sábado, 27 de junho de 2009

CARDBREED: B.O.P.E. Team Group

Opa! Essa é pra que viu Tropa de Elite. Um aliado bombado:

Mortal Unique com 4 Life, 4 Strength e 1 Bleed. Requer um vampiro acima de 6. Ele tem um manuever e um press por combate. Pode entrar em combate com qualquer tapped minion com uma +1 D action. Cartas de combate custam +1 blood/life aos minions em combate com ele. Queime o Team Group quando um combate envolvendo ele terminar e o opposing minion continuar ready.

Que que acharam? Muito forte? Justo? Ruim? Comentem!!!

HEIRS OF THE BLOOD

Esse aí parece ser o nome da nova expansão que sairá no segundo semestre deste ano. Tudo leva a crer que esta edição será completona.... até com decks... palpites do tema??

domingo, 21 de junho de 2009

BLOODLINERS: SAMEDI

Mais uma vez damos continuidade na série Bloodliners. A linhagem a ser analisada será: SAMEDI. Essa linhagem recente (cerca de trezentos anos) pode ser fruto ou dos Nosferatu ou dos Giovanni, mas nenhum deles vai reivindicar este crédito (ou culpa). Os Samedi são identificados pelos pedaços de carne podre que costumam cair de seus corpos. Para vocês terem noção, eles costumam ser apelidados de Múmias. Eles são considerados ótimos aliados ou guarda-costas para quem pode pagar seu preço. Os refúgios mais comuns para esta linhagem são as localidades perto de Cemitérios. Muitos Samedi admitem que trabalhavam como coveiros ou mortuários antes de serem abraçados. Muitas vezes também se encontravam às vias do suicídio.
No jyhad as disciplinas do clã são: Obfuscate, Fortitude e Thanatosis. Esta última resume toda a natureza pútrida e chechelenta dos Samedi. Porém nove deles tem pelo menos um nível de Necromancia. No Vtes, dos onze vampiros desta linhagem, a maioria deles é Independente, sendo dois da Camarilla e apenas um do Sabbat. Vamos ver então os personagens mais ilustres destes leprosos, e depois, suas cartas específicas:

Crypt:

Genina, The Red Poet, 8, aus cel for CHI OBF THN – G3: A representante dos Samedi na RED LIST. Se uma Blood Hunt for bem sucedida contra ela, ela vai pra torpor no lugar de ser queimada. Ela também tem +1 stealth em Diablerie e em ações indiretas. Notem também que ela é grupo 3, podendo fazer parte de qualquer deck Samedi. Pena ela ter fortitude básica.

The Baron , 9, dom FOR NEC OBF THN – G2 : Esse aí provavelmente é o mais conhecido e o mais bem sucedido Samedi. Faz parte de um deck vitorioso pelo mundo e digno de figurar no Hall da Fama do Vtes: O Turbo Barão. Ele tem dois votos, +1 de bleed e durante sua untap, se ele estiver ready, você pode olhar a mão de qualquer mathuselah que controlar um ready Giovanni.

Troglodytia, 10, obf pot AUS FOR NEC THN – G4: Bonito nome né? Além de ter +1 strength, ele ou ela.... faz você poder olhar a mão de quem jogar uma master. Quando se sabe a mão de todos da mesa, fica mais fácil jogar!

Agora as Library cards, começando pelas que exigem Samedi e posteriormente as que exigem Thanatosis:

Library Samedi:

Dirty Contract, Master: Escolha um vampiro de outro mathusela e um Samedi, que poderá entrar em combate com o vampiro escolhido com uma +1 D action. Interessante, mas você não pode escolher nem um Giovanni, nem um Nosferatu, possivelmente pela possível origem do clã.

Little Mountain Cemetery, +1 Stealth Action: O Acting Samedi e todos os Samedis younger da sua uncontroled ganham um sangue do blood bank. Razoável...

Regenerative Blood, Unique Master, 1 pool: O Samedi com essa master previne dois damages por cada blood pago. Muito boa...

Library Thanatosis:

Ashes to Ashes, Combat: No básico ela previne todo o dano de combate. Seu samedi desvira e vai pra torpor. No superior, além disso, ele ainda ganha dois de sangue. Deve ter uma parada muito manera pra fazer com essa carta, mas confesso que ainda não sei qual.

Compress, Combat, 2 blood: Dois agravados no básico e três no superior. Com essa aí eu sei o que fazer hehe.

Creeping Infection, Combat, 1 blood: No básico, é strike de mão e você bota essa carta no oposing minion. Quando seu Samedi anunciar uma ação, pode queimar a Creeping Infection pra fazer com que o minion que estava com ela não possa te bloquear. No superior, seu Samedi ainda tem +1 Bleed contra o mathuselah que controla o minion “infectado”.

Dust to Dust, Combat: No básico é Dodge com optional press. No superior você também tem um optional manuever. Bem boa. Se os seus samedis serão fujões, essa é a carta!

Hag`s Wrinkles, Action Modifier: Só pode ser usada durante uma ação de equipar. Destape esse Samedi se a ação for succesful no básico e a ação ainda tem +1 Stealth se for no superior.

Infection, Combat, 2 blood: No básico ela previne todo dano de combate inflingido em um Ghoul (Nossa!). No superior, jogue essa carta no fim de um round onde seu samedi tenha inflingido algum dano no opposing vampire. O vampiro com essa carta não pode bloquear o seu Samedi. Forte hein...

Putrefaction, Combat, 1 blood: Strike 1 damage. Bote essa carta no opposing minion que vai ter -1 stealth. Ele pode queimar essa carta invés de desvirar no próximo turno. No superior, além disso, ele ainda toma 1 dano quando dá um strike ou faz uma ação, sendo que ele pode escolher não dar strikes. Legal tb.

Putrescent Servitude, Action, 1 blood: Mova qualquer mortal ou ghoul retainer que você controla para este v ampiro ou bote esta carta em um mortal ou ghoul ally. Esse aliado ganhará 1 life e poderá jogar cartas de potencia básica como se fosse um vampiro. No superior você pode pegar qualquer mortal ou ghoul retainer/ally da mesa! Bonito se tu rouba um War Ghoul e dá immortal com ele hein... hahaha! Pera aí... boa idéia hein...

Reanimated Corpse, Ally, X blood, Zombie with 2 life. 2 strength. 2 bleed.: Uma daquelas cartas que sozinhas te dão vontade de montar um deck. O custo é X blood, e quando ela entra em jogo você bota X marcadores de Pathos (zagueiros da Internazionalle ?) no corpse. A cada untap você queima um marcador destes. Quando não houver mais nenhum, o aliado queima. No superior ele já entra com dois marcadores. E essa belezinha ainda pode jogar cartas de combate de fortitude básica!

Rigor Mortis, Combat, 1 blood: Jogue antes do range. No básico, o opposing minion não pode dar additional strikes e você tem um press neste round. E no superior, você ainda pode cancelar um manuever dele por round. Legal né...

Transfusion, Action Modifier, 1 blood: No básico, depois de uma ação bem sucedida, adicione 1 life para um ghoul ou um blood para um ready vampire (blerg). No superior o bicho pega. Jogue ela no fim de um combate onde seu vampiro ainda esteja ready e tenha infligido dano. Bote um transfusion counter no opposing minion. Quando um minion tiver 3 transfusion counters seus.... você toma o controle dele! Demais né? Só que só pode jogar uma no superior por turno.

Withering, Combat: Strike: hand damage e bote esta carta no opposing minion. Ele terá -1 strength até a próxima discard phase do controlador dele. No superior, esse minion também não poderá usar cartas de disciplina. Eita...

Não sei quanto a vocês, mas eu senti falta de uma Path. Bom, seguindo agora com a decklist. Esta é uma composta pela cripta 2 e 3. Como eu disse antes, essa Reanimated Corpse é realmente show. Já vi dois decks aqui no Rio com essa idéia mas não sei se algum deles tinha também Shambling Hordes.

Deck Name: Samedi 2-3 ( Reanimated Hordes )
Created By: Joo
Crypt: (12 cards, Min: 23, Max: 35, Avg: 7,41)
----------------------------------------------
2 Lithrac for thn OBF 5 Samedi
1 George Frederick nec obf FOR THN 6 Samedi
2 Jorge De La Muerte cel for nec OBF THN7 Samedi
2 Reg Driscoll aus for pre OBF THN8 Samedi
2 Genina aus cel for CHI OBF THN8 Samedi
3 Baron dom FOR NEC OBF THN9 Samedi

Library: (90 cards)
-------------------
Master (14 cards)
2 Perfectionist
1 Archon Investigation
4 Vessel
1 Charisma
1 Houngan
1 Regenerative Blood
1 WMRH Talk Radio
1 Wash
1 Villein
1 Fame

Action (2 cards)
2 Conceal

Action Modifier (28 cards)
8 Cloak the Gathering
6 Veil the Legions
3 Lost in Crowds
3 Forgotten Labyrinth
4 Leverage
4 Freak Drive

Reaction (6 cards)
6 On the Qui Vive

Combat (18 cards)
6 Soak
2 Skin of Steel
4 No Trace
2 Superior Mettle
4 Trap

Ally (16 cards)
9 Reanimated Corpse
6 Shambling Hordes
1 Procurer

Equipment (1 cards)
1 Palatial Estate

Event (2 cards)
1 Unmasking, The
1 Narrow Minds

Combo (3 cards)
3 Swallowed by the Night

Basicamente é bleedar com os Reanimated Corpse e se defender e bater com os Shambling. O fato dos Corpses terem tempo de válidade (pathos counters), sinergiza com o requerimento dos Shambling, colaborando para o equilíbrio do universo. As veil the legions e cloak the gathering dão suporte às ações dos aliados. Um deck muito bom e, com alguns testes, pode se tornar ainda mais competitivo. Não sei ao certo se a proporção entre os dois principais aliados deve ser essa ( 9 para 6 ), mas isso aí vocês definem, levando em consideração também seu Metagame.
Pessoal, eu juro que tentei bolar um deck com cripta 3-4, ou então uma outra estratégia, mas não consegui pensar em nada “produtivo”. Cogitei um deck de rush, usando a Transfusion talvez... mas não rolou. As cartas quase sempre tem custo de sangue, o que dificulta um pouco. Mas por favor, se você teve uma idéia que considere boa, ou se já viu alguém pilotando um Samedi “arrumado” comente aqui deixando a listagem, ou pelo menos a idéia, ok? Valeu galera! E desculpe por este post “podre” ; )

segunda-feira, 15 de junho de 2009

INJUSTIÇA PARA TODOS!

Sabe qual a razão pelo o qual nós gostamos tanto de Jyhad? O fato do jogo ser multiplayer, ou seja, ser composto de 3 ou mais jogadores. Você pode até não concordar com essa afirmação. Pode dizer que é pelo fato de o jogo ser repleto de politicagem ou então por cada mesa ser diferente da anterior ou então pelas reviravoltas que uma única partida pode proporcionar. Bom, nenhuma destas opções existiria se o jogo não fosse multiplayer. Tem gente doida que joga versus, mas a maioria esmagadora odeia jogar assim e prefere mesões. O curioso é que este é também o motivo pelo qual o jogo não alcançou a fama e o glamour do Magic. Vocês podem falar mal, podem zombar, mas o Magic é o card game de maior sucesso no mundo. Claro que também existem mesões no Magic, muito legais por sinal, porém os campeonatos e competições oficiais são 95% jogados no modo 1x1. Mas pera aí, porque que o fato de ser multiplayer faz com que o Vtes não alcance um sucesso parecido com o do Magic?? Simples, o Vtes é injusto.

Bom, se você não socou a mesa blasfemando e não fechou o blog, das duas, uma: ou você é esperto ou você é curioso. Aqui vai a explicação. Em um jogo 1x1 seu único adversário é o nerd quatro-olhos sentado na sua frente. Sua vitória ou derrota terá, como únicas influências externas, as decisões tomadas por ele. Em um jogo multiplayer como o Vtes, isso é muito mais complexo. Primeiramente, você tem dois inimigos principais (presa e predador). Além disso, você pode ter ainda 1 ou 2 coadjuvantes que, com o decorrer do jogo, se tornarão também seus inimigos ou até aliados. O número de influências externas pulou de um para possíveis quatro, deixando o jogo totalmente imprevisível!

Outro fator de imprevisibilidade são os decks. No Magic por exemplo, cada temporada tem seus top decks (entre 5 e 6), que são devidamente copiados de listagens campeãs pelo mundo. Em um campeonato grande, cerca de 85% dos decks é um destes e a chance do campeão do torneio não ser um deles é praticamente zero. No Jyhad é completamente diferente. Claro que existem conceitos consagrados como Malk B&S ou Ventrue Vote, mas mesmo estes não têm uma listagem definida como a melhor. E mais uma vez voltamos ao fator Multiplayer. É impossível existir uma listagem perfeita para um jogo composto de cinco participantes, onde acordos são permitidos e que não existe restrição de edições, a não ser nos torneios Limited. No Magic existe um período de treinamento antes dos campeonatos. Cada equipe (sociedade de amigos) tem todos os top decks da temporada e ficam se enfrentando e estudando possibilidades de defesas e ataques perfeitos contra cada um. Não vejo como isso seria possível no Vtes, correto?

Podemos então comparar o Vtes ao Futebol e o Magic ao Volei/Basquete. A comparação do Vtes é pelo fato de ambos serem repletos de zebras e imprevisíveis. Já a comparação do Magic é pelo fato de que em 99% das vezes o melhor time vencerá. E é aí que eu acho que o bixo pega. Como realizar campeonatos com premiações gordas como no Magic, para um jogo onde o melhor nem sempre vencerá?

Eu já presenciei uma pessoa desistindo de jogar Jyhad justamente por isso. A pessoa estava jogando seu primeiro campeonato e devia estar com um Malk, sei lá. Saiu da mesa bolado e eu fui falar com ele, pra saber o que tinha acontecido. Ele me explicou que em determinado momento, disseram que ele era uma grande ameaça e “juntaram nele”. As palavras dele foram: “Não vou mais jogar isso não. Quer dizer que a mesa inteira pode se virar contra mim porque eu estou bem?”. Se fosse 1x1 provavelmente ele teria se dado bem e ficaria feliz com o jogo em si, por ser simples e direto. Porém o Vtes é complexo. É um jogo Cult e sem um apelo de massa. É imprevisível. Agora meu caro, cabe às pessoas acharem estes predicados apaixonantes ou repugnantes.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

ENGLISH VERSION: REDLIST: The Lasombra

Hello people! Today our gest is very special. Not, isnt the antedeluvian, it is the owner of one of the most important Vtes WebSites: http://www.thelasombra.com/. Who doesnt know it, should click and enjoy. He sell cards too! Well, lets interview:

1 - Your name and old please

Jeffrey Thompson, 38

2- Where you lives?

Atlanta, Georgia USA

3- You have played or still plays the Vampire: The Mascarade RPG?

I was a Storyteller for V:TM when it was introduced. I haven't played an RPG since 1994.

4- Have played or still plays some other Card Game?

I have played quite a few of the original CCGs. I don't play any other CCGs now.

5- When you started to play Vtes?

August 1994.

6- Which was your more important wins on championships?

DragonCon 2000, the prize of which was to have my picture on a card, Adonai (Salubri Antitribu).

7- Which was your first deck on Vtes?

My first successful deck was Malkavian Stealth Bleed.http://www.thelasombra.com/decks/osb.htm

I played quite a few different Jyhad only decks.http://www.thelasombra.com/decks.htm#jod

8- What kind a deck do you like most?

One with permanent intercept.http://www.thelasombra.com/decks/twd.htm#2k9mwcharlestonorhttp://www.thelasombra.com/decks/sense_lasombra_way.htm

9- What kind a deck you never will make?

I've played just about everything, at some point or another.I haven't ever played a Khazar's Diary deck yet.

10- Tell me the thing that attracts you on Vtes.

Competition with good players.

11- What you change in Vtes if you could? (released cards, banned cards, rules,...)

No more cornercase cards that can only be used when diablerizing another vampire.(Blade Clot, Cloak of Blood, Dismemberment of Osiris, Fire on the Mountain, The Hunt Club, Rebirth, Stealing Years, Subdued by the Blood)

12- Tell me a strong side of you on the game.

Knowledge of other players and what their decks can do.

13- Now tell me a weak one.

I am not willing to talk the table to death to gain victory. I need players to play to win, not to be puppets of the other players.

14- What deck do you think that symbolizes you and your history on Vtes?

One of these.http://www.thelasombra.com/decks/twd.htm#2k9mwcharleston
or http://www.thelasombra.com/decks/sense_lasombra_way.htm

15- Send a message to the readers of the blog please.

Welcome to a great game! Carpe Noctem!

Thats it! Comments please!!! Seeya!

domingo, 7 de junho de 2009

GLOSSÁRIO VTES: Vote

Tudo certo pessoal? Terminaremos hoje nossa série de Glossários relacionada a estratégias de decks, dedicada aos iniciantes no jogo. As edições foram: Rush, Bleed&Stealth, Wall e hoje será Vote. Claro que existem decks que fazem mais de uma coisa, porém, sabendo bem como cada uma funciona, você será capaz de administrar mais de uma em um mesmo deck. Este é um post muito importante, porque para mim, o Jyhad não é nada menos do que um jogo de política. Calma, a gente não vai falar do futuro dos Estados Unidos com o Obama, das políticas de juros do governo Lula ou nem mesmo daquele lunático ditador da Coréia do Norte, a não ser que algum Lasombra esteja manipulando ele né... Iremos mesmo é falar da essência do Vtes.

Adoro ver a reação de cada jogador na mesa quando alguém joga uma Kine ou uma Reins of Power ( minha preferida ). O entre-olhar, os suspiros e consequentes alianças que uma simples carta pode gerar são muito interessantes. Talvez seja por isso que metade dos meus decks seja de voto e que ¾ tenham pelo menos alguma political action. Talvez também pelo fato de que, em sua maioria, elas não tenham nenhum requerimento e tenham sempre +1 stealth. Falando em política, este é o meio vampírico de exercer a Democracia hehe. Um kine, por exemplo, pode ser chamado pela Arika ou pelo Navar McLaren, que terá o mesmo efeito.

Um amigo canadense uma vez me disse que, quando se trata de votação, nós devemos nos ater a três perguntas: Como? Quem? Qual?

Como?

“Virando o vampiro, botando a carta na mesa e dizendo CHAMANDO UM KINE!” Não é isso seu engraçadinho... o que está sendo perguntado aqui é como fazer a votação passar a seu gosto. Existem clãs que são vistos com mais frequência figurando em decks de voto como Ventrue, Toreador, Setitas e, mais recentemente os Brujah. E você conseguiu identificar o porque? Coincidentemente (UMA OVA!) estes 4 possuem a disciplina Presence. Três cartas desta disciplina tornam a montagem de um deck de votação muito mais simples e fácil: Bewitching Oration, Awe e Voter Captivation. As duas primeiras te dão votos de monte e a terceira é a cereja do bolo como vocês já devem saber. No básico você pode passar X de blood do blood bank pro vampiro votante, onde X é o número de votos pelo qual a votação passou. No superior, dois destes bloods podem ir direto pro seu pool. Mas é claro que existe vida pros decks de voto sem Presence. Eu mesmo tenho um de Nosferatu/Malkavian que é muito forte. Mas então.... como eu consigo voto com esse deck?? Bom, existem outras cartas que dão votos como Old Friends e Legendary Vampire. Existe também cartas que restringem a votação como Closed Session e Private Audience, e ainda, as que tiram o voto dos outros como Scalpel Tongue (Escalpela Trouxa) e Demonstration. Mas no caso do meu deck, a fonte maior de votos são os vampiros, e isso nos leva para a próxima pergunta.

Quem?

Tomando como exemplo meu deck novamente, dos doze vampiros, quatro são Justicar (três votos), seis são príncipes (dois votos) e apenas dois não apitam em nada. É claro que seu deck pode ser baseado apenas em presence e não ter quase ninguém titulado, como geralmente funciona um deck setita. Porém, se sua cripta tiver um grande poder de voto, isso, além de te proporcionar mais tranquilidade nos referendos, também liberará alguns slots na sua Library. É bem simples: um deck Ventrue com muitos vampiros titulados, precisará de menos Bewitchings do que um deck com menos. A questão é que os vampiros titulados geralmente são altos e podem tornar um deck pesado. Cabe a você balancear a sua cripta, procurar vampiros titulados não tão “caros” ou então se utilizar disto para seu desfrute (sem viadagem). E assim chegamos a última pergunta.

O que?

Você conhece o RAP do Referendo? Não, até onde eu sei o MV Bill não faz showmícios, até onde eu sei... Bom, RAP é uma sigla (dããã) que é formada pelas iniciais de três cartas que não devem faltar em um deck de votação com vampiros altos. São elas: Reins of Power, Ancient Influence e Political Stranglehold. Esta tríade tem em comum o fato de não poderem ser jogadas mais de uma vez em um jogo, por afetarem a mesa toda e por ter efeitos relativos à capacidade dos vampiros. O post ficaria gigante se eu fosse explicar cada uma aqui, portanto é só clickar em cima do nome pra saber oque elas fazem (em inglês). Bom, mas o mundo é repleto de outras maravilhosas votações bastante usadas como as famosas Kine Resources Contested (ou só Kine), Consanguineos Boom, Conservative Agitation, etc. Algumas delas tem efeitos parecidos e cabe a você decidir qual usar. Por exemplo, se o seu deck é composto por vampiros de clãs diferentes, você não vai usar Consanguineos Boom né? Diversity seria mais indicada. Os exemplos são infinitos (mas o post não).

Respondidas as perguntas, veremos uma decklist de um Ventrue G 4-5 que é uma máquina de votar:

Deck Name: Ventrue Vote G4-5 ( Mc Mariana e o RAP do Referendo)
Created By: Joo
Crypt: (12 cards, Min: 18, Max: 40, Avg: 7,33)
----------------------------------------------
1 Emily Carson for pre DOM 5 Ventrue
1 Graham Gottesman obf pre tha DOM FOR7 Ventrue
1 Gustav Breidenstein aus cel pot DOM FOR PRE10 Ventrue
1 Jack Tredegar pre 2 Ventrue
1 Johannes Castelein DEM DOM FOR PRE 9 Ventrue
1 Lodin (Olaf Holte) aus pro DOM FOR PRE8 Ventrue
3 Mary Anne Blaire ani pot AUS DOM FOR PRE10 Ventrue
1 Mustafa cel dom FOR PRE 6 Ventrue
1 Victor Donaldson for pre DOM 6 Ventrue
1 Victor Pelletier cel dom for PRE 5 Ventrue

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
1 Creepshow Casino
1 Dreams of the Sphinx
4 Minion Tap
1 Monastery of Shadows
1 Papillon
1 Pentex Subversion
1 Presence
1 Temptation of Greater Power
1 Ventrue Headquarters
4 Vessel

Action (4 cards)
4 Govern the Unaligned

Action Modifier (30 cards)
4 Awe
4 Bewitching Oration
3 Conditioning
2 Kiss of Ra, The
2 Perfect Paragon
10 Voter Captivation
1 Daring the Dawn
4 Freak Drive

Political Action (13 cards)
1 Ancient Influence
1 Reinforcements
5 Kine Resources Contested
2 Neonate Breach
2 Parity Shift
1 Political Stranglehold
1 Reins of Power

Reaction (19 cards)
6 Deflection
3 On the Qui Vive
3 Wake with Evening`s Freshness
3 Second Tradition: Domain, The
4 Obedience

Combat (8 cards)
4 Majesty
2 Superior Mettle
2 Skin of Steel

Não tem muito o que explicar. Atentem para o número de cartas que dão voto. Apesar de termos 13 votações, temos apenas 4 Bewitching e 4 Awe, em função dos vampiros titulados. Uma última dica: Nunca façam um deck político com baixo poder de voto. Ficar barganhando votos na mesa em toda votação que você chama é horrível e possivelmente você acabará saindo na pior. Faltou dizer também que esse deck, assim como o de Rush, é indicado para jogadores já com uma noção legal de jogo.

Blza pessoal? Espero que esta série tenha ajudado os iniciantes e, quem sabe, uma refrescada na cabeça de quem já joga a mais tempo. Então valeu, até mais e exerçam seu direito de votar!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sete clãs, sete cartas.

Salve salve Mathuselahs de todo Brasil, Portugal e Mundo (das trevas...). Postzinho de meio de semana rápido e rasteiro. Analisaremos um pouco a edição Keepers of Tradition. Mais especificamente as sete cartas destinadas aos sete clãs representados na edição. Em ordem alfabética:

Arcane Appraiser, Ally, Rara, Toreador:
Unique ghoul with 1 life, 0 strength, 1 bleed.

O especial desse aliado toreador é poder mover uma carta de equipamento de um vampiro em torpor para um minion seu que esteja ready com +1 stealth. Você pode achar meio caído né... mas quando a gente pensa em uma estratégia somando esse aliado a uma Wooden Stake ou Rowan Ring rola uma certa sinergia...

Childling Muse, Retainer, 1 pool, Incomum, Malkavian:
Changeling with 1 life.

A única Incomum da relação e a mais fraquinha. O minion com esse retainer tem +1 bleed. Interessante o fato de não ser unique. Mas esse 1 de pool aí...

Ephor, Unique Master, 1 pool, Rara, Ventrue:

Bote esta carta em um ventrue com capacidade oito ou maior. Esse ventrue tem +1 voto e +1 intercept. Esse ventrue pode forçar um vampiro a desistir de um título contestado com uma +1 Stealth Action. Achei legal, mas acho que eu não botaria em um deck meu. Se invés do último efeito a carta pudesse ser posta em um ventrue de qualquer capacidade acho que seria mais jogável.

New Carthage, Unique Master Location, 3 pool, Rara, Brujah:

Brujahs titulados têm +1 voto e +1 bleed e Ventrues tem -1 voto. Carta excelente que deixou o velho Eurobrujah ainda mais forte e que faz parte do deck do momento lá fora, o Dmitra Alastor. Sem comentários, uma das 5 melhores cartas da edição.

Ponticulus, Ally, 2 pool, Rara, Tremere:
Unique Wraith with 1 life, 0 strength, 0 bleed.

O Ponticulus não pode agir, nem ter nem usar equipamentos. Mas tem +1 intercept contra D actions e ele pode tapar pra dar a um Tremere +1 intercept. E é imune a danos não-agravados. Todos os donos de decks Tremere gostaram e se não tem, estão doidos para ter. O efeito é ótimo e o custo é justo. Joga fácil.

Veles Hunt, Political Action, 3 pool, Rara, Gangrel:

Mesmo fora da Camarila, nossos lobinhos foram lembrados. Veles Hunt é um Blood Hunt Referendum. Você escolhe um aliado ou um vampiro younger não titulado da sua presa e... QUEIMA! QUEIMA ELE! EM NOME DE JESUS! O problema é que se esse referendum for cancelado ou não passar... você não pode mais jogar nenhuma Veles Hunt durante o jogo. Uma carta boa, mas se pensarmos que não vemos muitos decks de voto Gangrel né.... Porém ela entra fácil em um Stanislava Baltimores Purge por exemplo. Pelo menos eu botaria umazinha...

Warsaw Station, Unique Master Location, 2 pool, Rara, Nosferatu:

Abri um sorriso de orelha a orelha quando vi o spoiler dessa carta. Vire essa carta quando um Nosfa anunciar uma ação indireta. Se a ação for bem sucedida, desvire o monstrinho! Ou então queime essa carta para trazer um Nosfa de torpor pra ready reagion. Realmente um pitelzinho. Meu deck Shadow Shift ( parity shift com obfuscate ) agradece!

É isso aí galera. Juntamente com esse post, dei inicio a uma enquete para vocês me dizerem qual dessas vocês acharam melhor. Votem e comentem! Blza? Fui!