Wall e agir e virar seus minions sem ter como acorda-los no turno do adversário será patético.

Este capítulo ainda termina com uma aula de blefe que deve ser um mantra para todos nós:

Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada. Por isso, quando capaz, finja ser incapaz; quando pronto, finja grande desespero; quando perto, finja estar longe; quando longe, façam acreditar que está próximo.

Incrível a cuca dessa china, né? Realmente formidável. Espero que tenham gostado. Logo, a continuação dos capítulos e seus ensinamentos. Valeu galera! Descartando e... seguiu!