segunda-feira, 25 de maio de 2009

SEM PRECONCEITOS!!!

Olá pessoal. Quando eu comecei a jogar, a edição mais recente era a KMW. Inclusive, o primeiro deck que eu comprei foi um Anathema. Eu chamo de deck porque vinha numa caixinha de papelão e estava escrito DECK nela. Procurem depois a listagem das cartas e vocês verão que de deck mesmo não tem nada hehehe. Bom, rememorando aqueles tempos maravilhosos de inocência, onde cada vp era orgásmico, eu me lembro que o sonho de consumo daquela época era montar um deck do tal ENKIDU. Quando você dá uma olhada no bicho, realmente te enche os olhos, por diversos motivos. Primeiramente a imagem. Realmente monstruosa e horripilante. Depois o número de disciplinas e a capacidade 11. Daí quando você lê que ele pode entrar em combate e que tem TRÊS de mão... você pira. Até esquece que ele é Red List e do especial com retainers.

Nesse espaço de tempo, já vi e montei no papel algumas listagens de decks multi-rush baseadas no nosso amigo Enkidu (vulgo Samantha). Inclusive, no meu playgroup, tem um jogador ilustre chamado Miguel D'avila, que tem um deck destes e que já teve milhares de variações. Por isso eu acredito que tenho certa propriedade para o assunto. Inclusive este post é dedicado a este tão amado player.

Bom, falando novamente sobre mim, eu estou aqui sempre divulgando e pregando que todos nós devemos conhecer cada meandro deste jogo para com isso termos uma noção exata de cada mesa que jogamos. Mas uma parte do Vtes realmente sempre me repeliu e nunca me despertou muito interesse: os IMBUED.

Acredito não ser o único que pensa que o lançamento deste tipo de cripta foi um engano por parte da white-wolf. Vemos que isto é verdadeiro quando lembramos do banimento de duas cartas envolvidas no monstruoso deck gerado da edição NIGHT OF THE RECKONING. Após esta medida drástica que irritou muitos jogadores e afetou decks de aliados como Shambling Hordes e War Ghoul, os decks imbued perderam muita força. Mas pera aí? Oque que tem o Enkidu a ver com as calças?

Logo quando lançaram o Night of the Reckoning, apareceram decklists colossais com milhões de eventos e uma cripta composta apenas por imbueds. Mas, em um forfun com Eduardo Kazan, vi ele jogando com um deck onde havia apenas um imbued em um papel coadjuvante. Achei muito interessante a idéia de mesclar vamps e aliados na cripta mas esse interesse foi se perdendo, na mesma proporção em que meu ódio pelos imbued foi aumentando. Mas vamos deixar os ressentimentos de lado! Montando pela décima vez uma decklist de multi-rush do Enkidu me surgiu a idéia de juntar a ele alguns mortais danados. A idéia do deck é fazer com oque o Enkidu passe o rodo na sua presa para depois os imbued irem bleedando de 2 com Strike with Conviction. Confesso que a mistura não foi muito ousada, eu admito! Mas já é um começo né. Segue a decklist:

Deck Name: ENKUIDU
Created By: JOO

Crypt: (12 cards, Min: 11, Max: 44, Avg: 5,91)
----------------------------------------------
4 Enkidu for ANI CEL OBF POT PRO11 Gangrel Antitribu
1 Liz 'Ticket312' Thornton INN RED 2 Innocent
1 Inez 'Nurse216' Villagrande INN 3 Innocent
1 Beatrice 'Oracle171' Tremblay VEN INN 3 Innocent
1 Francois 'Warder' Loehr DEF JUD 3 Judge
1 Maman Boumba INN MAR 4 Martyr
1 Jennifer 'Flame61' Vidisania VEN VIN 4 Avenger
1 Pedro Cortez VEN MAR 4 Avenger
1 John 'Cop90' O'Malley JUD VEN 4 Avenger

Library: (90 cards)
-------------------
Master (16 cards)
2 Fame
4 Haven Uncovered
2 Minion Tap
2 Vessel
1 Rack, The
1 Tension in the Ranks
1 Pentex Subversion
2 Wash
1 Secure Haven

Action (9 cards)
6 Sense Death
3 Bum`s Rush

Action Modifier (8 cards)
8 Forced March

Reaction (10 cards)
4 On the Qui Vive
4 Sense the Savage Way
2 Delaying Tactics

Combat (38 cards)
8 Psyche!
6 Blur
3 Pursuit
3 Drawing Out the Beast
7 Taste of Vitae
4 Flesh of Marble
4 Armor of Vitality
3 Claws of the Dead

Ally (1 cards)
1 Gregory Winter

Retainer (1 cards)
1 Mr. Winthrop

Equipment (2 cards)
1 Ivory Bow
1 Sport Bike

Event (1 cards)
1 Unmasking, The

Conviction (4 cards)
4 Strike with Conviction

E aí, gostou? E você? Tem algum deck que misture Imbueds e Vampiros ou conhece algum? Conta pra gente e se possivel posta a decklist aqui nos comments. Valeu galera!!

18 comentários:

  1. Não rola Joo, Imbued simplesmente são um saco.

    (Samantha ? não entendi..)

    ResponderExcluir
  2. Samantha é o alter-ego do Enkidu (sabe aquela menininha na ilustração da Claws of the dead ?!, poisé...).
    Um deck de Enkidu é o terror dos decks de bleed stealth, wall de arma e/ou votação (especialmente aqueles que não previnem...) pq como o Joo disse, 3 de mão e todas aquelas disciplinas, realmente fazem dele um excelente deck de porrada. Quando bem montado, é claro.
    Quanto aos Imbued, já joguei contra eles e realmente eles são um pé no saco, porém quando eles são combinados com um tal Henry Taylor....é melhor nem falar a respeito desse deck e sua deck list. Ou melhor, qualquer dúvida o famoso Red List pode esclarecer, certo Joo ?!!
    Hehe, q nojo cara....

    ResponderExcluir
  3. Ou seja, o Enkidu é uma bichona louca que se traveste de menininha...

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu tenho um com Imbueds e a Tanginé (Samedi) fazendo Putrescent Servitude neles (ensinando Potence). Daí é só encher de Thrown Sewer Lid e backstep :)

    A Tanginé fica só caçando e Tomando Minion Tap para abasterecr o pool. Já ganhei algumas mesas com o deck, sem falar na diversão. Não é nenhum Tier 1, mas se vira bem e quase não usa eventos, de maneira a não atrair o "table hate"...

    Dragos

    ResponderExcluir
  5. Um dos decks que dominou a cena em Portugal no ano passado foi Imbued a fazerem bleed com Strike W/ Conviction e o Marcus Vitel a proteger os mortais com 2nd Tradition + Obedience e a dar Stealth com Cloacks e Veil the Legion.
    Declections, Pentex, Heart of Nitchecus, etc...

    Era um deck odioso. :)

    Tiago Brum

    ResponderExcluir
  6. Interessante hein Tiago, não sabia que esse deck tinha feito sucesso ai. Muito interessante mesmo conhecer o metagame de além mar hehehe

    Obrigado a todos pelos coments!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O que tem a entender do meu famoso deck Twister?
    Acho que acaba sendo complexo demais para se entender no metagame atual, sendo que é um novo conceito de jogar Vtes...digo isso tanto na elaboração do deck quando na forma como é conduzido..(apesar do mesmo ter sido inicialmente elaborado pelo famoso Ben Peal coodenador dos USA.) criei diversas variações desse deck e a com imbued se mostrou mais estavel... o pior q já ouvi comentários como: - se eu pegar uma bolo aleatório de cartas da minha coleção sairia um deck melhor que esse..hehehe certo João? acredito se não fosse pelo lackey até hj vcs não teria captado o conceito do deck e como ele pode ser inconveniente em uma mesa de torneio..todo caso, se alguem quiser uma explicação detalhada, não só dos conceitos quase q abstratos dos meus decks, mas tb de novos conceitos in game de como condizir a mesa, o aspecto psicologico, meus 2 banimentos de listas etc... ainda espero o convite do João para ser entrevistado no blog e esclarecer coisas q poderão ser valiosas para a meninada q busca ter um compreensão mais clara desse jogo.

    ResponderExcluir
  9. Blza Caetano, mas meu intuito é entrevistar pessoas que já tenham ganho algum título importante ou então que sejam de relevância pro vtes Nacional ou Internacional. valeu!

    ResponderExcluir
  10. Mas o João o Caetano tá sendo de grande relevancia pro VtES nacional. Vc não tá vendo a quantidade de problemas e tumultos que ele arruma? Ele daqui a pouco entra pro Guinnes sendo o jogador que conseguiu ser banido mais vezes nas listas de VtES de todos os tempos...
    rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  11. realmente syd, ta rivalizando com o dávila dos "bons" tempos rsrs...

    ResponderExcluir
  12. é Realmente, com um bicho desse fica fácil ser o terror de qualquer deck que não seja de Rush.
    o foda é que o bicho custa 11, mas tá valendo.
    eu tenho o Lutz e só uso 3 das disciplinas dele (até pareçe que ele é fã de festa junina e tem vários balões....)

    ResponderExcluir
  13. Respondendo o João.. conta ser campeão do SAC qualifier 2007 sendo meu primeiro torneio de vtes? conta ter os decks mais criativos do cenario brasileiro? conta ser o player mais polemico.. diria mais, o mais famoso literalmente. não exite ninguem , desde um caitiff a um antediluviano no brasil ( e muitos no exterior.. ate nomes como ben peal entre outros..) não não conheçam o velho red list. isso sem contar q muitos (a maioria gringos) vem me pedir review para seus decks. enfim. modestia toda a parte claro hehe. Agora por sua arrogancia claro q nao me interessa mais postar nada, sinceramente iria fazer um dossie do taylor twister..mas vou deixar para fazer isso em minha propria lista de vtes pois acredito q aqui poucos teria boa compreensão desse deck.. isso sem contar criaçoes minhas como o deck anarch de khazar diary, tanto q um conhecido gringo venceu um torneio com esse deck , (esta ate no the lasombra.)q eu o aconselhei. tem o de spell of life, uma outra de uma variaçao inedita do amaravatti com as the becoming. e muitas outras.. por isso laço o convite se quiser aprender algo realmente de vtes, abrir a mente e abandonar conceitos ultrapassados, entre na minha lista. espero vc lá.

    ResponderExcluir
  14. Caetano,

    primeiramente, não considero SAC qualifier um torneio importante, pelo menos não se comparado com o Carioca, o Juizdeforano, brasileiro, europeu, etc.

    Segundo, É uma pena que não vai mais comentar aqui, aliás, precisou mesmo você criar uma lista sua né... porque você não consegue permanecer em nenhum "grupo" de internet, infelizmente.

    terceiro, deck "criativo" não é sinonimo de deck bom. um deck pode ser criativo, inusitado e ainda assim uma BOSTA.

    quarto, player mais famoso? o palhaço Carequinha também era famoso, com todo respeito ao saudoso bufão...

    quinto, os GRINGOS vem te pedir review? tá explicado...

    sexto, arrogancia minha? você é uma das pessoas mais arrogantes que eu conheço. come sardinha e arrota caviar com seus decks precários e hilários.

    Bom, por último, no sulamericano de 2008 joguei uma mesa contigo e pude ver o total despreparo de sua parte com relação a tabletalk e estratégia de mesa. um menininho acuado e realmente sem condição nenhuma de, tão cedo, virar um jogador de renome, como você mesmo arrota.

    ps.: se quiser mandar a decklist do deck do henry taylor para eu iniciar um quadro de comédia... será um prazer!!

    ResponderExcluir
  15. hehehe perfeito, não podia esperar argumentos tão sem base vindos de vc. imagino que seja triste viver de uma forma frustrada, vencendo torneios fake, soh para subir pontuação na WW. inflando seus leilões com usuarios fake.etc. o resto nem comento que nem vale a pena... mas é importante resaltar minha boa vontade de ajuda-lo. de mostrar aspectos mais tenicos do jogo, para vc poder comtribuir q sej um pouco nesse seu blog mau escrito..enfim, respondendo:
    primeiramente, se vc não considera SAC qualifier um torneio importande a conversa já deveria encerrar por aqui, pois é a prova de sua falta de experiencia e conhecimento..
    Se eu não consegui permanecer em um grupo, tanto no internet quando no pessoal, com certeza pq as pessoas ficam incomodadas com a verdade muitas vezes e ao inves de bons argumentos, partem para medidas como banimento q comprovam apenas sua estupidez q e eu estava correto. ou seja não eh quedtão pessoal minha de se adaptar. e sim a lista que não se adapta a pessoas q querem evoluir esse conceito de lista, logo que decidi por criar uma propria , falando de assunto naum muito abordados nas demais listas, como deck hilarios citados por vc. q 90% das pessoas admira, e digo como jogador, q o deck quase perfeito no jogo inteiro..pois o defesa eh constante e estavel e vc consegui ao mesmo tempo ir para derrubar sua presa. e o mlehor tudo isso com 40 cartas..simplesmente genial. tanto q ganhei 2 contest de deck design ( com henry taylor e com anarch khazar) por isso muitos gringos vem me pedir para analisar alguns deck nesse estilo q desenvolvi q por pura ignorancia naum citou.. o estilo Twister ( nome homenagiando o saudoso time twister do magic..carta banida q fudeo com o cenario na epoca..) desenvolbido inicioamente pelo Ben peal e apromirado por mim. Sim, devo confessar q sou arrogante sim, eu gosto de ser assum (somente nos jogos em geral) mas sei bem a hora q baixar a cabeça e mostrar respeito para quem conquista como bom jogador e entendedor das regras do jogo. pode não parecer mas existe pessoas q converso diariamente sobre vtes q devo total respeito, pois sua compreensão do jogo e experiecia são superiores a minha. logo soh tenho a aprender com tais individuos, sobre ser famoso ou não sempre foi algo q nunca fiz questao.. mesmo da forma citada comparando-me com o saudoso bufão. mas as coisas acontecem tanto para bem quando para o mau. acabei me tornando um paradoxo, tenho pessoas camaradas mesmo, q des do primeiro dia da lista nova jah temos 10 pessoas. e temos aquele q nunca foram com a minha cara digamos e acho q nunca iriam.. sou como meu deck ..ou vc ama ou odeia. hehe isso acabou por me tornar o jogador mais polemico (ainda não o melhor, pois tenho respeito por alguns jogadores brasileiros ainda..) mas acredito q em um curto prazo consiga atingir o inner circle de jogadores q conquistaram alguns titulos, pois de certa forma me considero um guerreiro nesse jogo, um persistente q mesmo em ultimo lugar no SAC, vejo q é possivel se levantar, sacudir a poeira e descer o bleed. mesmo q nunca ganhe um champs. (mesmo pq quase todas as mesas se voltam contra mim) eu tenho orgulho do meu novel de compreeçõ desse jogo e que torna meu objetivo ainda mais interessante, como vencer contra todos? "my kin aganist the World" literalmente. mas q de certa forma me deixa consolado é q tb vc Joo não tem titulo q vala a pena mencionar..ou seja é um guerreiro tb, por isso de certa forma torço por vc tb.
    sobre o PS. O que adiantaria em postar o deck se acredito q ate hj ainda vc não entendeu como ele funciona? hehehe me diz vc como funcionar, q se eu concordar eu posto o deck.. crie um artigo sobre ele. quero ver. ahh olha soh, sem querer já dei uma entrevista para o gordo...hehe não esqueca de encerrar com " beijo do gordo!" UHUHuhahuauhhuahuuha.

    ResponderExcluir
  16. hehehehe. na paz meu velho... foda q a gente manda um ao outro se fuder e no dia seguinte estamos trocando cartas..(ou pior, eu comprando cartas...)hahah pqp realmente a piada é forte. :P.

    ResponderExcluir