sábado, 28 de março de 2009

BLOODLINERS: AHRIMANE

Começamos hoje com mais uma série de matérias. Bloodliners vai explorar o mundo das linhagens de sangue. Tivemos duas edições até agora que abordaram este assunto. A óbvia Bloodlines e a Legacies of Blood. A primeira linhagem a ser analisada será a Ahrimane. Os Ahrimanes são, de certa forma, uma linhagem artificial. Todo Ahrimane renuncia à formação passada pelo seu Clã antes de se juntar à linhagem. Esta linhagem é pouco numerosa e composta quase que exclusivamente de mulheres. Todos seus Membros são extremamente reservados e violentos, gostam de bens materiais, riqueza e de manter cada vez mais humanos sobre seu controle, como seus peões. Gostam também de formar grupos, como matilhas, apesar da oposição dos Lasombra. O Sabbat aceita seus costumes, devido aos valores de liberdade que a seita prega. Por outro lado, os Ahrimanes ajudam bastante ao Sabbat, observando os modos da ameaça lupina. No Jyhad, as disciplinas das ahrimane são: Animalism, Presence e Spiritus. Todas são Sabbat e Sterile.Vamos dar uma olhada nas cartas do clã?

Crypt: (os mais relevantes)

Howler: 8, obf ANI PRE SPI, G2 – A Howler tem um manuever em cada combate. Também tem +1 strength e não pode usar weapons.

Muricia: 7, ANI PRE SPI, G4 – A ahrimane mais interessante na minha opinião. Durante sua untap um gangrel antitribu que você controla pode queimar um de blood para se tornar um sterile ahrimane e ganhar um nível de spiritus. Maneiro né? Gera muitas possibilidades. Além de ter +1 strength também.

Library:

Ahrimane

Ahrimane Protectorate: Action, +1 stealth, Unique, C – Bote esta carta em jogo. Você pode tanto queimá-la para ganhar +1 intercept em ações direcionadas a você ou queimá-la para fazer uma ação direcionada a uma location ou a um aliado seu falhar. Muito interessante para decks wall.

High Top: Ally, 4 pool, Unique werewolf with 3 life. 1 strength, 0 bleed R – Este aliado tem +1 intercept. Pode entrar em combate com qualquer minion e tem 1 aditional strike cada round e um manuever cada combate. Ele ainda pode jogar cartas de celerity no nível básico. Se ele tiver menos do que 3 life na sua untap, ele ganha 1 life, como a maioria dos werewolfs. Maneirinho, mas eu trocaria esse lance de celerity por menos 1 pool, ou então +1 strength...

Ohoyo Hopoksia (Bastet): Ally, 3 pool, Unique werewolf with 3 life. 3 Strength. 0 bleed – R – Esse aliado eu já acho mais jogavel. Quando um minion que você controla está prestes a entrar em combate com um acting minion, vire o Ohoyo e ele se mete no combate invés do seu blocking minion. Interessante né? Legal prum deck wall. Ele ainda tem um manuever por combate e ganha 1 life na untap, se estiver com menos do que o seu starting life.

The Wildebeest: Action, 1 blood, +1 stealth , R – O Ahrimane com esta carta ganha +1 strength, -1 stealth e um manuever por combate. O problema é que esse ahrimane não pode usar nem equipamentos nem retainers... sei lá né... eu não gostei.

Spiritus ( todas as cartas de disciplinas de bloodlines têm seus efeitos em disciplinas “tradicionais. Aqui eu vou apenas explicar os efeitos de Spiritus.)

Chameleon`s Colors: Combat, 1 blood, C – No básico você ganha um press ou um manuever com optional press. No superior é Combat Ends e se seu vampiro estiver sido bloqueado durante uma non-bleed action, a ação continua. Só pode ser jogada no long range.

Engling Fury: Action, +1 stealth, R – No básico esse vampiro ganha 2 de blood e desvira no fim do turno. No superior ele desvira logo após a ação. Um vampiro só pode jogar uma Engling Fury no superior por turno. Legal né?

Falcon`s Eye: Reaction, C – Funciona exatamente igual a uma Eagle’s Sight. Quer mais?

Leapfrog: Combat, C – Manuever no básico e Combat Ends no superior.

Muricia`s Call: Action, +1 stealth, Animalismo e Spiritus, R – Essa aí é bastante conhecida. Com as duas disciplinas no básico você recruta um animal retainer da sua library pagando o custo normalmente e ele ganha +1 life. No superior das duas além disso, o acting vampire desvira no fim do turno. Muito usada no deck Ahrimane Seven Raptors.

Nose of the Hound:Action, +1 Stealth, C – Essa aí é muito utilizada, mas em decks com Auspex né? No inferior level de spiritus você entra em combat com qualquer tapped minion e ganha 2 manuevers. No superior, além disso, o minion alvo não precisa estar tapped.

Speak with Spirits: Reaction, C – Outra reaction que, juntamente com a falcon’s eye, faz a maioria dos decks ahrimane terem a estratégia Wall. No inferior ela dá +1 intercept. No superior essa carta desvira seu vampiro e ele pode pagar 1 de blood para ganhar +1 intercept. Uma mão na roda na hora de bloquear.

Squirrel Balance: Action Modifier, 1 blood, C – Modifier interessante. No inferior, minion sem flight ou spiritus têm –1 intercept para bloquear a ação. No superior eles têm –2 intercept. Forte hein...

Strength of the Bear: Combat, 1 blood, C – Jogue esta carta antes do range step. Seu vampiro tem +1 strength durante o combate e no superior ele ainda ganha um press.

Summon Spirit Beast: Combat/Reaction, X blood, R – Mova X animal retainers da sua ash heap para este vampiro com seus starting lifes. No fim da minion phase esses retainers são queimados. Se for no superior os retainers NÃO QUEIMAM.... interessante como efeito surpresa...

Swiftness of the Stag: Combat/Action Modifier, C – A leveza do veado! Que bonito.... no básico manuever ou press, no superior +1 stealth. Excelente combo card.

Vulture`s Buffet: Action, R – nem vou me dar ao trabalho de explicar... nem vale a pena...

A primeira idéia de deck é um divertido Toolbox, aproveitando a Presence dessas vampiras e com um combate bem forte.

Deck Name: Ahrimane Toolbox G2
Created By: Joo Maselli Gouvêa
Crypt: (12 cards, Min: 14, Max: 30, Avg: 5,58)
----------------------------------------------
1 Angela Decker pre 1 Pander
2 Cynthia Ingold ani for pre SPI 6 Ahrimanes
2 Howler obf ANI PRE SPI 8 Ahrimanes
2 Juanita Santiago ani pre spi 4 Ahrimanes
2 Nettie Hale ani cel pre pro spi 5 Ahrimanes
2 Siamese ani pro PRE SPI 7 Ahrimanes
1 Sundown obf pre ANI POT 6 Nosferatu

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
1 Animalism
1 Archon Investigation
1 Barrens, The
2 Capitalist
1 Dummy Corporation
1 Fame
1 Haven Uncovered
1 Pentex Subversion
1 Presence
1 Rumor Mill, Tabloid Newspaper, The
1 Tension in the Ranks
4 Vessel

Action (16 cards)
1 Army of Rats
5 Legal Manipulations
4 Nose of the Hound
2 Sanguine Instruction
2 Social Charm
2 Tier of Souls

Action Modifier (5 cards)
5 Squirrel Balance

Reaction (13 cards)
2 Cats` Guidance
2 Falcon`s Eye
3 On the Qui Vive
2 Sense the Savage Way
4 Speak with Spirits

Combat (26 cards)
4 Aid from Bats
1 Canine Horde
6 Carrion Crows
2 Leapfrog
1 Majesty
2 Chameleon Collors
2 Scorpion Sting
3 Strength of the Bear
5 Taste of Vitae

Ally (1 cards)
1 Ohoyo Hopoksia (Bastet)

Retainer (2 cards)
2 Raven Spy

Equipment (3 cards)
3 Leather Jacket

Event (2 cards)
1 Dragonbound
1 Narrowminds

Combo (6 cards)
6 Swiftness of the Stag

O segundo decklist é um wall eficiente. A cripta é composta de vampiros com Animalism superior para darem uma força. Têm duas Gangrel Antitribu também para aproveitar o especial da Muricia.

Deck Name: Ahrimane Wall
Created By: Joo Maselli Gouvêa
Crypt: (12 cards, Min: 16, Max: 27, Avg: 5,41)
----------------------------------------------
1 Beetleman obf ANI 4 Nosferatu
1 Bobby Lemon pro ANI 4 Gangrel
1 Celeste Lamontagne for ANI PRO 5 Gangrel Antitribu
2 Effie Lowery obf ANI SPI 5 Ahrimanes
2 Gentha Shale pot spi ANI PRE 6 Ahrimanes
1 Janey Pickman for ANI PRO 6 Gangrel Antitribu
3 Muricia ANI PRE SPI 7 Ahrimanes
1 Stick ANI 3 Nosferatu Antitribu

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
3 Blood Doll
1 Jake Washington (Hunter)
1 KRCG News Radio
1 Path of Lilith, The
1 Pentex Subversion
1 Powerbase: Barranquilla
1 Powerbase: Montreal
1 Rack, The
1 Smiling Jack, The Anarch
3 Vessel
1 WMRH Talk Radio
1 Wall Street Night, Financial Newspaper

Action (10 cards)
3 Ahrimane Protectorate
1 Army of Rats
3 Engling Fury
3 Nose of the Hound

Reaction (24 cards)
4 Cats` Guidance
4 Falcon`s Eye
2 Guard Dogs
2 Instinctive Reaction
4 On the Qui Vive
2 Rat`s Warning
2 Sense the Savage Way
4 Speak with Spirits

Combat (24 cards)
6 Carrion Crows
2 Chameleon`s Colors
4 Scorpion Sting
4 Strength of the Bear
2 Target Vitals
6 Taste of Vitae

Ally (1 cards)
1 Carlton Van Wyk (Hunter)

Retainer (4 cards)
1 Mr. Winthrop
2 Raven Spy
1 Murder of Crows

Equipment (6 cards)
1 Ivory Bow
2 Leather Jacket
1 Sport Bike
2 Sniper Rifle

Vocês ainda vão encontrar vários decklists ahrimanes calcados em Retainers como o Raptor e o Murder of Crows. Não quis botar nenhum destes aqui justamente porque já são idéias conhecidas. Esses decks usam Muricias Call e Pack Alpha para atolar as meninas de passarinhos hehe...

Valeu galera, espero que tenham gostado destas scissors sisters briguentas. Descartando e seguiu!!

quarta-feira, 25 de março de 2009

DECKLISTS FROM HELL

Na sequência da nossa matéria sobre os Baali, hoje veremos três decklists infernais. Vocês verão que nenhum dos três tem uma cripta composta inteiramente de Baalis, muito pelo contrário. Cada deck possui apenas um vampiro Baali. Não consegui ver muita vantagem em uma cripta exclusivamente deste clã mas se vocês pensarem diferente e tiverem sugestões, fiquem a vontade em posta-las. O primeiro decklist é com um velho conhecido nosso...

Este deck é um wall fortíssimo. Trás o Nergal como estrela e weenies e mid caps de Auspex. O Combate é na maioria das vezes agressivo com Conflagrations e Weapons. As reactions Bloodstorm of Chorazin e a Undying Thirst dão um toque especial. O Kaymakli Fragment é importantíssimo para o bloat quando se tem a mesa controlada.


Deck Name: Nergwall
Created By: Joo Maselli Gouvea
Crypt: (12 cards, Min: 13, Max: 40, Avg: 6)
-------------------------------------------

3 Nergal AUS DAI FOR OBF PRE THA10 Baali
1 Nergal (ADV) AUS DAI FOR OBF PRE THA10 Baali
2 Neighbor John dom for AUS 5 Ventrue Antitribu
2 Tyler McGill pre AUS 4 Toreador
1 Frondator dom tha AUS 5 Tremere Antitribu
1 Kalila aus obf 3 Malkavian
1 Lectora aus tha 3 Tremere Antitribu
1 Kamaria aus pot 3 Osebo

Library: (90 cards)
-------------------
Master (17 cards)
3 Rotschreck
1 WMRH Talk Radio
1 Metro Underground
1 Rack, The
1 Wash
1 Direct Intervention
1 Fame
1 High Museum of Art
4 Vessel
1 Powerbase: Montreal
1 Pentex Subversion
1 Ruins of Charizel

Action (3 cards)
1 Rutor`s Hand
1 Anima Gathering
1 Condemnation: Doomed

Action Modifier (4 cards)
4 Freak Drive

Reaction (40 cards)
4 Telepathic Misdirection
3 My Enemy`s Enemy
4 Telepathic Counter
4 Eluding the Arms of Morpheus
2 Minor Irritation
2 Undying Thirst
3 Bloodstorm of Chorazin
4 Eyes of Argus
4 Enhanced Senses
3 Precognition
3 Spirit`s Touch
4 Eagle`s Sight

Combat (17 cards)
4 Fear of the Void Below
6 Conflagration
4 Apportation
2 Rolling with the Punches
1 Trap

Retainer (1 cards)
1 Mr. Winthrop

Equipment (4 cards)
1 Bowl of Convergence
1 Ivory Bow
1 Kaymakli Fragment
1 submachine gun

Event (1 cards)
1 Dragonbound

Combo (3 cards)
3 Sense the Sin

O próximo decklist foi contribuição do nosso amigo Fernando Sydnelson Prince de São João do Meriti, aqui no Rio de Janeiro. Com este deck ele já ganhou um ou dois torneios e chegou a várias finais.

Deck Name: Turbo Huitalgumacoisa
Created By: Fernando Sydnelson
Crypt: (12 cards, Min: 38, Max: 40, Avg: 9,83)
----------------------------------------------
1 Angelica cel obf DOM OBT POT10 Lasombra
1 Anson aus dom CEL PRE 8 Toreador
9 Huitzilopochtli AUS DAI DOM OBF PRE POT10 Baali
1 Lambach pre ANI AUS DOM VIC10 Tzimisc

Library: (90 cards)
-------------------
Master (38 cards)
3 Ashur Tablets
1 Barrens, The
8 Fortitude
2 Golconda: Inner Peace
1 Heidelberg Castle, Germany
2 Parthenon, The
2 Pentex Subversion
2 Redeem the Lost Soul
1 Ruins of Charizel
3 Special Report
1 Sudden Reversal
4 Vast Wealth
8 Villein

Action (11 cards)
3 Call the Great Beast
1 Concordance
7 Force of Will

Action Modifier (16 cards)
6 Conditioning
5 Daring the Dawn
2 Faceless Night
2 Lost in Crowds
1 Spying Mission

Reaction (14 cards)
6 Deflection
2 Kindred Coercion
6 Obedience

Ally (4 cards)
1 Gregory Winter
2 Herald of Topheth
1 Mylan Horseed (Goblin)

Equipment (3 cards)
3 Soul Gem of Etrius

Event (2 cards)
2 Anthelios, the Red Star

Combo (2 cards)
2 Swallowed by the Night

Um Semi-turbo, visto que necessita-se de uma master discipline para o combo rodar, portanto só ocorre uma vez por turno. Mas mesmo assim o deck é forte e trás a Great Beast como pedra fundamental. A Redeem the Lost Soul pode salvar sua pele no mid/late game e as Obedience te garantem uma certa tranquilidade.

Este terceiro decklist eu acredito que seja o mais fácil de se pilotar. É um bleed & vote de Obfuscate e Presence baseado na Maureen, Dark Priestess.

Deck Name: Maureen and the Parashooters
Created By: Joo Maselli Gouvêa
Crypt: (12 cards, Min: 18, Max: 24, Avg: 5,33)
----------------------------------------------
1 Ankh-sen-Sutekh obf PRE SER 6 Followers of Set
1 Antoinette cel obf AUS PRE 6 Toreador
1 Axel Von Anders cel obf pot PRE 5 Brujah Antitribu
1 Ezekiel obf pot PRE SER 6 Followers of Set
1 Herbert Westin pot OBF PRE 5 Brujah
3 Maureen dom obf DAI PRE 6 Baali
1 Raphael Catarari pot tha OBF PRE 5 NosferatAntitribu
1 Renenet ser OBF PRE 5 Followers of Set
1 Robin Withers dom obf pre 4 Ventrue
1 Tock obf pot pre 4 Nosferatu Antitribu

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
1 Archon Investigation
1 Barrens, The
3 Blood Doll
1 Direct Intervention
1 Dreams of the Sphinx
1 Ferraille
2 Obfuscate
1 Ruins of Charizel
1 Secure Haven
3 Vessel
1 Wash

Action (12 cards)
5 Condemnation: Mute
7 Legal Manipulations

Action Modifier (32 cards)
8 Bewitching Oration
3 Cloak the Gathering
3 Faceless Night
3 Forgotten Labyrinth
3 Lost in Crowds
3 Spying Mission
9 Voter Captivation

Political Action (12 cards)
5 Diversity
4 Kine Resources Contested
3 Reckless Agitation

Reaction (3 cards)
1 Delaying Tactics
2 On the Qui Vive

Combat (8 cards)
2 Conflagration
6 Majesty

Ally (2 cards)
1 Carlton Van Wyk (Hunter)
1 Ossian

Combo (5 cards)
2 Sense the Sin
2 Swallowed by the Night

A parte Baali do deck vem em forma das Condemnation: Mute. Para um deck de voto praticamente sem títulos, esta carta é fortíssima. Sem contar que com o especial da Maureen ela te dá 1 pool.

Bom é isso aí pessoal. Espero que eu tenha despertado o Darkside que existe em cada uma de vocês hehe. Pitacos e comentários são sempre bem vindos. Fiquem ligados nas próximas matérias e que o tinhoso esteja com vocês hehe...hehehauha....huahuUHAUHAHAHAHAHA!!!!






segunda-feira, 23 de março de 2009

BLOOD OF AFRICA

É galera, confirmadíssimo. A próxima mini-expansão será realmente sobre os laibons!!! 60 cartas sendo: 20 comuns, 20 vamps e 20 raras. Alguns sites de venda na internet garantem o release entre abril e junho. Pra quem não viu ou não lembra, os primeiros posts aqui do blog foram matérias analisando cada clã laibon. Aproveita a nova expansão e vai ler ou reler pra ficar antenado! Quarta feira tem decklist baali hein. Só Tier 1.

sábado, 21 de março de 2009

PACTO COM O DIABO

É meus amigos, que os cainitas não são flor que se cheire todo mundo já sabe, pricipalmente os fedorentos Nosferatus. Mas existe um pessoal que mexe com forças muito mais sinistrase ligadas ao próprio Demo. São os Baali. No Jyhad eles surgiram em Blood Lines, bem como o trait Infernal, que veio aparecer em vampiros de fora do clã em posteriores edições. As disciplinas dos Baali são DAIMONION, OBFUSCATE e PRESENCE e todos eles são Independentes, porém os infernalistas estão representados em todos os sects, menos nos queridos Laibons. Além dos vampiros que foram ninados pelo Capeta e já “nasceram” Infernalistas, existem duas maneiras de se virar um seguidor do Cramunhão: Equipando o Textbook of Damnation ou então sendo transformado pelo Barbaro Lucchese com duas +1 Stealth D actions. Quem fez o pacto com o Diabo tem uma penalidade: não desvira normalmente durante a Untap Fase, mas pode pagar 1 de pool para faze-lo. É claro que isso é uma desvantagem na maioria das vezes, mas deixa inúteis cartas como Nightmare Curse e Sensory Deprivation. Vista a principal desvantagem, vamos conhecer as cartas que podem, ou não, fazer valer a pena montar um deck Baali:

Cript: ( apenas os mais relevantes )

Cybele, Cap-10, ANI DAI OBF PRE SER THA (G4): Como se já não bastasse essa tonelada de disciplinas, essa moça te dá uma master phase adicional se estiver desvirada no início da sua master. E também pode dar +2 de bleed como uma ação que custa 1 de blood.

Huitzilopochtli, Cap-10, AUS DAI DOM OBF PRE POT (G2): Esse chifrudo também te dá uma master phase a mais, mas nesse caso você precisa pagar 1 de pool. Ele tem +1 Bleed. Só tem um problema: você conseguir pronunciar corretamente o nome dele durante o jogo... O.o

Nergal, Cap-10, AUS DAI FOR OBF PRE THA, (G5): Esse aí todo mundo conhece. Carta Promo de 2005 e dono de um Storyline só dele. Uma vez por turno ele pode reduzir o custo de uma carta que ele joga em 1 blood e tem +2 Bleed. Recentemente foi lançada sua versão Advanced que também é demais: Reaction cards custam 1 blood a mais enquanto ele está agindo e uma vez por turno ele pode queimar 1 blood pra ganhar +1 Stealth. Eita...

Library:

Baali

Bloodstorm of Chorazin, Reaction, C: Quando esse Baali bloquear um aliado ou vampiro mais novo essa carta tapa o reacting minion e termina a ação sem combate. O Baali inflinge 1 de dano imprevinivel no acting minion e em todos seus retainers. Burn Option.

Call the Great Beast, Action, 1 blood, R: Essa é famosa. Bote essa carta no acting Baali com X contadores, onde X é a capacidade deste vampiro. Esse Baali pode adicionar contadores à carta como uma ação de +1 Stealth. Quando esta carta tiver 10 counters, queime este Baali e escolha três disciplinas. Essa carta se torna um vampiro único, infernal, independente, sem clã, com 9 de capacidade, 4 de força e 3 de bleed e tem as três disciplinas escolhidas no Superior. Ele enche de sangue do Blood Bank. E ainda pode entrar em combate com qualquer ready minion de outro mathuselah e ainda previne 1 dano por combate. Aburda né? Não é a toa que a maioria dos decks de Baali que vemos sejam baseados nesta carta. Mais a frente eu explico melhor como funciona o mecanismo.

D`habi Revenant, Retainer, C: Retainer que da +1 de Bleed pro Baali. O detalhe é que ele não é unique...

Herald of Topheth, Ally, 3 pool, Demon with 5 life. 3 strength, 1 bleed, flight, R: Esse aliado pode entrar em combate com qualquer minion de outro mathuselah como uma D action. Ele pode jogar cartas no nivel básico de Daimonion, Potence e Presence como um vampiro de capacidade 5. Ele ganha 1 de life se não estiver com o seu nível inicial na sua untap phase. Durante a sua influence phase pague um de pool para mante-lo em jogo. Legal né?

Ruins of Charizel, Master: unique location, R: Essa master é muito interessante. Para cada pool que você pagar pela penalidade da untap de seus Baali, você adiciona um contador nesta carta e eles duram até a discard phase do seu predador. Você pode queimar X contadores desta carta para reduzir em X um bleed que você levar. Já ajuda né?
Undying Thirst, Reaction, R: Jogue essa carta quando este Baali bloquear um vamprio, antes do combate. Quando houver algum vampiro em torpor que este acting vampire possa diablerizar ele não pode realizar nenhuma ação a não ser a diablerie. Pode escolher ficar sem agir também. Se o acting minion precisar caçar, ele pode escolher diablerizar um vampiro inves disso. Burn Option. Muito legal essa carta. E reparem na sua arte. Linda né? :

Daimonion (quase todas as cartas de Daimonion tem são multi-discipline. Vou só comentar o efeito da disciplina Baali ok?)

Concordance, Action, 1 blood, +1 Stealth, Requires an infernal vampire, C: Bote esta carta no Acting Vampire e ele tratará todo dano agravado como normal. Terá +1 de strength e –1 de Stealth. No superior, além disso, ele ganhará flight e durante sua influence phase poderá pagar 1 de blood para destapar. Legal prum Baali né?

Condemnation: Betrayed, Action, +1 Stealth, Requires an infernal vampire, R: Com essa carta começa a série das condemnations. Cada vampiro só pode ter uma condemnation. Essa funciona assim: bote essa carta em um ready minion. Ações de bleed custam a esse minion +1 de Blood. No superior, além disso, o controlador desse minion queima a carta do topo da library dele no inicio da untap phase.

Condemnation: Doomed, Action, +1 Stealth, Requires an infernal vampire, R : O minion com essa carta tem –1 Stealth. No superior, além disso, o controlador dele paga 1 de pool cada vez que este minion for bloqueado.

Condemnation: Languid, Action, +1 Stealth, Requires an infernal vampire, R : O minion com essa carta tem –1 strength. No superior, além disso, ele não pode usar presses.

Condemnation: Mute, Action, +1 Stealth, Requires an infernal vampire, R: O minion com essa carta tem –3 votos. No superir, além disso, ele queima um de blood cada vez que um referendo passar. A única que realmente me enche os olhos. Muito boa.

Conflagration, Combat, 1 blood, C: 1R agravado no básico e 2R agravado no superior. Tá bom pra você?

Contagion, Action, +1 Stealth, Requires an infernal vampire, Unique, R: Bote essa carta no acting vampire. Durante a untap phase de cada outro mathuselah, ele paga 1 pool se esse vampiro estiver ready. No superior, além disso, uma vez por combate esse vampiro pode por um corruption counter no oposing minion como um strike. Valedo aquela regrinha dos contadores de corrupção né...

Fear of the Void Below, Combat, 1 blood, C: Você só pode jogar uma destas por combate. Todos os rounds desse combate começam em Long Range e esse vampiro tem um press cada round só para terminar o combate. No superior, além disso, o controlador do oposing minion descarta uma carta aleatória da mão na phase inicial de resolução de strike. Interessante, principalmente combinada com a Conflagration.

Ignore the Searing Flames, Combat, C: Previne todo o dano agravado de um strike. No superior esse vampiro paga 1 blood para ficar imune a danos agravados.

Psychomachia, Action Modifier, 1 blood, C: Só pode ser usada quando um aliado ou um vampiro mais novo bloquear, antes dele dar tap. O bloqueio falha e a ação continua. O minion que bloqueou não pode tentar bloquear denovo. No superior, além disso, o blocking minion toma 1 de dano.

Sense the Sin, Reaction/Action Modifier, C: No básico, +1 de intercept ou +2 se o acting minion tiver um corruption counter. No superior +2 de bleed e minions com corruption counter têm –1 intercept pra bloquear essa ação. Ótima carta. Cartas com duas funções são sempre bem vindas na minha opnião.

Têm mais duas cartas que são bem interessantes para os infernais:

Kaymakli Fragment, Unique Equipment, Requires an infernal vampire, Promo: O vampiro com esse equipamento pode passar 3 do blood para um vampiro na sua uncontroled. Esse equipamento pode ser roubado com uma D action. Manerísismo hein...

Path of Evil Revelations, Unique Master, R: Durante sua master phase você pode pagar 1 de pool para destapar todos seus infernal minions. Qualquer minino pode queimar essa carta como uma D action que resultará em 1 de dano. Interessante, se o seu deck tiver um mecanismo legal de bloqueio ela cai como uma luva.

Bom galera, é isso aí. Vimos as cartas que vão figurar nos possiveis decks Baali. No próximo post veremos algumas idéias de decklists ok? Agora apaga a vela preta e a vermelha, toma seu copinho de sangue de bode e bons sonhos...

quinta-feira, 19 de março de 2009

RESULTADO ENQUETE B&S

Terminou a enquete sobre qual era o melhor Bleed & Stealth. E olha que legal, os dois malks ( dominate e dementation ) dividiram o primeiro lugar disparados com 5 votos cada. Valeu galera!

quarta-feira, 18 de março de 2009

ESCLARECIMENTOS

Oi pessoal, vou traduzir um texto que foi postado no blog EXTRALA, que por sua vez compilou informações tanto do livro de regras como de esclarecimentos dados pelo LSJ.
  • Uma ação só é considerada feita/realizada quando ela resolve sendo bloqueada ou bem sucedida.
  • Uma ação que é cancelada (antes de entrar na fase de resolução) não é considerada feita/realizada, e um vampiro pode tentar faze-la denovo. Ex: Se sua Social Charm for cancelada por uma Direct Intervention, você destapa seu vampiro e este mesmo pode jogar outra Social Charm.
  • Cartas na mesa com o mesmo nome devem ser tratadas separadamente. Ex: Se sua presa tem um vampiro, com duas Haven Uncovered, você pode entrar em combate utilizando uma, dar Freak Drive e ir para outro combate utilizando outra.

Entederam pessoal? Essas dúvidas geram muita confusão nas mesas. Espero que tenha ajudado, valeu!

domingo, 15 de março de 2009

REDLIST: Eduardo Kazan

Oi pessoal, neste domingo inicio uma área do nosso blog chamada REDLIST. Bom, trata-se de uma entrevista com alguns ícones do jyhad. E para nossa estreia vocês irão conhecer o Eduardo Kazan. Além de ter sido a pessoa que me ensinou a jogar (só isso bastava né? =P) ele é um dos jogadores mais brilhantes do Brasil. Não só pela perícia no jogo e no table talk, mas também na confecção de decks criativos, diferentes MAS vencedores. Figurinha carimbada no site da white wolf (ficou nos dois Top 10 durante alguns meses). Bom, vamos à entrevista:

Nome e idade por favor?

Eduardo Kazan, 36

Onde mora atualmente?

Niteroi - RJ

Você joga ou já jogou o RPG Vampire: The Mascarade?

Sim, uma ou duas aventuras, e pequenas. Mas nunca fui grande fã de RPG de mesa.

Joga ou já jogou algum outro card game?

Não, nem quero conhecer nenhum outro, antes que eu arrume outro vício

Em que ano começou a jogar Vtes?

1995

Quais seus maiores títulos?

O campeonato brasileiro de 2007 e o 7o lugar no ranking mundial constructed.

Qual o primeiro deck que você teve?

Meu primeiro deck usava todas as disciplinas do set inicial de Jyhad. Não tinhamos o conceito de "deck disso" ou "deck daquilo". O que existia era carta boa e carta ruim. E vampiro bom era vampiro com muita disciplina, pra poder usar as cartas que vinham na mão. Cardano, Anvil e Lucretia eram astros nessa epoca.

Qual tipo de deck você prefere?

O deck que quando a mesa entende o que ele faz já e tarde e o GW é seu.

Qual tipo de deck você nunca montaria?

Bleed & stealth, combate de torn + immortal, wall com armas de toreador, e nenhum tzimisce (se e que se escreve assim)

Me diga a característica que mais te atrai no Vtes.

Table-talk. A negociação que e necessária em toda mesa para manter o balance na medida do possivel. O fato de não haver deck perfeito. O fato de decks antigos continuarem funcionando bem anos depois.

Você mudaria alguma coisa no jogo? (cartas lançadas, banidas, regras...)

Acho que no geral o design team vem trabalhando bem. Os imbued foram um erro grave, que custou ao jogo uma carta que era interessante (memories of mortality) e mais o banimento de uma carta recém-lancada (Edge Explosion). Mas ninguém é perfeito. Foi uma tentativa arrojada, e infelizmente não deu certo. Mas no que diz respeito à progressão do jogo em si, eles têm conseguido inovar com qualidade e acrescentar novas possibilidades criativas ao jogo.

Me diga um ponto forte seu como jogador.

Acredito que seja a capacidade de surpreender com decks perigosos e ao mesmo tempo fora do comum. Até porque esse sempre foi o meu objetivo.

E agora um ponto fraco.

O fator emocional. Eu sempre me deixei levar pela emoção durante os jogos e o nervosismo muitas vezes me impediu de ver a coisa certa a ser feita ou até coisas mais simples como um ponto do edge ou algo assim.

Qual deck você acha que simboliza melhor sua jornada no Vtes até hoje?

O Anson minion tap/golconda pré-anarchs (quando ainda não existia a possibilidade de virar anarch). Um deck que não fazia nenhuma ação durante todo o jogo. Foi o deck que eu mais gostei até hoje.

Manda um recado pro pessoal do blog e pros novos jogadores.

O Jyhad exige atributos sociais. Principalmente pelo fato de ser um jogo multi-player. Exatamente por isso não é raro ver jogadores preferirem jogos 1x1 como Warlord e MTG. Isso pode ser positivo, uma vez que você desenvolve várias habilidades que vao ser úteis na sua vida, como por exemplo o poder de observação, afim de tentar prever os movimentos dos oponentes e o poder de persuasão, quando você tenta convencer alguém de alguma coisa na mesa. Mas por outro lado pode ter efeitos negativos, a maioria deles ligados ao stress. Não é raro ver atitudes enervantes dos jogadores durante os jogos, e você vai ter que aprender a lidar com isso e não se consumir com esses episodios.
Basicamente você tem que vencer a si próprio, para vencer nesse jogo. E falhar nesse ponto pode significar até a perda do gosto pelo jogo em si. Bem aproveitado, esse desafio vai trazer grandes beneficios para a sua vida. Mal aproveitado vai ser apenas mais uma fonte de stress, coisa que eu acredito que nos dias de hoje ninguém esteja precisando...
Sábias palavras querido mestre... Valeu Kazan! Espero que vocês tenham gostado. Até mais pessoal!

quarta-feira, 11 de março de 2009

GLOSSÁRIO VTES: Bleed&Stealth

Baseado na última enquete eu vou começar uma série chamada Glossário Vtes, dedicada aos novos jogadores, explicando as estratégias básicas de nosso jogo preferido. A estratégia de Bleed e Stealth é bem simples e indicada para jogadores iniciantes. Você não tem muito que pensar, é bleedar e tentar passar por cima dos minions da sua presa. Não tem que se preocupar com bloqueio nem em conseguir votos. É instinto assassino puro. Curtiu a idéia? Mas não se esqueça que junto com os prós, vêm os contras. O jogador que pilota um B&S deve prestar atenção nas seguintes situações:

- Bounce: Imagina você dando aquele bleedão de 7 lindo, perfeito. Sua presa não teve intercept e o bleed passou fácil apenas com +1 Stealth. Tudo bonito mas... seu bleed foi passando a diante para seu crosstable. Você não só não bleedou sua presa, como tirou pool da presa dela! Realmente um desastre...
- Archon Investigation: Eu acredito que nenhum B&S deva temer esta carta mas sim respeita-la. Se o seu deck é baseado em vampiros baixos/médios como 90% dos B&S, é um risco que você deve correr.
- Decks de Rush: É, pegar um deck de rush como presa geralmente não causa tantos problemas se o seu deck for realmente poderoso e bleedar forte. Mas se pegar como predador... É bom que você tenha um sistema de defesa eficiente ou então evite os combates com cartas como Secure Haven ou Secret Passage. Por outro lado você pode ter um sistema de combate agressivo. Cartas como Coma e Entombemt costumam gerar um certo desânimo nos oposing minions.
- Decks Wall: Esses sim são presas indigestas. Você precisará ter bastante stealth na mão para atravessar essas muralhas. São geralmente decks Tzimisce, Tremere e Toreador (utilizando Auspex), que terão muitas e muitas cartas de intercept.
- Hand Jam ou Mão Travada: É meu amigo, se você pegar uma presa experiente esse poderá ser um grande problema. A sequencia ideal para um deck de B&S é: Ação de bleed + uma ou duas cartas de steath + Modificador aumentando o Bleed. Mas se sua presa não tiver cartas de intercept e escolher simplesmente nem tentar te bloquear, sua mão logo logo ficará repleta de cartas de stealth e isso geralmente não é bom. Em um ou dois turnos você vai começar a dar bleeds de um apenas. Por isso é legal você ter no seu deck cartas como Dreams of the Sphynx, The Barrens, Visit from the Capuchin, etc.
- Table Hate ou Ódio da Mesa: Isso é interessante. A partir do segundo Bleed alto que você da na sua presa, todos os outros jogadores da mesa já começam a te olhar torto e resmungar. Após o quarto todos já estarão conspirando e bolando formas de te parar. É natural que um B&S cause um desconforto grande numa mesa de jogo e você deve estar pronto para isso. De repente você pode ir um pouco mais devagar ou então amarrar acordos de “turnos sem bleed” após seu primeiro VP. Isso costuma funcionar mas só faça isso se achar que realmente os outros possam te prejudicar. E não fique chateado se o pessoal juntar em você tá? Afinal, você está jogando de B&S seu escroto sem graça!!! Hahaha ; )

Para montar seu B&S você tem que pensar na disciplina que te dá o increase de Bleed e na disciplina que vai te dar o Stealth. Para o bleed as mais usadas são Dominate, Dementation e Presence. Para o Stealth temos a óbvia Obfuscate e também a Obtenebration, Necromany, etc. Sabendo disso, vamos ver os clãs preferidos:

Malkavian (Jyhad Edition): Auspex, Dominate, Obfuscate
Malkavian e Malkavian Antitribu : Auspex, Dementation E Obfuscate
Followers of Set: Obfuscate, Presence E Serpentis
Lasombra: Dominate, Obtenebration E Potence
Giovanni: Dominate, Necromancy E Potence

É claro que você não precisa seguir a risca essa regra dos clãs. Por exemplo, no Malk 94’ encontraremos o Laurent de Valois, um bom e legítimo Nosferatu. Falaremos então deste tão temido deck e símbolo de B&S:

Malkavian 94’(Jyhad Edition): Auspex, Dominate, Obfuscate

Bom, o primeiro deck de B&S a fazer sucesso foi o Malk 94’. Na primeira edição do jogo não tinhamos a disciplina Dementation e o clã Malkavian era composto de Auspex, Dominate e Obfuscate. Conversando com jogadores jurássicos eu fiquei sabendo que o deck realmente fazia estrago e todos queriam ter um. Mas isso não ficou pra trás não. O Malk 94’ faz sucesso até hoje, ainda mais com cartas como No Trace sendo lançadas. O deck é composto de vampiros baixos e médios (capacidade máxima: 7). Este deck serve de parâmetro para todos os B&S que vieram posteriormente. Como ponto fraco principal, o Malk 94’ terá a mesa toda contra ele. Todos os B&S são odiados mas o Malk 94’ é ainda mais, pois ele existe desde o início. Assim que você levantar o Ozmo ou a Didi Mayers você vai entender oque eu estou falando...

Deck Name: Malk 09'
Created By: Joo Maselli Gouvêa
Crypt: (12 cards, Min: 12, Max: 26, Avg: 4,83)
----------------------------------------------
1 Count Ormonde dom pre ser OBF 5 Followers of Set
2 Didi Meyers aus cel obf DOM 5 Malkavian
1 Dimple obf 2 Nosferatu
1 Gilbert Duane AUS DOM OBF 7 Malkavian
1 Laurent de Valois ani dom obf 4 Nosferatu
1 Mariel aus tha DOM OBF 7 Malkavian
1 Normal obf 2 Malkavian
1 Ozmo dom obf AUS 6 Malkavian
1 Reverend Blackwood obf DOM THA 6 Tremere Antitribu
1 Roland Bishop aus dom obf 4 Malkavian
1 Zebulon aus dom pro OBF 5 Malkavian

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
1 Antediluvian Awakening
1 Asylum Hunting Ground
1 Barrens, The
4 Dominate
1 Dreams of the Sphinx
1 Jake Washington (Hunter)
2 Obfuscate
2 Secure Haven
2 Vessel
1 Visit from the Capuchin

Action (12 cards)
8 Govern the Unaligned
4 Scouting Mission

Action Modifier (40 cards)
2 Bonding
3 Cloak the Gathering
4 Command of the Beast
6 Conditioning
2 Domain of Evernight
3 Elder Impersonation
3 Faceless Night
4 Foreshadowing Destruction
1 Forgotten Labyrinth
3 Lost in Crowds
3 Spying Mission
4 Threats
2 Veil the Legions

Reaction (9 cards)
4 Deflection
3 On the Qui Vive
2 Redirection

Combat (6 cards)
3 Gemini`s Mirror
3 No Trace

Ally (4 cards)
1 Carlton Van Wyk (Hunter)
1 Muddled Vampire Hunter
2 Procurer

Combo (3 cards)
3 Swallowed by the Night

De acordo com seu metagame você vai perceber que de repente precisa de menos stealth, mais cartas de combate, etc. Mas a idéia geral é essa. O deck gasta blood e os vampiros não são altos, por isso os Procuer e o Jack Washington. Os outros aliados servem para prevenir contra rush e coisas do tipo.
Bom, é isso. Monte este deck e comece bem no Vtes. É um deck meio chato e sem graça, mas válido para os iniciantes ganharem suas primieras mesas e se empolgarem. Mas lembrem-se neófitos, o Jyhad não é feito apenas de decks assim. O verdadeiro top player deve explorar ao máximo as possibilidades do jogo e assim inovar cada vez mais em seus decks e estratégias. Valeu!!!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Report: Vendetta Carioca

Neste domingo passado (08/03) eu organizei um torneio aqui em casa. Tivemos a presença dos ilustres principes: Itamar do Rio de Janeiro e Sydnelson de São João de Meriti. Com 12 competidores tudo transcorreu na mais perfeita ordem. O deck que eu escolhi foi o meu Osebo Rush & Block: Massassi e a banda do Zé Pretinho. Vamos ver como foram as mesas:

Mesa 1

Eu >
Thaís Alves, Ravnos B&S >
Reginaldo Oliveira, Malk 94’ >
Douglas Linhares, Anneke Block

Campeonato começando. Minha presa era a Thais, jogadora iniciante em seu primeiro torneio em pleno Dia Internacional das Mulheres. E ela me vendeu caro o VP. Eu influenciava com 3 no primeiro round e levantei a Kamaria. Thais com 4 transfers trouxe 2 weenies ravnos. Meu predador era um deck forte, porém meu cross era uma grande ameça né? Ainda mais quando botou uma Pentex Sub no primeiro toreador que subiu. Posteriormente eu levantei a Massassi e tive pouca pressão do Douglas, que estava enrolado com os malks. Fui tentando controlar a Thais que mesmo assim conseguia tirar bastante pool do Reginaldo. Douglas levantou a Anneke e sua primeira ação foi tirar a pentex... pena que no meu turno veio uma segunda pentex, desta vez na própria Justicar. Mandei alguns Ravnos pra torpor, mas o Reginaldo ficou com pouco pool, só levantou dois malks e mesmo assim conseguiu matar o Douglas. Logo depois, com a ajuda de uma Fama e da Dragonbound (carta abençoada... deve ter sido idealizada pelo próprio Zé Pelintra) eu consegui matar a Thais. Depois foi fácil fechar a mesa, visto que os malks do reginaldo estavam totalmente secos.

Eu 3 vps 1 GW / Reginaldo 1 vp

Mesa 2

Eu >
Diogo Bacelo, Ventrue G 3 e 4 >
André Vinicius, Anarch combat com CEL, POT e FOR >
Tomaz de Luna, Malk vote.

Bom, já com 1 GW eu fui pra segunda mesa um pouco mais tranquilo. Minha presa, o Diogo, Tinha conseguido o GW na primeira mesa também. Meu predador demorou pra levantar um vampiro... logo vi que vinha um Inner Circle. E veio, o nosso mais novo e temido amigo Lutz Von Hohenzollern. Enquanto isso na minha frente os ventrues começavam nas votações. Não comecei bloqueando logo de cara pra deixar o jogo se aprumar. Meu cross era um deck bem interessante, parecido com um deck de anarch combat que eu postei aqui no blog. Só que este usava Haven Hunting inves de Immortal Grapple e Psyques. Para a minha sorte o Tomaz estava meio enrolado e não fez muita pressão. Após alguns turnos deixando o ventrue soltinho a Massassi cansou da brincadeira e começou seus trabalhos. Com alguns rushes e blocks eu consegui neutralizar o Diogo com dificuldade. Enquanto isso o André ia amassiando os malks e meu predador não demorou muito para sucumbir. No mano a mano os Laibons se deram melhor contra os Anarchs. Segundo GW e a banda do Zé Pretinho se garantia na final.

Eu 3 vps 1 GW / André 1 vp

Mesa 3

Eu >
Douglas Linhares, Anneke Deck >
Thiago Souza, Ravnos >
André Vinicius, Anarch Combat.

Já garantido na final eu sentei na mesa pra curtir. Só que não curti muito... o André veio bem forte pra cima de mim e não deu chances. Realmente morri rápido. Só que a mesa não foi rápida não, acabou por tempo. Após minha saida do jogo o Douglas matou o Thiago e ficou de rame-rame com o André até a última badalada.

André 1,5 vp / Douglas 1,5 vp



Mesa Final

(1º) Eu >
(3º) Silvio Lima, Pander Vote >
(4º) Thais Alves, Ravnos B&S >
(5º) Diogo Bacelo, Ventrue G 4 e 5 >
(2º) Douglas Linhares, Anneke Deck.

Fiquei muito feliz pela Thais ter ido pra final. Em seu primeiro torneio ela conseguiu esta façanha e tomara que isto a empolgue ainda mais dentro do Jyhad. Como fui em primeiro para a mesa final, fui o último a colocar o deck na mesa. Escolhi minha posição por dois motivos. Primeiro porque já conheço bem o deck da Anneke do Douglas Linhares, tinha jogado contra ele duas vezes no torneio. E o predador dele era um ventrue com Kiss of Rá... deduzi que ele se enrolaria um pouco. Em segundo lugar, o deck do Silvio Lima é um deck fortíssimo e que teria um ventrue também de voto como crosstable. Se não fosse parado logo de cara, cresceria muito e dificultaria minha vida no mid e late game. Sem contar que é um deck de que ninguém tem pena, todo mundo sabe que é perigoso e atrai o table hate. Todos em seus lugares e o jogo começou bom pra mim. Abri de cara com uma Dragonbound na mão e 2 vampiros baixos na cripta. Com a Anneke podendo bloquear meus rushes e bleeds eu decidi que apenas interceptaria as votações dos Pander e deixaria a Dragonbound fazer o serviço pra mim como na primeira mesa. Silvio levantou dois panders de início e eu levantei a Kamaria. A danadinha fez bem o seu trabalho. Em seguida veio o Uzoma e também correspondeu bem. Do outro lado da mesa os Ravnos, praticamente sem pressão, ia pra cima dos ventrue comandados pelo Gabrin. Minha estratégia foi seguida a risca. Nos primeiros 6 ou 7 turnos só fiz uma ação de Leather Jacket. Fui bloqueando e baixando os panders e minando o pool do Silvio, agora também com a Path of Lilith. Mas toda “não-ação” tem uma reação. Sem predador a Thais passou o carro no Diogo, que antes de morrer botou a Anneke e a Zoe, os dois únicos vampiros do Douglas, pra “beijarem o passarinho”. Sílvio morreu e a Thais não demorou para fazer seu segundo vp em cima da Anneke e se encher de pool. Sobramos na mesa só eu e ela. Eu estava com 4 vamps: Kamaria, Uzoma, Massassi e Khalu, todos com Vessel ou Blood Doll. Tinha também a Dragonbound e a Path of Lilith, uma WMRH Talk Radio, The Rack, Hunting Ground.... ou seja, Setup todo montado. Consegui segurar as ações dos Ciganos e vencer a mesa.

Eu 3 vps GW / Thais 2 vps.

Na mesa paralela à final, do quinto ao nono, o André venceu com o interessante Anarch Combat. Parabéns para ele também, outro estreante em torneios!

Bom pessoal, é isso aí! Fiquei feliz pelo título mas principalmente pelos dois jogadores estreantes em torneios terem comparecido e se dado tão bem. O Jyhad precisa de caras novas, principalmente no Rio de Janeiro. Pena que um pessoal que costuma a comparecer não veio, teríamos um campeonato ainda maior e melhor. Valeu!!

domingo, 8 de março de 2009

Enquete 2: Resultado

Fala aí pessoal! Nossa enquete número dois terminou. O deck mais votado, com 7 votos, foi o Bleed & Stealth. Acho que não foi surpresa pra ninguém. Em segundo lugar com 5 votos cada vieram o Rush e o Toolbox. É isso ai galera! Obrigado pela participação!

STORYLINE 2009: RISE OF THE IMPERATOR

Confirmado o Storyline deste ano pessoal. Rise of the Imperator é o nome. A história resumida é de que a Camarilla procura um líder para reavivar as tradições. A fórmula do torneio será Limited como sempre, sendo obrigatório que a cripta tenha pelo menos 75% de vampiros do mesmo clã. Só que desta vez só poderão ser clãs da Camarilla. E lembrem que os Gangrel estão fora. O esquema será parecido com o último storyline, do Reverendo. Haverá um deck comunitário no centro da mesa para uso de todos os jogadores. Essa carta aí do lado será dada para todos os jogadores, sendo válida apenas no torneio. As regras traduzidas vocês encontram aqui, no site do nosso amigo William: http://kamuinooni.spaces.live.com/default.aspx
Achei bem legal, mas o meu medo é de que nem todo mundo tenha um deck predominantemente de um clã da camarilla pra jogar... sei lá. Eu tenho! E você?

terça-feira, 3 de março de 2009

NOVA EXPANSÃO: Kindred of the Ebony Kingdom

Retirado do Blog Domain Lisboa:

"Já saiu mais informação relacionada com a nova expansão, preve-se que esteja disponivel no final do mês de Junho e vai ser uma mini-expansão de 60 cartas, com 20 novos vampiros (5 para cada um dos 4 clans de Laibon, Akunanse, Guruhi, Ishtarri e Osebo).O resto da expansão deverá ser composta por 20 novas raras e 20 novas comuns, em que grosso delas deverá ser relacionado com o ambiente Laibon."
Legal hein! Vai bombar os decks Laibon. Acredito que todos os vamps sejam grupo 5. Tá manero!!! Valeu galera de Lisboa!

segunda-feira, 2 de março de 2009

CONHECENDO O METAGAME

Querem saber como eu venci meu primeiro torneio? Não importa a resposta, vou contar do mesmo jeito. Eu era um jogador que estava começando a entender melhor as coisas. Não era nem neófito nem veterano e nunca tinha vencido nenhum torneio. Já tinha chegado a finais mais o título que é bom, nada! Durante o torneio anterior o número de decks de bleed e stealth tinha sido enorme e todos estavam comentando: “torneio que vem eu venho de rush” ou então “próximo torneio vou trazer meu wall e quero ver me bleedarem...”. Fui para casa pensando nisso. Na véspera do torneio seguinte eu estava em casa tentando escolher um deck pra jogar, não tinha muito é verdade, mas ainda assim estava em dúvida. Foi quando eu pensei e lembrei daquele papo todo do pessoal ir com deck de combate e resolvi arriscar. Escolhi o meu deck que nos amistosos, se dava melhor nos combates corpo-a-corpo. Esse deck era um Long Range Lock de animalismo. O mecanismo era fácil: Terror Frenzy no básico + Carrion Crows + Aid from bats. Tinha ainda alguma coisa de protean. Eram cerca de 12 de cada das três cartas supracitadas. O deck pra mim na época era Tier 2 mas dane-se. Resultado. Num campeonato de mais ou menos 18 pessoas, apenas 2 eram de bleed. Tinham 4 Toreadores de armas que choraram muito em cada Terror Frenzy jogada. Na final inclusive tinham dois destes. Fiquei muito feliz, não só pelo título mas também porque percebi que eu tinha analisado bem o metagame. Falando nisso, você sabe oque é METAGAME?
Metagame seria o conjunto de decks ou de estilos de deck que são mais usados no seu grupo de jogo. É uma análise simples que você pode fazer e ainda assim, uma variante importantíssima dentro do Jyhad. Foi basicamente oque eu fiz no parágrafo acima. Mas como se comportar com relação ao seu metagame? Não é necessário ter 10 decks diferentes para se adequar aos outros jogadores. De repente você sabe que o metagame está cheio de B&S mas ainda assim está afim de jogar com seu setita de voto que não tem bounce (passar bleed). Hora, simples, adeqüe seu decklist! Isso mesmo caro amigo, não existe decklist perfeito. Além de cartas novas que podem se encaixar melhor do que as já usadas, seu deck deve ser mutante e evoluir quando necessário. Analisando o caso do Setita de voto contra os bleeds, você poderia trocar algumas Reckless Agitation por Consanguineos Boon ou outras cartas que te tragam pool como Minion Tap, Grooming the Protege, Enchanted Kindred ou até mesmo uma Protected Resources.
Bem, para usar o metagame a seu favor, você pode analisar os últimos campeonatos. Faz uma planilha no Excel hehe... com o nome dos jogadores e os decks que eles usaram nos ultimos 3 ou 5 campeonatos. Lembre que no geral e com relação à defesa que será construida, o estilo do deck em si é oque importa. Tanto faz se é um rush de Brujah ou de Osebo. Se é um B&S de Malkavian ou de Lasombra, oque interessa é oque ele faz e como ele pretende te tirar da mesa.
Vamos nos basear denovo na ideia do Setita para mostrar um deck se transformando para dois metagames.

Deck Name: Setita Vote - Anti B&S
Created By: Joo Maselli Gouvêa
Crypt: (12 cards, Min: 22, Max: 36, Avg: 7,5)
---------------------------------------------
1 Renenet ser OBF PRE 5 Followers of Set
1 Ankh-sen-Sutekh obf PRE SER 6 Followers of Set
1 Ogwon for OBF PRE SER 7 Followers of Set
1 Cagliostro nec pot OBF PRE SER8 Followers of Set
3 Neferu dom nec OBF PRE SER THA9 Followers of Set
3 Arnulf Jormungandrsson aus cel OBF PRE SER8 Followers of Set
1 Shemti vic OBF POT PRE SER9 Followers of Set
1 Sisocharis cel obf pre 4 Followers of Set

Library: (90 cards)
-------------------
Master (15 cards)
1 Protected Resources
6 Minion Tap
2 Ferraille
1 The Barrens
1 Dreams of the Sphinx
1 Khobar Towers, Al-Khubar
1 Opium Den
1 Crocodile Temple, The
1 Archon Investigation

Action (8 cards)
4 Enchant Kindred
3 Temptation
1 Form of Corruption

Action Modifier (40 cards)
6 Awe
7 Bewitching Oration
9 Voter Captivation
4 Forgotten Labyrinth
2 Lost in Crowds
2 Faceless Night
2 Cloak the Gathering
2 Spying Mission
2 Veil the Legions
4 Truth of a Thousand Lies

Political Action (15 cards)
5 Consanguineous Boon
4 Reckless Agitation
4 Kine Resources Contested
2 Free States Rant

Reaction (4 cards)
4 Eluding the Arms of Morpheus

Combat (5 cards)
5 Majesty

Combo (2 cards)
2 Swallowed by the Night

Ally (1 card)
1 Carlton Van Wyk (Hunter)

Podemos ver nesse decklist poucas cartas de combate. O Calrton Van Wyk tem +1 intercept somado com a Crocodile Temple podem ajudar, principalmente contra decks de bleed com muito custo em blood, como o lasombra. Temos os Enchant Kindred pra fazer um tiquinho de bloat. A fábrica de pool mesmo são os 6 Minion Tap. Interessante também é uma peça da Cripta. O especial do Arnulf Jormungandrsson é show. Uma vez que ele tenha tentado bloquear uma ação, o acting minion não pode jogar modifiers de Dementation, Dominate, Presence nem Quimerismo.Show né? Conditioning é o caral... Bom, veremos agora como o deck se vira contra os Rushes, como ele evolui...

Deck Name: Setita Vote - Anti Rush
Created By: Joo Maselli Gouvêa
Crypt: (12 cards, Min: 18, Max: 36, Avg: 6,91)
----------------------------------------------
1 Renenet ser OBF PRE 5 Followers of Set
1 Ankh-sen-Sutekh obf PRE SER 6 Followers of Set
1 Ogwon for OBF PRE SER 7 Followers of Set
1 Cagliostro nec pot OBF PRE SER8 Followers of Set
3 Neferu dom nec OBF PRE SER THA9 Followers of Set
1 Arnulf Jormungandrsson aus cel OBF PRE SER8 Followers of Set
1 Shemti vic OBF POT PRE SER9 Followers of Set
1 Sisocharis cel obf pre 4 Followers of Set
1 Marla Kenyon ser PRE 4 Followers of Set
1 Zhenga obf pre SER 5 Followers of Set

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
3 Minion Tap
2 Ferraille
1 Dreams of the Sphinx
1 Opium Den
4 Vessel
1 Secure Haven
1 Temple Hunting Ground
2 Secret Passage
1 Wash

Action (4 cards)
3 Temptation
1 Form of Corruption

Action Modifier (35 cards)
6 Awe
7 Bewitching Oration
8 Voter Captivation
4 Forgotten Labyrinth
2 Lost in Crowds
2 Cloak the Gathering
2 Spying Mission
4 Truth of a Thousand Lies

Political Action (15 cards)
3 Consanguineous Boon
5 Reckless Agitation
4 Kine Resources Contested
3 Free States Rant

Reaction (2 cards)
2 On the Qui Vive

Combat (12 cards)
6 Majesty
2 Unholy Penance
2 Staredown
2 Disengage

Combo (6 cards)
3 Swallowed by the Night
3 Form of the Serpent

Mudou bem. Nas masters sairam 3 Minion Tap e entraram 4 Vessel. Entraram Secure Haven e Secret Passage. Entrou o Hunting Ground também pra dar uma ajuda nos espancados. Redusi também o número de Consanguineous Boon. Aumentaram as cartas de combate, inclusive entraram 2 Disengage. Na cripta sairam dois Arnulf e entraram 2 vampiros mais baixos. Achei que o deck ficou bem protegido, inclusive contra Immortal Grapple, já que temos 6 manuevers nas combo cards.
Bom e aí? Entendeu oque é metagame, como ele pode te afetar e como você pode tirar proveito dele? Um bom exercício é fazer exatamente oque eu fiz aqui com os seus decks. Pensar em saídas e mudanças que poderiam ser feitas para molda-lo ao ambiente do seu grupo de jogo. Beleza? Até a próxima galera!! Descartando e seguiu!!!

domingo, 1 de março de 2009

Enquete 2

Opa pessoal! Segunda enquete na área. Na minha opnião o Jyhad está carente de novos jogadores (principalmente no Rio). E eu pretendo neste blog fazer posts para novatos, explicando coisas básicas do jogo. E essa enquete irá dar um ponta-pé inicial nessa conversa. Qual foi o seu primeiro deck? O meu foi um brujah basicamente de combate. Quero ver a resposta de vocês! valeu!!